• Preparação 360
  • Cursos
    • Preparatórios para Prova Escrita
      • Curso Regular
      • Curso de Exercícios com Abordagem Teórica
      • Curso Básico
      • Banco de Questões
      • Sistema H Quest
      • Programa de Coaching
      • Curso Planejamento Portuário
      • Shiphandling e Passadiço em Simulador
      • Simulados
      • Simulados Comentados
      • Turmas Especiais de Exercícios
      • Preparatório para Praticagem
    • Preparatórios para Prova Prático-Oral
      • Passage Plannig & Briefing
  • O Curso H
    • Sobre o Curso H
    • Programas de Descontos
    • Amigo Indica
    • Nossos Resultados
    • Depoimentos
    • Trabalhe Conosco
    • Contato
  • A Profissão
    • Sobre Práticos e Praticagem
    • Sobre o Processo Seletivo para Praticantes de Prático (PSCPP)
    • Dúvidas Frequentes
    • Dicas Úteis
  • Blog
  • Nossas Lives
  • Fórum
  • Área do Aluno
Menu
  • Preparação 360
  • Cursos
    • Preparatórios para Prova Escrita
      • Curso Regular
      • Curso de Exercícios com Abordagem Teórica
      • Curso Básico
      • Banco de Questões
      • Sistema H Quest
      • Programa de Coaching
      • Curso Planejamento Portuário
      • Shiphandling e Passadiço em Simulador
      • Simulados
      • Simulados Comentados
      • Turmas Especiais de Exercícios
      • Preparatório para Praticagem
    • Preparatórios para Prova Prático-Oral
      • Passage Plannig & Briefing
  • O Curso H
    • Sobre o Curso H
    • Programas de Descontos
    • Amigo Indica
    • Nossos Resultados
    • Depoimentos
    • Trabalhe Conosco
    • Contato
  • A Profissão
    • Sobre Práticos e Praticagem
    • Sobre o Processo Seletivo para Praticantes de Prático (PSCPP)
    • Dúvidas Frequentes
    • Dicas Úteis
  • Blog
  • Nossas Lives
  • Fórum
  • Área do Aluno

A importância estratégica do Porto de Mucuripe, em Fortaleza

Início Blog A importância estratégica do Porto de Mucuripe, em Fortaleza
  • Curso H
  • 23 de abril de 2019
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

 

Destino obrigatório para quem quer conhecer as belezas do Nordeste, Fortaleza tem hoje 13 Práticos de Navios

Uma das cidades mais procuradas por turistas no Nordeste, Fortaleza é também parte de uma Zona de Praticagem (ZP) relevante, cobiçada pelos candidatos à praticagem que almejam comandar as manobras das embarcações que chegam ou partem do Porto de Mucuripe. Sua localização estratégica, próximo aos mercados da América do Norte e da Europa, garante ao ancoradouro o movimento de embarcações: há linhas regulares destinadas aos portos dos Estados Unidos, do Canadá, da América Central, do Caribe e da África, além de itinerários para outros portos brasileiros através da navegação de cabotagem. Atualmente, a ZP tem um efetivo de 13 Práticos, que também atendem aos navios que fazem escala no Porto do Pecém, ao norte do estado.

O Porto de Mucuripe, que teve construção iniciada em 1939, substituiu o antigo ancoradouro de Fortaleza, que ficava na região central da cidade. Foram necessários 13 anos para que o primeiro trecho do cais, de 426 metros, e os dois armazéns ficassem prontos, o que permitiu que as primeiras operações fossem iniciadas. Em 1968, o porto de Mucuripe inaugurou o seu quarto armazém, a estação de passageiros e teve o seu cais prolongado. Em 1980, foi lançado o cais pesqueiro e, em 1982, o píer petroleiro.

Desde 2007, o ancoradouro vem passando por obras de modernização, como a construção da cortina de contenção do cais comercial e a derrocagem de aprofundamento, visando permitir a atracação de navios de maior porte e calado. Entre os principais produtos movimentados pelo porto estão castanha de caju, cera de carnaúba, metal, tecidos, frutas, trigo, malte, lubrificantes, combustíveis e derivados de petróleo.

Segundo a Companhia Docas do Ceará, para 2019, a expectativa é aumentar em até 10% a movimentação de mercadoria, levando em consideração também a liberação e alfandegamento do berço 106, mais um instrumento para atracação de navios e mais espaço para armazenamento de cargas.

Cabe ressaltar ainda a importância histórica da região onde está o porto de Fortaleza. Pesquisas defendem a tese de que foi em Mucuripe que chegou o navegador espanhol Vicente Pinzón, em janeiro de 1500, no que pode ter sido o desembarque do primeiro europeu no Brasil (três meses antes de Cabral). A região, um símbolo do Ceará, já foi imortalizada em canções de Fagner e Belchior.

Pertinho de Mucuripe estão também a Ponte dos Ingleses e o Parque do Cocó, que valem uma visita, além da Praia do Futuro. As praias e o forró são, para os turistas, o tempero de Fortaleza nos momentos de folga.

O Porto de Mucuripe em detalhes

Estrutura: Cais comercial com 1.116 metros de extensão e 20 metros de largura; píer petroleiro com uma plataforma de dois berços de 13 metros de profundidade; cais pesqueiro com 210 metros de extensão, 20 metros de largura e profundidade variável de 3 a 5 metros; e uma área de estocagem com cinco armazéns de 6.000m² cada.

Equipamentos: Um guindaste MHC Gottwald HMK 6407; um guindaste MHC Liebherr 400; empilhadeiras reach stackers e top loader; um guindaste Canguru; e dois descarregadores mecânicos de grãos.

Cargas predominantes: Trigo, coque de petróleo, enxofre, malte, gasolina, diesel, gás liquefeito de petróleo, petróleo, querosene de aviação, betume de petróleo, cimento, trilhos, arroz, aço e frutas.

Praticagem: Ceará Marine Pilots e Ceará State Pilots.

Foto de Capa: Por Otávio Nogueira from Fortaleza, BR – Feriado no Porto do Mucuripe – CE, CC BY 2.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=58371819

PrevParabéns, Marinheiros!
Carreira de Prático: conheça a história de Kelly GreicyNext

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Depoimento Recente

Leando Caliento
Prático da ZP-21

O Curso Regular foi fundamental para minha aprovação. O fato do Hércules ter passado em 1º lugar no concurso, e de conhecer a dinâmica do processo como um todo, o ajuda a ensinar os alunos onde focar os estudos e onde não perder tempo. Particularmente, isso me ajudou muito, uma vez que eu não tinha experiência no meio marítimo.

Roberto Ermel
Prático da ZP-01

Cada centavo que gastei no Curso Regular foi muito bem investido com vocês. Obrigado por tudo! Agora vamos nós encontrar nos cursos de atualização para Práticos. ZP 1, aí vou eu!

  • Curso H
  • 23 de abril de 2019

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

logo-cursoh-white.png
Receba informações e atualizações sobre a Praticagem e sobre os nossos cursos.
 
Fale Conosco
Política de Privacidade
Facebook-f Youtube Linkedin-in Instagram Tiktok Spotify

Av. Olegário Maciel 531, Sala 346

Barra da Tijuca, Rio de Janeiro – RJ
CEP: 22621-200

WhatsApp: 21 988433017
Telefone: 21 3903-0242

Mantenha-se Informado!

Receba informações e atualizações sobre a Praticagem e sobre os nossos cursos.

    © 2010 – 2023 Curso H – Todos os direitos reservados.

    Mantenha-se Informado!

    Receba informações e atualizações sobre a Praticagem e sobre os nossos cursos.

      • Facebook
      • YouTube
      • Linkedin
      • Instagram
      logo-cursoh-white.png

      © 2010 – 2023 Curso H – Todos os direitos reservados.

      🍪 Esse site usa cookies
      Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.
      Configuração de CookiesACEITAR
      Manage consent

      Privacy Overview

      This website uses cookies to improve your experience while you navigate through the website. Out of these, the cookies that are categorized as necessary are stored on your browser as they are essential for the working of basic functionalities of the website. We also use third-party cookies that help us analyze and understand how you use this website. These cookies will be stored in your browser only with your consent. You also have the option to opt-out of these cookies. But opting out of some of these cookies may affect your browsing experience.
      Necessary
      Sempre ativado
      Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. This category only includes cookies that ensures basic functionalities and security features of the website. These cookies do not store any personal information.
      Non-necessary
      Any cookies that may not be particularly necessary for the website to function and is used specifically to collect user personal data via analytics, ads, other embedded contents are termed as non-necessary cookies. It is mandatory to procure user consent prior to running these cookies on your website.
      SALVAR E ACEITAR
      Hercules Lima

      Resumo das experiências profissionais:
      – Prático dos portos do Estado do Espírito Santo (desde 2009).
      – Aprovado em primeiro lugar na prova escrita do processo seletivo de 2008.
      – Piloto de caça do Primeiro Esquadrão de Aviões de Interceptação e Ataque (2002 a 2008).
      – Gerente de Manutenção e Logística das aeronaves de caça da Marinha, no Comando da Força Aeronaval (2008).
      – Professor da cadeira de Aerodinâmica do curso de formação de Aviadores Navais (2005-2006).
      – Aviador Naval, tendo-se formado após quatro anos de cursos nas Marinhas Norte-Americana e Argentina (1999 a 2002).
      – Como Oficial do Corpo da Armada da Marinha do Brasil, realizou viagem de circunavegação no NE Brasil (1997) e embarcou em navios da Marinha, desempenhando várias funções a bordo e desenvolvendo sua qualificação profissional em navegação e náutica.
      – Formado pelo Colégio Naval (1990) e bacharel em Ciências Navais pela Escola Naval, com especialização em sistemas de armas (1996).

      Ao longo de 18 anos de carreira na Armada da Marinha do Brasil, realizou diversos cursos, dentre os quais se destacam os seguintes:
      – Curso de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA, 2006);
      – Curso de Estado Maior para Oficiais Intermediários (Escola de Guerra Naval, 2005);
      – Curso de Preparação para Recebimento de Aeronaves (Instituto de Aeronáutica e Espaço, Centro Tecnológico da Aeronáutica, 2004), primeiro colocado;
      – Qualificação de Pouso a Bordo de Porta-Aviões (USS John F. Kennedy, 2002);
      – Advanced Strike Flight (Meridian NAS, US Navy, 2001-2002);
      – Oral Proficiency Skills for Aviation (Defense Language Institute, Department of Defense, EUA, 2001);
      – Curso Avançado de Caça e Ataque (Primera Escuadrilla Aeronaval de Ataque, Armada Argentina, 2000);
      – Curso de Formação de Aviadores Navais (Escuela de Aviación Naval, Armada Argentina, 1999), primeiro colocado;
      – Curso de Guerra Eletrônica para Oficiais (CAAML, 1998);
      – Curso de Especialização de Armamento para Oficiais (CIAW, 1997).

      Fundou o Curso H em outubro de 2010, e desde então se dedica a prover aos seus alunos a mais completa preparação para todas as etapas do processo seletivo para Praticantes de Prático.

      Pressione a tecla ESC para fechar a pesquisa