Simulador de Manobras

  • Home
  • Simulador de Manobras

Tem como objetivo preparar o candidato já aprovado na primeira fase (prova escrita) do Processo Seletivo para Praticante de Prático para executar uma “Faina de Praticagem” (navegação de praticagem e manobra de atracação ou fundeio) em um simulador de manobras, na última etapa do concurso. É realizado nos EUA através de uma parceria entre o Curso H e o Maritime Institute of Technology.

Receba todas as informações no seu e-mail

Preencha o formulário para receber instantaneamente o prospecto do curso, contendo todas as informações de forma detalhada.






Como Funciona

O Curso em Simulador de Manobras tem como objetivo preparar os alunos já aprovados na primeira etapa (prova escrita) do Processo Seletivo para Praticante de Prático para executarem uma faina de praticagem em um simulador de manobras, durante a realização da Prova Prático-Oral (última etapa do concurso). Por meio de um programa pioneiro, desenvolvido especialmente para este processo seletivo e que otimiza o uso do simulador como ferramenta de aprendizado, nossos alunos fazem uma imersão total no idioma inglês, desenvolvem as atitudes e habilidades necessárias ao candidato a Praticante de Prático e são preparados para as diversas situações com que possivelmente irão se deparar no dia da avaliação.

Ele é realizado nos Estados Unidos através de uma parceria entre o Curso H e o MITAGS-PMI (Maritime Institute of Technology & Graduate Studies – Pacific Maritime Institute), instituição renomada e líder mundial em simulação, treinamentos e estudos na área marítima. São utilizados três simuladores, todos do tipo full mission, sendo dois localizados nas instalações do MITAGS, em Baltimore, e um no PMI, em Seattle.

Carga Horária

45 tempos de aula.

Público-Alvo

Candidatos aprovados e classificados na primeira etapa (prova escrita) do Processo Seletivo para Praticante de Prático.

O curso nos EUA tem duração de uma semana (de segunda a sexta), com um mínimo de 37 horas de atividades no ambiente da simulação. Cada turma é composta de no mínimo quatro e no máximo cinco alunos, que se revezam no simulador nas funções de Comandante, OOW/Navegador, Operador Radar e Timoneiro.

No Rio de Janeiro, é ministrado um treinamento complementar de aproximadamente 6 horas de duração. Neste treinamento, os instrutores brasileiros transmitem aos candidatos informações detalhadas sobre o exame, permitindo-lhes sanar todas as suas dúvidas em relação à PPO. Também são abordados aspectos técnicos e são transmitidas dicas e informações importantes sobre comportamentos e atitudes com grande potencial de influenciar no resultado da prova.

Nosso programa de treinamento em simuladores foi pioneiro no Brasil, sendo desenvolvido para o processo seletivo de 2011 pelos seguintes Práticos:

– Hercules Lima: 1º lugar na prova escrita – 2008, 2º lugar geral – 2008, 18 pontos na PPO-2008, Prático da ZP-14 (Espírito Santo).

– Porthos Augusto de Lima Filho: foi chefe do Centro de Simuladores do CIAGA, 1º lugar geral – 2008, Prático da ZP-15 (Rio de Janeiro).

– Luiz Antônio Raymundo da Silva: foi encarregado dos simuladores no complexo de Mocanguê, 11º lugar geral – 2008, Prático da ZP-15 (Rio de Janeiro).

O programa constitui-se de 50 exercícios diferentes contendo os mais diversos cenários e situações que, historicamente, costumam figurar na PPO. Inicialmente, os alunos são levados a realizar exercícios básicos de shiphandling com diferentes tipos de navios. A seguir, são submetidos a manobras que, em grau crescente de dificuldade, levam o aluno a habituar-se com situações cada vez mais complexas de tráfego, comunicações, baixa visibilidade e outros fatores internos e externos. Nos dois últimos dias do treinamento, são realizados 20 exercícios, todos muito semelhantes aos utilizados na PPO do último processo seletivo. Cada aluno executa 4 provas simuladas atuando como Prático e participa das outras 16 provas alternando-se nas funções de Comandante, OOW/Navegador, Operador Radar e Timoneiro.

Para maximizar o uso do simulador como ferramenta de aprendizado, quase todo o treinamento ocorre no ambiente da simulação, inclusive os debriefings após cada corrida (“hot debriefings“). Consegue-se, assim, que os alunos aproveitem ao máximo a oportunidade de estarem em um simulador full mission para efetivamente realizarem fainas de praticagem. Adicionalmente, encerrando as atividades de cada dia de instrução, os alunos participam de uma seção de coaching, ocasião em que recebem as críticas dos instrutores em sala de aula, fora do ambiente da simulação.

Para o processo seletivo de 2012/2013, o programa foi totalmente revisto e aprimorado em função das experiências colhidas no processo seletivo anterior e das sugestões e observações trazidas por nossos ex-alunos. A equipe de instrutores brasileiros trabalhou nos EUA implementando o novo programa e treinando os experientes instrutores do MITGAS-PMI em prover aos alunos todas as ferramentas e conhecimentos de que necessitam para obterem o melhor desempenho possível na Prova Prático-Oral. Adicionalmente, a base de dados do porto do Rio de Janeiro foi atualizada com novas sondagens e com a inclusão de todos os terminais importantes da Baia da Guanabara.

Contamos, ainda, com a participação do CMG Parente na reformulação do currículo e no treinamento dos instrutores norte-americanos. O Comandante Parente foi o Chefe da Banca Examinadora da PPO-2008, tendo montado e elaborado todos os cenários, cinemáticas, fainas de praticagem e critérios de avaliação utilizados, e preparado e conduzido a equipe do simulador utilizada durante a prova. Em 2011/2012, também foi Presidente da Banca Examinadora da PPO, tendo atualizado e aperfeiçoado a metodologia do processo anteriormente empregada. Nesses dois processos seletivos, além de ter criado e implementado todos os cenários e interações utilizados nas PPO, participou de 100% das avaliações dos candidatos e conduziu e coordenou as equipes de passadiço durante as provas.

Notas

1- Sugerimos que os candidatos apenas iniciem a preparação para a Prova Prático-Oral (PPO) após terem sido aprovados na 1ª etapa (prova escrita) do PSCPP. Nossa experiência nos permite afirmar que, entre a 1ª e última etapas, haverá tempo suficiente para realizar uma preparação completa para a PPO. Por enquanto, concentre suas energias na preparação para a prova escrita! Quando for a hora, o Curso H irá orientá-lo e fornecer-lhe todas as ferramentas de que irá necessitar para realizar uma boa PPO, independentemente de suas experiências (ou de sua total inexperiência) com navios.

2- Dependendo do nível de experiência do aluno, é desejável, embora não imprescindível, que ele já possua certos conhecimentos teóricos relacionados ao planejamento de uma faina de praticagem (familiarização com o porto do Rio de Janeiro, seus principais terminais, pontos notáveis, manobras típicas e rumos básicos) quando for realizar a prática em simulador. Tais conhecimentos são fornecidos durante o Curso Passage Planning e Briefing, realizado no Rio de Janeiro.

3- Todas as informações sobre o Curso em Simulador de Manobras no MITAGS-PMI (custos, formas de pagamento, agendamento, datas de viagens, opções de hospedagem, etc.) são fornecidas pelo Curso H.

Professores

×
Resumo das experiências profissionais:

– Prático dos portos do Estado do Espírito Santo (desde 2009).
– Aprovado em primeiro lugar na prova escrita do processo seletivo de 2008. – Piloto de caça do Primeiro Esquadrão de Aviões de Interceptação e Ataque (2002 a 2008).
– Gerente de Manutenção e Logística das aeronaves de caça da Marinha, no Comando da Força Aeronaval (2008).
– Professor da cadeira de Aerodinâmica do curso de formação de Aviadores Navais (2005-2006).
– Aviador Naval, tendo-se formado após quatro anos de cursos nas Marinhas Norte-Americana e Argentina (1999 a 2002).
– Como Oficial do Corpo da Armada da Marinha do Brasil, realizou viagem de circunavegação no NE Brasil (1997) e embarcou em navios da Marinha, desempenhando várias funções a bordo e desenvolvendo sua qualificação profissional em navegação e náutica.
– Formado pelo Colégio Naval (1990) e bacharel em Ciências Navais pela Escola Naval, com especialização em sistemas de armas (1996).

Ao longo de 18 anos de carreira na Armada da Marinha do Brasil, realizou diversos cursos, dentre os quais se destacam os seguintes:
– Curso de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA, 2006);
– Curso de Estado Maior para Oficiais Intermediários (Escola de Guerra Naval, 2005);
– Curso de Preparação para Recebimento de Aeronaves (Instituto de Aeronáutica e Espaço, Centro Tecnológico da Aeronáutica, 2004), primeiro colocado;
– Qualificação de Pouso a Bordo de Porta-Aviões (USS John F. Kennedy, 2002);
– Advanced Strike Flight (Meridian NAS, US Navy, 2001-2002);
– Oral Proficiency Skills for Aviation (Defense Language Institute, Department of Defense, EUA, 2001);
– Curso Avançado de Caça e Ataque (Primera Escuadrilla Aeronaval de Ataque, Armada Argentina, 2000);
– Curso de Formação de Aviadores Navais (Escuela de Aviación Naval, Armada Argentina, 1999), primeiro colocado;
– Curso de Guerra Eletrônica para Oficiais (CAAML, 1998);
– Curso de Especialização de Armamento para Oficiais (CIAW, 1997).

Fundou o Curso H em outubro de 2010, e desde então se dedica a prover aos seus alunos a mais completa preparação para todas as etapas do processo seletivo para Praticantes de Prático.

Hercules Lima

Prático

Resumo das experiências profissionais nas áreas afins:

– Capitão–de–Mar–e–Guerra (RM1) do Corpo da Armada, Hidrógrafo.
– Curso de Aperfeiçoamento de Hidrografia para Oficiais da Marinha – 1º lugar com distinção;
– Comandante do Navio Hidrográfico “Argus” da DHN;
– Comandante do Navio Hidro-Oceanográfico “Almirante Graça Aranha” da DHN;
– Comandante do Aviso Hidrográfico “Camocim” da DHN;
– Chefe da “Comissão de Levantamentos Hidrográficos da Amazônia” (COLAM);
– Imediato, Chefe dos Departamentos de Hidrografia e Oceanografia e Encarregado de Navegação de vários navios hidrográficos e oceanográficos da DHN;
– Encarregado de Navegação do Navio-Escola “Brasil” em viagem por 28 países de quatro continentes;
– Chefe do Departamento de Instrução da DHN;
– Encarregado da Divisão de Cartografia da DHN;
– Instrutor das disciplinas Cartografia, Hidrografia, Construção da Carta Náutica e Geologia Marinha do Curso de Aperfeiçoamento de Hidrografia para Oficiais da Marinha;
– Autor do livro “Capitão Amador – Navegação Segura em Cruzeiros de Alto-mar”, recomendado pela Marinha para a prova de Capitão-Amador.
– Professor das matérias Meteorologia, Oceanografia, Navegação em Águas Restritas, Publicações da DHN, Comunicações, Manobras de Navios, Sinalização Náutica e Gerenciamento de Passadiço para concursos para Praticante de Prático.
– Professor de cursos de preparação para Capitão-Amador e Mestre-Amador, Meteorologia, Oceanografia, Planejamento de Cruzeiro Oceânico, Navegação Eletrônica e Navegação Astronômica.
– Professor de aulas práticas de utilização de aparelhos eletrônicos de navegação (radar, AIS, GPS e ecobatímetro).

Jaime Felipe

Capitão–de–Mar–e–Guerra

Resumo das experiências profissionais nas áreas afins:

Engenheiro da Computação e Matemático.
Ex-aluno do Curso H.

Resumo das experiências profissionais:

– Petrobras CENPES, pesquisador na área de detecção de vazamentos (escoamento confinado), 2012 a 2014;
– WesternGeco Schlumberger, trabalhando embarcado com serviços de sísmica;
– Curso Elite, professor de matemática, Porto Alegre, 2003;
– Curso Mauá, professor de matemática, Porto Alegre, 2000 a 2003.

Formação acadêmica:

– Engenharia da computação, IME, Rio de Janeiro, 2004 a 2008;
– Matemática, UFRGS, Porto Alegre, 2000 a 2003.

Thyago Kufner

Engenheiro e Matemático

Resumo das experiências profissionais:

Nicolas Klachquin

Professor

Resumo das experiências profissionais:

– Mais de 10 anos de experiência em telecomunicações, tendo trabalhado como Engenheiro e Gerente de Projetos para as empresas Vivo e Nextel, no Brasil, e para a Kordia Solutions, na Austrália, durante 5 anos.
– Gerente de Projetos de logística de medicamentos na Luft Logistics.

Formação acadêmica:

– MBA em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios (FVG – SP);
– Engenheiro Eletricista pela Universidade Federal da Bahia (UFBA);
– Curso de Especialização em Telecomunicações (UFBA);
– Engenheiro de Áudio pela Escola de Engenharia de Áudio (SAE), Brisbane, Austrália;
– Capitão Amador.

Ex-aluno do Curso H.

Pablo Zuniga

Engenheiro Elétrico

Formação Acadêmica:

Bacharel em Análise de Sistemas – 2007 – Universidade Estácio de Sá
Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos – COPPEAD / UFRJ (2009)

Paulo Freitas

Analista de Sistemas

Resumo das experiências profissionais:

– Mais de 20 anos de experiência em consultoria nas áreas de gerenciamento de projeto, tecnologia da informação e desenvolvimento de sistemas.
– Atuou como consultor em projetos nos EUA, Panamá e Chile e no gerenciamento de TI de empresas nos EUA, tendo residido neste país por mais de 10 anos.
– Atuou como consultor da Marinha do Brasil em Washington-DC (CNBW) por um período de 2 anos.
– Atualmente, é consultor do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

Formação acadêmica:

– Masters of Science Degree in Information and Telecommunication Systems, Johns Hopkins University, Baltimore – Maryland, USA, 1999.
– Bachelor of Arts Degree in Computer Information and Systems Science, University of the District of Columbia, Washington DC, USA, 1993.
– Associate of Arts Degree in Information Systems, Montgomery College, Rockville – Maryland, USA, 1991.

Ex-aluno do Curso H.

Jorge Mendes

Engenheiro de Sistemas

Formação Acadêmica:

Bacharelato em Oceanografia – UERJ – incompleto.
Bacharelato em Engenharia de Recursos Hídricos e do Meio Ambiente – UFF – Graduado em 2015 com foco em meteorologia sinótica da América do Sul e mudanças climáticas.

Resumo das experiências profissionais:

Lachmann – 2009 a 2011 – Agente Marítimo (visitador de navios).
Tide Maritime – 2011 a 2014 – Mesa de operações e atuação na área comercial como broker de navios CPP e DPP.
Curso H – Início em 2016.

Diego Soares

Engenheiro de Recursos Hídricos

O Capitão-de mar-e-guerra Paulo Roberto Valgas Lobo é autor do livro “Meteorologia e Oceanografia – Usuário Navegante”, adotado na bibliografia oficial para o Processo Seletivo para Praticantes de Prático (1ª edição: 1999, 2ª edição: 2007), e do livro de Meteorologia e Oceanografia para Ensino à Distância (2008).

Qualificações acadêmicas:

– Curso de graduação na Escola Naval (1959 a 1961);
– Curso de Aperfeiçoamento em Hidrografia e Navegação – DHN (1964);
– Mestrado em Meteorologia – INPE (1978 a 1981);
– Doutorado em Política e Estratégia Marítima – EGN (1988);
– Curso de Especialização em Previsão do Tempo e do Clima – UFRJ (1995);
– Curso de pós-graduação em Metodologia do Ensino Superior – UERJ (1998);
– Oceanógrafo (lei 11.760, de 31 de julho de 2008).

Experiências profissionais:

– Professor de Meteorologia e Oceanografia do Ensino Profissional Marítimo no CIAGA, desde 1995.
– Professor de Navegação, Meteorologia e Oceanografia na Escola Naval, de 1968 a 1971, e de 1999 a 2001;
– Comandante do Navio Hidro-Oceanográfico Canopus, 1986;
– Vice-Diretor do Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira, 1987;
– Vice-Diretor da Escola Naval, de 1989 a 1990.

Valgas Lobo

Capitão–de–Mar–e–Guerra

Prático da ZP-14 (Vitória), aprovado no Processo Seletivo para Praticantes de Prático de 2012/2013.
Capitão-de-Fragata (FN) da Marinha do Brasil.
Ex-aluno do Curso H.

Resumo das experiências profissionais:

– Comando da Companhia de Comunicações de Fuzileiros Navais;
– Instrutor do Curso de Aperfeiçoamento para Oficiais Fuzileiros Navais;
– Instrutor da Escola Naval;
– Oficial de Intercâmbio na Second Marine Division, United States Marine Corp – Marine Corp Base Camp Lejeune – NC – USA (2007/2008).

Formação acadêmica e principais cursos:

– Colégio Naval (1980 a 1982);
– Escola Naval (1983 a 1986);
– Curso Especial de Comunicações para Oficiais;
– Curso de Aperfeiçoamento para Oficiais;
– Curso de Inteligência para Oficiais;
– Curso de Especialização em Operações Anfíbias, Espanha;
– Curso Expedito de Operações Militares em Área Urbana, Inglaterra;
– Curso de Armamento Antiaéreo, Exército Brasileiro;
– Curso de Comando e Estado Maior para Oficiais, Escola de Guerra Naval;
– MBA de Gestão Empresarial pelo COPPEAD.

Evandro D’Aquino

Prático

Aprovado no Processo Seletivo para Praticantes de Prático de 2012/2013 para a ZP-14 (Vitória);
Capitão-de-Corveta da Marinha do Brasil;
Engenheiro Naval;
Ex-aluno do Curso H.

Resumo profissional e acadêmico:

– Formado pelo Colégio Naval (1991);
– Bacharel em Ciências Navais pela Escola Naval, com especialização em eletrônica (1997);
– Realizou viagem de circunavegação no Navio-Escola Brasil (1998);
– Embarque na Corveta Inhaúma (1999);
– Formado em Engenharia Elétrica com ênfase em Computação pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, POLI-USP (2003).

Guido Botto

Prático

Aprovado no Processo Seletivo para Praticantes de Prático de 2012/2013.
Primeiro-Tenente da Marinha do Brasil.
Ex-aluno do Curso H.

Resumo das experiências profissionais:

– Embarcou em diversos navios da Marinha do Brasil e de Marinhas estrangeiras, ao longo de mais de 11 anos de carreira naval;
– Realizou viagem circunavegação no Navio-Escola Brasil (2009);
– Trabalhos na área de operações de inteligência e segurança na Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável (CNUDS RIO+20), no Rio de Janeiro (2012);
– Intérprete e agente de ligação com a Royal Navy em operação conjunta das Marinhas do Brasil e Britânica (Passex Ocean), a bordo do navio HMS Ocean (2010);
– Diversas atuações como instrutor, na Marinha do Brasil e em instituições civis.

Formação acadêmica e principais cursos:

– Bacharel em Ciências Navais pela Escola Naval da Marinha do Brasil (2009);
– FA Basic Officer Leadership Course (Curso de Liderança para Oficiais do Exército Americano), graduado com honras de distinção (Distinguished Honor Graduate), Escola de Fort Sill, Oklahoma, EUA (2011);
– Brazilian Maritime Pilot Training, MITAGS & CURSO H, Baltimore, EUA (2013);
– Domínio dos idiomas inglês, francês e espanhol.

Paulo Torres

Prático

Aprovado no Processo Seletivo para Praticantes de Prático de 2012/2013 para a ZP-14 (Vitória).
Capitão-Tenente do Corpo da Armada da Marinha do Brasil, Hidrógrafo.
Ex-aluno do Curso H.

Resumo das experiências profissionais:

– Oficial do Centro de Hidrografia da Marinha, DHN (2014);
– Oficial de Manobra, Encarregado de Navegação e Encarregado da Divisão de Hidroceanografia do Navio Hidro-Oceanográfico Faroleiro “Almirante Graça Aranha” (DHN, 2012 a 2014);
– Embarque no Navio “Pará”, tendo navegado pelo Rio Amazonas e seus afluentes (2009 e 2010);
– Realizou viagem de circunavegação no “Navio-Escola Brasil” (2008);
– Monitor de navegação e manobra do navio de instrução “Guarda-Marinha Brito” (2007).

Formação acadêmica e principais cursos:

– Maritime Pilot Training – Mitags & Curso H, EUA (2013);
– Curso de Aperfeiçoamento de Hidrografia para Oficiais da Marinha (DHN, 2011);
– Escola Naval (2004 a 2007).

Raphael Sobreira

Prático

Aprovado no Processo Seletivo para Praticantes de Prático de 2012/2013 para a ZP-15 (Rio de Janeiro).
Capitão-de-Fragata da Marinha do Brasil e Capitão de Longo Curso da Marinha Mercante.
Ex-aluno do Curso H.

Resumo profissional e acadêmico:

– Ao longo da sua carreira na Marinha do Brasil, passou mais de 15 anos embarcado em navios de guerra;
– Instrutor do CIAGA em Manobra de Navio, Navegação Eletrônica e Navegação Astronômica;
– Mestrado em Ciências Navais;
– MBA em Gestão Empresarial, COPPEAD-UFRJ;
– Curso de Altos Estudos Militares, Escola de Guerra Naval;
– Curso de Estado Mayor de la Academia de Guerra de Naval de Chile.

Renato Kopezynski

Prático

– Nativo da língua inglesa, com doze anos de experiência no ensino de inglês, tendo lecionado em diversos países, dentre eles África do Sul, Brasil, Chile, Inglaterra e Angola.
– Graduado em Inglês e em Direito, é autor de diversos cursos de especialização, tais como: “Inglês para Pilotos da Aviação”, “Inglês para Comissários”, “Inglês para Praticagem” e “Inglês para Advogados”.

Informações adicionais:

– Proprietário da Global Aviation English e autor do maior Curso de Inglês online para aviação do mundo.
– Qualificação TEFL; e
– Autor de dez aplicativos para celular relacionados ao ensino de inglês.

Damon Freeman

Professor de Inglês

Prático dos Portos do Estado de São Paulo desde 2011.
Sétimo lugar geral no Processo Seletivo de 2011, somando 19 pontos na Prova Prático-Oral.
Graduado em Comércio Exterior pela Universidade Presbiteriana Mackenzie – SP (2005).
Capitão Amador.
Aluno da primeira turma do Curso H.

Caio Frare

Prático

Resumo das experiências profissionais:

- Técnico em Eletrônica;
- Piloto de aviões e planadores;
- Oficial da reserva de infantaria da FAB;
- Capitão Amador;
- Engenheiro Aeronáutico formado pelo ITA, com experiência em aerodinâmica, energia eólica e segurança de aeronaves.

Tomaz Cavalcante

Engenheiro Aeronáutico