Qual é o salário de Prático?

O “salário de prático” é, muitas vezes, o primeiro atrativo para os candidatos interessados pela carreira. De fato, os práticos estão entre os profissionais mais bem remunerados, mas não há, na verdade, salários como na maioria das posições do serviço público. Como não são funcionários públicos, militares, servidores ou empregados das empresas de navegação, os práticos não recebem salário. Em vez disso, têm, como profissionais autônomos, a remuneração variável de acordo com uma série de fatores, entre os quais podemos listar o movimento de cada porto, o porte dos navios e a sazonalidade do tráfego marítimo.

Essa dinâmica faz parte do conjunto de características que torna a Praticagem extremamente atrativa e diferente das demais profissões. Se não há salário, também não há monotonia. Diferentemente da maioria das carreiras do funcionalismo, que têm rotinas altamente previsíveis e repetitivas em repartições públicas, os práticos executam suas tarefas sempre em contato com a natureza, tendo a paisagem e o horizonte como verdadeiras ferramentas de trabalho – afinal, as referências visuais estão entre os elementos usados em conjunto com a tecnologia de navegação para executar as manobras.

Responsabilidade, disciplina e flexibilidade também são peculiaridades que tornam a Praticagem uma profissão estimulante e cobiçada. Não há a figura do chefe. Em vez disso, cada prático cumpre seus turnos de trabalho seguindo as regras da Autoridade Marítima e de acordo com as escalas estabelecidas com muita antecedência – o que permite ao prático ter grande previsibilidade de suas atividades em família, seus momentos de lazer e, claro, das horas dedicadas a estudos ou formação complementar. Por questões de segurança, não pode haver sobrecarga de trabalho para que a fadiga não comprometa a segurança das operações – e esse é um aspecto da Praticagem presente em todos os países onde a atividade é exercida de forma independente, como é o caso do Brasil, da Alemanha e dos Estados Unidos, entre outras nações.

Salário de Prático x Remuneração

Por não haver no mercado profissão com o mesmo equilíbrio entre remuneração atrativa, rotina agradável e jornadas flexíveis, a Praticagem também é alvo críticas agressivas. E uma delas é a ideia equivocada de que existe um alto “salário de prático”, como se fosse o governo, e não empresas privadas, os responsáveis por essa remuneração. Grande parte dos ataques tem origem ora no desconhecimento, ora na intenção de macular a reputação dos práticos. A remuneração de alto padrão é condizente, como vimos, com a qualidade exigida dos serviços, e vem acompanhada de investimentos das associações de práticos em uma infraestrutura confiável, adequada e dimensionada para as características de cada Zona de Praticagem.

Em geral, críticas à remuneração dos práticos ou aos custos da Praticagem expõem um raciocínio embasado nos gastos do armador. Mas há, além dessas cifras, uma dimensão quase incalculável: a relevância do bom funcionamento da Praticagem para todo o país e a população. Com uma das maiores faixas litorâneas do mundo – cerca de 9.200 km de extensão, consideradas as reentrâncias – o Brasil tem no litoral e nos rios uma parte imprescindível de seu potencial econômico e de sua riqueza natural. Manter esses ecossistemas preservados e livres de acidentes é, ao mesmo tempo, um compromisso do país com o meio ambiente e com a sustentabilidade econômica e social de grandes cidades – entre elas as duas maiores metrópoles, São Paulo e Rio de Janeiro.

Em resumo, apesar de não haver um “salário de prático”, nem um valor predeterminado mensal como pagamento, é correto afirmar que os práticos são muito bem remunerados – ou, melhor dizer, têm vencimentos à altura da responsabilidade, do grau de especialização e da importância das funções que desempenham.

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Comentários

10 Comentários

    • Carlos Silvério Pereira

      Gostaria de mais informações sobre carreira de prático, valor e forma de pagamento dos cursos e previsão de edital.

      • Curso H

        Carlos, resumimos as principais dúvidas dos interessados na carreira de Prático no nosso “Tutorial sobre a Praticagem e o Processo Seletivo”. Nele você encontrará as informações que está buscando. Para fazer o download do eBook, basta clicar neste link.

    • Sergio M Schwab

      Sou professor de inglês e tenho 51 anos de idade. Não tenho prática marítima mas fiquei interessado na profissão de ‘Prático’ e no CursoH. Com esta idade e sem experiência no mar é possível pensar nesta possibilidade de trabalho? Obrigado!

      • Curso H

        Sim, você pode ser Prático. Diversas pessoas que foram aprovadas nos últimos processos seletivos não tinham qualquer experiência prévia ou formação náutica (literalmente, “partiram do zero”). Casos de sucesso de ex-alunos do Curso H incluem advogados, engenheiros, professores, funcionários públicos, enfim, pessoas de diferentes origens e campos de atuação.

        De acordo com as regras em vigor, basta habilitar-se como Mestre-Amador até a data de encerramento das inscrições. O candidato que não for profissional das ciências náuticas pode facilmente obter esta habilitação durante a sua preparação para a primeira etapa do PSPP. Para tal, basta inscrever-se nas Capitanias dos Portos e realizar uma prova simples que acontece várias vezes ao ano (às vezes, mais de uma por mês). O Curso H dispõe de um curso online específico que prepara para as provas de Mestre-Amador e Capitão-Amador os candidatos que não possuem qualquer formação na área marítima, e que serve também como uma introdução a diversos assuntos importantes para o PSPP.

        Neste link você encontra um tutorial que irá lhe esclarecer todas as dúvidas que ainda possas ter com relação ao PSCPP, etapas e pré-requisitos.

    • Gilson

      Boa noite. Gostaria de saber se eu posso concorrer à prova de prático sendo aposentado do inss?

    • Victor

      Boa noite, a respeito da periodicidade do processo seletivo, falaram que pode ser de 2 em 2 anos, porém estou notando um lapso temporal de 5 anos sem esse processo seletivo, não tem algo mais claro, ou mais objetivo em relação a isso, esse tempo estimado se deve a dificuldade que o país atravessa, fiquei muito interessado no curso, e na profissão, parabéns pelo site, tem muitas informações, Obrigado.

      • Curso H

        Dois em dois anos seria uma periodicidade talvez ideal, com até umas 60 vagas. Acreditamos que este lapso que agora está em 5 anos se deve ao fato de que, no último processo seletivo, foram preenchidas aproximadamente 200 vagas. Não é possível afirmar tenha a ver com a crise econômica, pois os Práticos não são pagos pelo governo ou pelos estados. Uma coisa é certa: quanto mais longe do último, mais perto do próximo!

    • Cláudio Rênio

      Boa tarde! Gostaria de saber se a prova para prático é em inglês?

      • Igor Boettcher

        Não exatamente, mas os livros para prático são em inglês(alguns requeridos), é bom ter um certo domínio do inglês, pois algumas questões tem respostas em inglês, como os nomes de alguns componentes do barco.

    • Rodolfo

      Boa noite. Gostaria de saber como ficou a questão da legislação que regula a remuneração do prático, emitida durante o governo da Dilma Roussef? Ela está ou não valendo? Houve redução da remuneração?

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