PRÁTICO, A MELHOR CARREIRA POSSÍVEL
Já imaginou ser um profissional autônomo e bem sucedido. Fazer seus horários. Viver em contato com o mar. Ter tempo com a família e ainda ganhar muito bem?
Não é sonho, essa profissão existe! A carreira de Prático de Navios é uma opção de vida única, diferente e superior a todos os outros cargos públicos, e está acessível a qualquer brasileiro com ensino superior completo que deseja se tornar um deles.
E o melhor: uma vez que você se torna Prático, o cargo é seu para a vida toda.
O CONCURSO PÚBLICO QUE NÃO É CONCURSO PÚBLICO – CONHEÇA O PSCPP
Afinal, como uma pessoa se torna Prático de Navios? O trabalho essencial desempenhado pela Praticagem nos portos e hidrovias brasileiras é considerado uma função pública delegada ao privado, atribuição gerida pela Marinha do Brasil via Diretoria de Portos e Costas, e com lei própria sobre o tema (NORMAM 311).
Só se torna Prático de Navios quem passa no chamado “Processo Seletivo à Categoria de Praticante de Prático” – ou PSCPP – um Processo Seletivo Público que ocorre sempre que a lotação desses profissionais em atividade fica abaixo do mínimo permitido em lei. Só existem 650 Práticos em atividade no Brasil.
Apesar de ser uma função técnica especializada, o Processo Seletivo para Prático não exige grandes requisitos dos candidatos: o principal requisito é ter ensino superior completo em qualquer área, não é preciso ter formação específica ou experiência prévia na área para estar apto. Basta estudar e passar no PSCPP.
A VERDADE SOBRE O SALÁRIO DE PRÁTICO
Apelidado pelos entendidos de “filé mignon” dos concursos, o “salário do Prático” é, muitas vezes, o primeiro e principal atrativo para os candidatos interessados na carreira.
É comum vermos controvérsias e discussões online sobre a remuneração dos Práticos de Navios. De fato, os Práticos estão entre os profissionais mais bem remunerados do país, mas a verdade é que eles não recebem salários ou um valor fixo mensal.
Como profissionais autônomos, a remuneração dos Práticos é condicionada a uma série de fatores, incluindo o volume do tráfego de cada Zona de Praticagem, o porte dos navios, os efeitos de sazonalidade e os contratos negociados livremente com os armadores.
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Prático Hercules Lima explica as etapas do Processo Seletivo à Categoria de Praticante de Prático (PSCPP).
* Confira mais detalhes sobre os requisitos do PSCPP na NORMAM 311.
Criado em 2010 pelo Prático Hercules Lima(1º colocado na Prova Escrita de 2008),o Curso Hé dedicado exclusivamente à preparação de seus alunos para todas as etapas do Processo Seletivo para Praticantes de Prático.
Com nossa metodologia de sucesso comprovado,já contribuímos para a aprovação de mais de 200 Práticos de Naviose somos especializados em prover a orientação e o ensino de alta qualidade necessários para que você possa conquistar este grande objetivo.
Hoje,cerca de 40% dos Práticos em atividade no Brasil estudaram conosco. Alguns deles ainda estudam,visando a troca de suas respectivas Zona de Praticagem no próximo concurso. Você pode conferir depoimentos de ex-alunos aprovados e outros conteúdos sobre a profissão de Prático em nosso canal do Youtube.
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TUDO SOBRE PRATICAGEM
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Resumo das experiências profissionais:
– Prático dos portos do Estado do Espírito Santo (desde 2009).
– Aprovado em primeiro lugar na prova escrita do processo seletivo de 2008.
– Piloto de caça do Primeiro Esquadrão de Aviões de Interceptação e Ataque (2002 a 2008).
– Gerente de Manutenção e Logística das aeronaves de caça da Marinha, no Comando da Força Aeronaval (2008).
– Professor da cadeira de Aerodinâmica do curso de formação de Aviadores Navais (2005-2006).
– Aviador Naval, tendo-se formado após quatro anos de cursos nas Marinhas Norte-Americana e Argentina (1999 a 2002).
– Como Oficial do Corpo da Armada da Marinha do Brasil, realizou viagem de circunavegação no NE Brasil (1997) e embarcou em navios da Marinha, desempenhando várias funções a bordo e desenvolvendo sua qualificação profissional em navegação e náutica.
– Formado pelo Colégio Naval (1990) e bacharel em Ciências Navais pela Escola Naval, com especialização em sistemas de armas (1996).
Ao longo de 18 anos de carreira na Armada da Marinha do Brasil, realizou diversos cursos, dentre os quais se destacam os seguintes:
– Curso de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA, 2006);
– Curso de Estado Maior para Oficiais Intermediários (Escola de Guerra Naval, 2005);
– Curso de Preparação para Recebimento de Aeronaves (Instituto de Aeronáutica e Espaço, Centro Tecnológico da Aeronáutica, 2004), primeiro colocado;
– Qualificação de Pouso a Bordo de Porta-Aviões (USS John F. Kennedy, 2002);
– Advanced Strike Flight (Meridian NAS, US Navy, 2001-2002);
– Oral Proficiency Skills for Aviation (Defense Language Institute, Department of Defense, EUA, 2001);
– Curso Avançado de Caça e Ataque (Primera Escuadrilla Aeronaval de Ataque, Armada Argentina, 2000);
– Curso de Formação de Aviadores Navais (Escuela de Aviación Naval, Armada Argentina, 1999), primeiro colocado;
– Curso de Guerra Eletrônica para Oficiais (CAAML, 1998);
– Curso de Especialização de Armamento para Oficiais (CIAW, 1997).
Fundou o Curso H em outubro de 2010, e desde então se dedica a prover aos seus alunos a mais completa preparação para todas as etapas do processo seletivo para Praticantes de Prático.