Saiba como é a prova para Habilitação de Mestre-Amador

Muita gente se engana achando que é preciso ter alguma formação em ciências náuticas para se tornar prático de navios. Os últimos concursos tiveram, entre os seus aprovados, profissionais de diversas áreas, como dentistas, engenheiros e advogados, entre outras carreiras. Além de ser brasileiro, acima de 18 anos e com nível superior completo em qualquer área, a única exigência da Marinha é que o candidato tenha a habilitação de Mestre-Amador para que possa participar do processo seletivo. Esta qualificação pode ser facilmente obtida: basta fazer uma prova – que acontece várias vezes ao ano, às vezes semanalmente – na Capitania dos Portos mais próxima da sua cidade.

A Marinha concede três tipos de habilitação para a condução de embarcações por amadores: Arrais-Amador, que dá permissão para circulação apenas em áreas abrigadas; Mestre-Amador, que habilita o piloto à navegação costeira; e Capitão-Amador, que permite a navegação em alto mar, a qualquer distância da costa. Para obter esta última licença, o candidato deve fazer uma prova que só acontece duas vezes ao ano, em abril e outubro, no Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA), no Rio de Janeiro.

Leia mais sobre a habilitação de Capitão-Amador

A avaliação para obter a habilitação de Mestre-Amador é bem simples, como explica o Capitão de Mar-e-Guerra do Corpo da Armada e Hidrógrafo Jaime Roberto da Costa Felipe, autor do livro “Capitão-Amador – Navegação Segura em Cruzeiros de Alto-mar”, recomendado pela Marinha para o exame de Capitão-Amador e já em sua 4ª edição.  “É uma prova teórica, com questões de múltipla escolha”, adianta Jaime, professor do Curso H que ministra o curso online específico para quem vai fazer a prova para Mestre-Amador.

Mestre ou Capitão, quando começar a se preparar?

Uma estratégia comum (e muito equivocada) observada entre candidatos consiste em primeiro tirar as habilitações de Mestre e Capitão Amador, para só então começar os estudos para Praticante de Prático. “Essa estratégia não faz o menor sentido”, observa Hercules Lima, Prático e fundador do Curso H. Em sua visão, os estudos para Prático devem iniciar no instante em que o sujeito toma a decisão de que quer se tornar Prático. Já as habilitações de Mestre e Capitão podem ser obtidas com tranquilidade durante a preparação para o processo seletivo. “Fazer o contrário seria uma inversão de prioridades, um desvio de foco com consequência importante no tempo necessário para se alcançar um patamar competitivo no concurso para Prático”, complementa Hercules.

É importante lembrar: a primeira fase do processo seletivo para Praticante de Prático é a prova escrita. Nesta primeira e mais difícil etapa, os concorrentes bem preparados de distintas áreas de formação estão rigorosamente no mesmo patamar – o que faz da seleção de práticos no Brasil um procedimento extremamente democrático. É um equívoco achar que candidatos oriundos de atividades náuticas levem alguma vantagem nesta prova. Dada a especificidade dos assuntos cobrados, os conhecimentos prévios dos profissionais do mar lhes conferem apenas uma pequena vantagem inicial, que logo desaparece após uns poucos meses de estudo.

Mestre-Amador: conheça os temas da prova

Entre os temas abordados no curso – e cobrados na avaliação – estão noções básicas de meteorologia, estabilidade de barcos, navegação costeira e comunicações no mar. Até o último processo seletivo para prático de navios no Brasil, a exigência estabelecida pela Marinha era a habilitação de Mestre-Amador. Não há, até o momento, indícios claros de que esse quesito será alterado. Mas o grande crescimento do número de interessados pela Praticagem e comparativos internacionais alimentam uma corrente que crê em uma mudança de patamar na habilitação a ser exigida para o concurso.

O passo seguinte na hierarquia de habilitações seria a de Capitão-Amador, que inclui conhecimentos mais aprofundados na condução de navios e requer uma dose a mais de estudos. Por isso há, entre os candidatos, um aumento na procura por essa habilitação. A busca se justifica, principalmente, pela menor janela de oportunidades para realização da prova – apenas duas vezes por ano. Tornar-se Capitão-Amador, como foi abordado no post Saiba como se preparar para a prova de Capitão-Amador, pode ser uma boa estratégia. Afinal, conhecimentos adicionais só podem trazer benefícios.

De quebra, o candidato ainda consegue antecipar-se a alguns conteúdos pelos quais, obrigatoriamente, passará ao longo de sua preparação para a prova escrita do concurso para prático. E a preparação para navegação em áreas distantes da costa pode representar, para os amantes do mar, o início de uma bela aventura. Mãos à obra!

Compartilhar

Curso H

O Curso H é dedicado exclusivamente à preparação de seus alunos para todas as etapas do Processo Seletivo para Praticantes de Prático.

Mais Posts de Curso H

Related Post

Deixe seu comentário

PGlmcmFtZSBzcmM9Imh0dHBzOi8vd3d3Lmdvb2dsZS5jb20vbWFwcy9lbWJlZD9wYj0hMW0xNCExbTghMW0zITFkMjMxNC4zNTAxMzE4ODk5NTE2ITJkLTQzLjE3NTg5NTU1NTc0NTYxITNkLTIyLjk1NzUyNzg1Njg4OTM4NSEzbTIhMWkxMDI0ITJpNzY4ITRmMTMuMSEzbTMhMW0yITFzMHgwJTNBMHg1NWY0YzRmOWE5N2Q0NjkyITJzQ29uZG9tJUMzJUFEbmlvK2RvK0VkaWYlQzMlQURjaW8rUmlvK1N1bCtDZW50ZXIhNWUwITNtMiExc3B0LUJSITJzYnIhNHYxNDk2MjYwMjA3NjUyIiB3aWR0aD0iMTAwJSIgaGVpZ2h0PSIxMDAlIiBmcmFtZWJvcmRlcj0iMCIgc3R5bGU9ImJvcmRlcjowIj48L2lmcmFtZT4=
PGlmcmFtZSBzcmM9Imh0dHBzOi8vd3d3Lmdvb2dsZS5jb20vbWFwcy9lbWJlZD9wYj0hMW0xOCExbTEyITFtMyExZDEwMjYuMjY5NTk4MDY5NDQ3MyEyZC00Ni42NTY4Nzc5Nzk3MjUzMTYhM2QtMjMuNTYwOTMyMzgyMzU2MjYzITJtMyExZjAhMmYwITNmMCEzbTIhMWkxMDI0ITJpNzY4ITRmMTMuMSEzbTMhMW0yITFzMHgwJTNBMHhkYTBlZTM0ZTYwYTczMjRjITJzQ29uZG9tJUMzJUFEbmlvK1BhdWxpc3RhK0NvcnBvcmF0ZSE1ZTAhM20yITFzcHQtQlIhMnNiciE0djE0OTY0MTUyOTU0OTUiIHdpZHRoPSIxMDAlIiBoZWlnaHQ9IjEwMCUiIGZyYW1lYm9yZGVyPSIwIiBzdHlsZT0iYm9yZGVyOjAiPjwvaWZyYW1lPg==
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
PGlmcmFtZSBzcmM9Imh0dHBzOi8vd3d3Lmdvb2dsZS5jb20vbWFwcy9lbWJlZD9wYj0hMW0xNCExbTghMW0zITFkMzk2MjY5LjI1Mjk3MDYxNTEhMmQtNzYuOTA2NTQ1MyEzZDM5LjEwOTgwNDUhM20yITFpMTAyNCEyaTc2OCE0ZjEzLjEhM20zITFtMiExczB4MCUzQTB4OGVmNWQwOWVmOTM1ODlmYyEyc1RoZStNYXJpdGltZStJbnN0aXR1dGUrb2YrVGVjaG5vbG9neSthbmQrR3JhZHVhdGUrU3R1ZGllcyE1ZTAhM20yITFzcHQtQlIhMnNiciE0djE0MjU2NTY0MzgzMzAiIHdpZHRoPSIxMDAlIiBoZWlnaHQ9IjEwMCUiIGZyYW1lYm9yZGVyPSIwIiBzdHlsZT0iYm9yZGVyOjAiPjwvaWZyYW1lPg==

Participe de discussões e receba informações e atualizações sobre a Praticagem e sobre os nossos cursos.

Não deixe passar essa oportunidade!
Saiba mais sobre a profissão que pode mudar a sua vida. Participe de discussões sobre a Praticagem e receba informações sobre o processo seletivo, notícias do setor e atualizações sobre os nossos cursos.

Assine nossa Newsletter e mantenha-se informado.
AULA DEMONSTRATIVA
Preencha os campos do formulário abaixo para ter acesso gratuito à aula demonstrativa do Curso de Exercícios com Abordagem Teórica.
[contact-form-7 404 "Not Found"]
Selecione a cidade desejada:

Baixe nosso eBook sobre a Praticagem e o Processo Seletivo, e saia na frete!


Baixe agora mesmo o folheto explicativo e saiba tudo sobre o curso!

Chegou agora e quer saber mais?
PGlmcmFtZSB3aWR0aD0iNTYwIiBoZWlnaHQ9IjMxNSIgc3JjPSJodHRwczovL3d3dy55b3V0dWJlLmNvbS9lbWJlZC9UU0xHdmZMSkR1cz9yZWw9MCZhbXA7c2hvd2luZm89MCIgZnJhbWVib3JkZXI9IjAiIGFsbG93ZnVsbHNjcmVlbj48L2lmcmFtZT4=
Neste vídeo, você vai descobrir sobre as atividades, demandas, vantagens e, claro, como ingressar em uma das carreiras mais cobiças do mercado.

Baixe agora mesmo o folheto explicativo e saiba tudo sobre o curso!

PGlmcmFtZSB3aWR0aD0iNTYwIiBoZWlnaHQ9IjMxNSIgc3JjPSJodHRwczovL3d3dy55b3V0dWJlLmNvbS9lbWJlZC93a01EM2U2TktlVT9yZWw9MCZzaG93aW5mbz0wIiBmcmFtZWJvcmRlcj0iMCIgYWxsb3dmdWxsc2NyZWVuPjwvaWZyYW1lPg==
PGlmcmFtZSBzcmM9Imh0dHBzOi8vd3d3Lmdvb2dsZS5jb20vbWFwcy9lbWJlZD9wYj0hMW0xOCExbTEyITFtMyExZDE1NjguMjgwMDE3NTc5MzgzITJkLTQ3Ljg5MDYwNjU0ODg0MiEzZC0xNS43ODcyMTM1Mzg4OTk0MjYhMm0zITFmMCEyZjAhM2YwITNtMiExaTEwMjQhMmk3NjghNGYxMy4xITNtMyExbTIhMXMweDAlM0EweGJkNWM4ZGI2MDVmNzljNWYhMnNCcmFzJUMzJUFEbGlhK1Nob3BwaW5nITVlMCEzbTIhMXNwdC1CUiEyc2JyITR2MTUwNzU3NjI3NTE5OSIgd2lkdGg9IjEwMCUiIGhlaWdodD0iMTAwJSIgZnJhbWVib3JkZXI9IjAiIHN0eWxlPSJib3JkZXI6MCI+PC9pZnJhbWU+