Concurso para Prático: Processo Seletivo Atrai Concurseiros

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Entre as opções de carreira valorizadas pelos profissionais, os concursos públicos sempre estiveram em alta. Afinal, a possibilidade de alcançar estabilidade, vencimentos atrativos e proteger-se das variações do mercado de trabalho no setor privado são diferenciais na hora de escolher uma profissão. A carreira de Prático de Navios vem ganhando popularidade e sendo cada vez mais procurada pelos “concurseiros”, apesar de o ingresso na Praticagem não ser, exatamente, via concurso público. O caderno Boa Chance, do jornal O Globo, destacou, na edição de 5 de março de 2017, o aumento do interesse pela Praticagem, citada como a mais bem remunerada e atrativa carreira entre todas as profissões ligadas ao mar.

Os Práticos de Navios de todo o Brasil são selecionados pelo “Processo Seletivo à Categoria de Praticante de Prático” realizado periodicamente pela Marinha, que, de acordo com a demanda e o planejamento para todas as 22 Zonas de Praticagem (ZPs), mantém um número adequado de profissionais em atividade. A diferença entre um processo seletivo e um concurso público está na finalidade da seleção. Um concurso propriamente dito destina-se a preencher quadros na estrutura da administração direta, de órgãos do Legislativo, do Judiciário ou de autarquias e empresas públicas. Diferentemente desse sistema, o processo seletivo visa a, deforma democrática, oferecer acesso a carreiras que são reguladas e controladas por órgãos públicos, mas nas quais os aprovados exercem não um “cargo público”, como servidores, mas uma atividade eminentemente privada. Assim sendo, os Práticos recebem seus vencimentos da iniciativa privada, geralmente como associados a empresas que prestam os serviços de praticagem – o que é bem diferente do funcionalismo público.
.

Concurso para prático inicia corrida aos cursos preparatórios

Para quem quer disputar uma vaga, no entanto, a diferença entre concurso e processo seletivo pouco importa. Nos dois casos, é importante preparar-se, ter uma boa estratégia de estudos e validar os conhecimentos para largar na frente quando o próximo edital fixar a data da prova. Nesse cenário, o Curso H representa, para os candidatos à Praticagem, um porto seguro. A reportagem do jornal O Globo contou uma parte da história do Curso H e do Prático Hercules Lima, seu fundador. “Após anos de atuação como piloto de caça pela Marinha do Brasil, Hercules Lima resolveu trocar a velocidade dos céus pela brisa do mar. Ele investiu numa bateria solitária de estudos para o Processo Seletivo para Praticante de Prático e conquistou a habilitação para exercer a tão cobiçada carreira”, diz o jornal.

O foco principal do Curso H, atualmente, é facilitar a jornada do candidato do início dos estudos até a aprovação. Se para Hercules foi preciso empreender uma maratona de estudos por conta própria e desenvolver ele próprio o método que o levou a ser aprovado em primeiro lugar no processo seletivo de 2008, no Curso H os estudantes encontram todo o conteúdo já organizado, com apostilas próprias desenvolvidas e permanentemente atualizadas pela equipe do curso, liderada por Hercules. Recentemente, entrou em atividade o sistema de Coaching do Curso H, que permite que cada aluno tenha uma rotina de estudos e uma ordem de prioridades desenvolvida especialmente para suas necessidades de ganho de conhecimentos.

Os resultados do Curso H atestam o sucesso dessa metodologia. Em todo o Brasil, o Curso H é o único que apresenta de forma transparente o seu desempenho a cada concurso para Prático. Criado em 2009, o curso aprovou 94,2% de todos os Práticos selecionados no concurso de 2011. E, em 2012, 80,3% dos aprovados passaram pelo Curso H. Esses resultados fazem com que, atualmente, cerca de 45% de todos os profissionais em atividade no Brasil tenham passado pelo Curso H.

O conteúdo, os exercícios, a convivência com profissionais do mercado e a assistência individualizada fazem do Curso H um aliado poderoso para quem sonha ingressar na Praticagem. Mas é claro que cada jornada rumo à aprovação depende do aluno. Portanto, é fundamental que alguns elementos comuns a todos os concursos estejam assimilados. E um deles é a antecedência no início dos estudos. Não esperar a divulgação dos editais para começar a estudar é sempre a regra número 1. No caso específico do concurso para Prático, essas condições são ainda mais relevantes. Como há conteúdos muito específicos, e os editais não costumam ser divulgados com muita antecedência, é importante manter-se estudando, sob pena de não se conseguir cobrir todas as etapas necessárias ao aprendizado em um curto período. Não há dúvida que a aprovação exige muita dedicação, mas os resultados compensam!

ebook-tudo-sobre-praticagem-horizontal

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *