Fornece a preparação completa e o ponto de partida para quem deseja iniciar uma preparação planejada e de excelência para o próximo processo seletivo para Praticante de Prático, qualquer que seja a sua área de formação. O aluno conhece, de forma aprofundada, cada tema da bibliografia. Não é necessário possuir experiência prévia ou formação na área marítima.
Receba todas as informações no seu e-mail
Preencha o formulário para receber instantaneamente o prospecto do curso, contendo todas as informações de forma detalhada.
Como Funciona
O Curso Regular fornece a preparação completa para o Processo Seletivo para Praticante de Prático (PSPP). O candidato conhece, de forma aprofundada, cada tema da bibliografia recomendada. Baseado majoritariamente em aulas expositivas, pinceladas por exercícios de revisão, é indicado como ponto de partida para aqueles que desejam iniciar uma preparação completa e planejada para o próximo processo seletivo, ou para quem está aprofundando os estudos, sendo montado de acordo com o formato dos concursos anteriores.
Material Didático
Os alunos recebem um material exclusivo composto por 11 livros que constituem mais um grande diferencial do Curso H.
Excelência no Conteúdo
Toda a matéria do processo seletivo sintetizada, porém sem perder nenhum detalhe importante.
Excelência na Apresentação
Ilustrações e gráficos cuja qualidade supera inclusive a das obras originais da bibliografia.
Excelência nos Resultados
Este material nasceu dos resumos do primeiro colocado da prova escrita de 2008, o Prático Hercules Lima, fundador do Curso H.
Modalidades de Ensino
PRESENCIAL
As aulas contam sempre com a presença física de um professor em sala, que pode ministrá-las inclusive fazendo uso dos recursos avançados da modalidade Tele+Presencial.
TELE+PRESENCIAL
As aulas Tele são ministradas em estações de estudo individuais, nos dias e horários escolhidos pelo próprio aluno, em qualquer unidade do Curso H em todo o país, o que o torna ideal para quem precisa de flexibilidade de agenda. O curso é composto por videoaulas de alta qualidade produzidas por uma equipe de profissionais especializados em ensino à distância e que utilizam recursos tecnológicos e pedagógicos de ponta.
Formatos da modalidade Tele+Presencial:
1. ESTAÇÃO INTERATIVA PADRÃO
O aluno assiste as aulas em uma estação de estudo individual, nas datas e horários
que bem desejar, em qualquer unidade do Curso H em todo o país.
2. ESTAÇÃO INTERATIVA PLUS
Possui todas as vantagens da Interativa Padrão, e ainda dispõe do
dobro da carga horária de cada módulo!
Público-Alvo
O Curso Regular é indicado aos candidatos de quaisquer formações que desejam iniciar um estudo completo e planejado em sua preparação para a primeira etapa (prova escrita) do Processo Seletivo para Praticante de Prático.
O Curso Regular é dividido em onze módulos, que podem ser cursados de forma isolada ou simultânea. A carga horária e as matérias foram organizadas de modo a permitir que alunos sem qualquer experiência anterior ou sem formação na área marítima tenham plenas condições de acompanhar o andamento das aulas.
Módulos
O módulo COMUNICAÇÕES cobrirá os assuntos GMDSS, CIS, SMCP, Lista de Auxílios-Rádio e Avisos aos Navegantes, abrangendo os seguintes itens da bibliografia sugerida no Anexo III do edital do processo seletivo de 2012:
1) IMO STANDARD MARINE COMMUNICATION PHRASES. Resolução No A.918(22) da International Maritime Organization – IMO.
2) BRASIL. Diretoria de Portos e Costas. MANUAL DO CURSO ESPECIAL DE RADIOPERADOR GERAL – Rio de Janeiro (2ª Edição: 2011, disponível em www.dpc.mar.mil.br):
– Unidade 1 – Princípios das Radiocomunicações Marítimas (1.1 a 1.4; 1.7 e 1.8);
– Unidade 3 – GMDSS (3.1 a 3.6, 3.8, 3.10, 3.10.1, 3.10.2, 3.10.4 e 3.10.6).
3) INTERNACIONAL CODE OF SIGNALS – International Maritime Organization – IMO (4ª Edição: 2005).
4) Lista de Auxílios-Rádio – DHN.
5) Avisos aos Navegantes – DHN.
O módulo FORMAÇÃO NAVAL abrangerá a totalidade dos conhecimentos básicos sobre marinharia, cartografia e navegação requeridos pelo processo seletivo, e requeridos também para o aprendizado das disciplinas de maior grau de complexidade abordadas em outros módulos do Curso Regular. Os assuntos a serem ministrados são contidos nos seguintes livros da bibliografia recomendada no edital:
FONSECA, MAURÍLIO M. – Arte Naval – Rio de Janeiro – SDM (8ª Edição: 2019):
– Capítulo 1 – Nomenclatura do Navio.
– Capítulo 2 – Geometria do Navio.
– Capítulo 7 – Cabos.
– Capítulo 8 – Trabalhos do Marinheiro.
– Capítulo 9 – Poleame, Aparelhos de Laborar e Acessórios.
– Capítulo 10 – Aparelhos de Fundear e Suspender.
– Capítulo 11 – Aparelho de Governo, Mastreação e Aparelhos de Carga.
MIGUENS, ALTINEU PIRES – Navegação: A Ciência e a Arte – Volume I – Rio de Janeiro – DHN – (1ª Edição: 1996):
– Capítulo 1– O Problema Geral da Navegação.
– Capítulo 2 – Projeções Cartográficas; a Carta Náutica.
– Capítulo 3 – Agulhas Náuticas: Conversões de Rumos e Marcações.
– Capítulo 4 – A Posição no Mar: Navegação Costeira.
– Capítulo 5 – Navegação Estimada.
– Capítulo 6 – Determinação da Posição por Marcações Sucessivas.
– Capítulo 11 – Instrumentos Náuticos.
– Capítulo 38 – Ecobatímetros e Sonar Doppler.
– Carta 12.000.
O módulo LEGISLAÇÃO abrangerá as seguintes normas, resoluções e regulamentos constantes da bibliografia sugerida no Anexo III do edital do processo seletivo de 2012:
1) NORMAM-01/DPC – BRASIL. Diretoria de Portos e Costas. Normas da Autoridade Marítima para Embarcações Empregadas na Navegação de Mar Aberto. Capítulo 7: Borda-Livre e Estabilidade Intacta. Itens: 0701 a 0703 e 0710 a 0714 (Edição: 2005).
2) NORMAM-02/DPC – Normas da Autoridade Marítima para Embarcações Empregadas na Navegação Interior. Cap.11: Regras Especiais para Evitar Abalroamento na Navegação Interior (Edição: 2005).
3) NORMAM-08/DPC – Normas da Autoridade Marítima para Tráfego e Permanência de Embarcações em Águas Jurisdicionais Brasileiras (Edição: 2013).
4) NORMAM-09/DPC – Normas da Autoridade Marítima para Inquéritos Administrativos sobre Acidentes e Fatos da Navegação (Edição: 2003).
5) NORMAM-12/DPC – Normas da Autoridade Marítima para o Serviço de Praticagem (Edição: 2011).
6) NORMAM-22/DPC – Normas da Autoridade Marítima para o Cerimonial na Marinha Mercante (Edição: 2006).
7) BRASIL. Lei 9.537, de 11 de dezembro de 1997. Dispõe sobre a Segurança do Tráfego Aquaviário em Águas sob Jurisdição Nacional (LESTA).
8) BRASIL. Decreto 2.596 de 18 de maio de 1998. Aprova o Regulamento de Segurança do Tráfego Aquaviário em Águas sob Jurisdição Nacional (RLESTA).
9) BRASIL. Lei 2.180 de 05 de fevereiro de 1954. Dispõe sobre o Tribunal Marítimo.
10) BRASIL. Portaria 156/MB de 3 de junho de 2004. Estabelece a Estrutura da Autoridade Marítima e delega competências aos Titulares dos Órgãos de Direção-Geral, de Direção Setorial e de outras Organizações Militares da Marinha para o exercício das atividades especificadas.
11) INTERNATIONAL MARITIME ORGANIZATION – IMO – Resolução No A.1045(27) – Pilot Transfer Arrangements.
12) INTERNATIONAL MARITIME ORGANIZATION – IMO – Resolução No A.960(23) – Recommendations on Training and Certification and Operational Procedures for Maritime Pilots other than Deep-sea Pilots.
13) CONVENTION OF THE INTERNATIONAL REGULATIONS FOR THE PREVENTING COLLISIONS AT SEA, 1972 – COLREG – International Maritime Organization – IMO (4ª Edição: 2011).
O módulo METEOROLOGIA & OCEANOGRAFIA versará sobre os assuntos constantes do conteúdo programático do concurso de 2012, e será baseado nos seguintes livros e publicações da bibliografia sugerida no Anexo III do edital:
1) LOBO, PAULO ROBERTO VALGAS – Meteorologia e Oceanografia – Usuário Navegante – Rio de Janeiro – Editora Vozes (4ª Edição: 2019).
2) MIGUENS, ALTINEU PIRES – Navegação: a ciência e a arte – Rio de Janeiro – DHN (1ª Edição: 1996), volume 1, capítulo 10 (marés, correntes de maré e correntes oceânicas) e capítulo 42 (navegação com mal tempo).
3) Tábua de Marés – DHN.
4) Carta de Correntes de Maré – DHN.
5) Cartas Piloto – DHN.
O módulo NAVEGAÇÃO 1 abrangerá os seguintes assuntos constantes da bibliografia sugerida no Anexo III do edital do processo seletivo de 2012:
1) MIGUENS, ALTINEU PIRES – Navegação: a ciência e a arte – Rio de Janeiro – DHN (1ª Edição: 1996).
Volume I:
– Capítulo 14 – Navegação Radar.
Volume III:
– Capítulo 37 – Navegação por Satélites.
– Capítulo 38 – Outros Sistemas e Técnicas Modernas de Navegação.
2) NORMAM-26/DHN – Normas da Autoridade Marítima para o Serviço de Tráfego de Embarcações (VTS) (Edição: 2009).
3) INTERNATIONAL MARITIME ORGANIZATION – IMO – Resolução No A.917(22) – Guidelines for the Onboard Operational use of Shipborne Automatic Identification Systems (AIS), com a emenda da Resolução A.956(23).
4) NORMAM-17/DHN – Normas da Autoridade Marítima para Auxílios à Navegação (Edição: 2008).
5) Lista de Auxílios-Rádio – DHN, capítulo 9 (Navegação por Satélite).
6) Lista de Faróis – DHN.
Bibliografia extra: Navegação Integrada (Carlos Norberto S. Bento) – Capítulo 1 (navegação por satélite), capítulo 2 (itens 2.1 e 2.2, cinemática naval) e capítulo 3 (item 3.2, VTS).
O módulo NAVEGAÇÃO 2 abrangerá os seguintes assuntos da bibliografia sugerida e/ou do conteúdo programático constantes no Anexo III do edital do processo seletivo de 2012:
1) MIGUENS, ALTINEU PIRES – Navegação: a ciência e a arte – Rio de Janeiro – DHN (1ª Edição: 1996).
Volume I:
– Capítulo 4 – A Posição no Mar, Navegação Costeira (Recomendações e precauções gerais para a navegação em águas restritas).
– Capítulo 5 – Navegação Estimada (Navegação de Segurança).
– Capítulo 7 – Emprego de Linhas de Posição de Segurança.
Volume III:
– Capítulo 40 – A Navegabilidade dos Rios.
– Capítulo 42 – Navegação com Mau Tempo.
2) INTERNATIONAL MARITIME ORGANIZATION – IMO – Resolução No A.817(19) – Performance Standards for Electronic Chart Display and Information Systems (ECDIS), com a emenda do Maritime Safety Committee MSC.232(82).
3) ROTEIRO – DHN.
4) SWIFT, Capt. A. J., FNI & BAILEY, Capt. T.J., FNI – Bridge Team Management, a Practical Guide – THE NAUTICAL INSTITUTE (2ª Edição: 2004).
5) FONSECA, MAURÍLIO M. – Arte Naval – Rio de Janeiro – SDM (7ª Edição: 2005): – Capítulo 12 (Seção G, Navegação em Mau Tempo).
6) LOBO, PAULO ROBERTO VALGAS – Meteorologia e Oceanografia – Usuário Navegante – Rio de Janeiro – Editora Vozes (4ª Edição: 2019), Capítulo XIV (Navegação Meteorológica e Oceanográfica).
7) Roteiro – DHN.
Bibliografia extra: Navegação Integrada (Carlos Norberto S. Bento) – Capítulos 3 e 4 (itens 3.1 e 4.1, recomendações e precauções gerais para a navegação em águas restritas).
1) SQUAT, INTERACTION, MANOEUVERING – The Nautical Institute (Edição: 1995).
2) LEWIS, EDWARD V. – Principles of Naval Architecture, SNAME (The Society of Naval Architects and Marine Engineers), Vol. III (3ª Edição: 1988/1989).
Chapter IX – Controllability – Sections 1, 3, 4, 5, 6, 10, 12, 13, 14:
– Introduction;
– Motion Stability;
– Analysis of Course Keeping and Controls-fixed Stability;
– Stability and Control;
– Analysis of Turning Ability;
– Accelerating, Stopping and Backing;
– Effects of the Environment;
– Vessel Waterway Interactions;
– Hydrodynamics of Control Surfaces:
Geometry, Forces and Moments;
Flow around a Ship’s Rudder;
Scale Effects;
Effect of Aspect Ratio;
Free-stream Characteristics of All-Movable Low Aspect-Ratio Control Surfaces;
Influence of Hull Shape on Effective Aspect Ratio of All-Movable Control Surfaces;
Influence of Fixed Structure and Flapped Control Surfaces.
1) LEWIS, EDWARD V. – Principles of Naval Architecture, SNAME (The Society of Naval Architects and Marine Engineers), Vol. II (3ª Edição: 1988/1989).
Chapter VI – Propulsion– Sections 1, 2, 4, 6, 7, 10:
– Powering of Ships;
– Theory of Propeller Action;
– Interaction between Hull and Propeller;
– Geometry of the Screw Propeller;
– Cavitation;
– Other propulsion devices (jet propulsion, paddle wheels, vertical-axis propellers, controllable-pitch propellers, tandem and contrarotating propellers, super-cavitating propellers and overlapping propellers).
1) LEWIS, EDWARD V. – Principles of Naval Architecture, SNAME (The Society of Naval Architects and Marine Engineers), Vol. II (3ª Edição: 1988/1989).
Chapter V – Resistance – Sections 1, 3, 4, 5:
– Introduction;
– Frictional Resistance;
– Wave-Making Resistance;
– Other Components of Resistance.
O módulo REBOCADORES será baseado no seguinte livro da bibliografia sugerida no Anexo III do edital do processo seletivo de 2012: HENSEN, Capt. HENK, FNI – Tug use in Port, a Practical Guide – THE ABR COMPANY LTD (3ª Edição: 2018).
Os assuntos tratados no livro “Rebocadores Portuários” (CONAPRA, 1ª Edição: 2002), disponível para venda do Curso H, também são abordados na obra “Tug Use in Port”, que servirá de referência para todo o curso.
O livro distribuído aos alunos incluirá os resumos de ambos os livros supracitados, elaborados pelo Prático Hercules Lima.
O módulo SHIPHANDLING cobrirá os seguintes itens da bibliografia sugerida no Anexo III do edital do processo seletivo de 2012:
1) MIGUENS, ALTINEU PIRES – Navegação: a ciência e a arte – Rio de Janeiro – DHN (1ª Edição: 1996).
Volume I:
– Capítulo 8 – Uso dos Dados Táticos do Navio na Navegação em Águas Restritas. (Seções 8.1 a 8.10).
2) FONSECA, MAURÍLIO M. – Arte Naval. Rio de Janeiro – SDM (7ª Edição: 2005). – Capítulo 12 – Manobra do Navio (Seções A a F).
3) MacELREVEY, DANIEL H. & MacELVERY, DANIEL E. – Shiphandling for the Mariner. CORNELL MARITIME PRESS (5ª Edição: 2018).
4) CRENSHAW, RUSSEL SYDNOR – Naval Shiphandling (4ª Edição: 1975). Chapter 2 – Forces Affecting the Ship.
Canais Tira-Dúvidas
LIVES INTERATIVAS DIÁRIAS
Os alunos têm interações diárias com os professores do Curso H, via videoconferência ao vivo, para explicações adicionais, resolução de exercícios e esclarecimento de dúvidas. Os encontros acontecem de segunda a quinta (exceto feriados) durante toda a validade da matrícula.
FÓRUM EXCLUSIVO
Os alunos dispõem ainda do Fórum do Curso H, com participação em grupos fechados onde é possível interagir com os professores, tirar dúvidas e trocar experiências com outros alunos, mesmo após o término do curso. O acesso ao Fórum não expira nunca.