Mestre-Amador ou Capitão-Amador? Muitos profissionais oriundos de atividades que não têm nenhuma relação com o mar e que pretendem prestar o concurso para prático de navios se perguntam qual dessas habilitações é preciso obter antes de se candidatar ao processo seletivo. Até o último concurso, a Marinha cobrava apenas a adesão à categoria de Mestre-Amador. Mas diante dos maiores níveis de especialização exigidos em outros países e da procura cada vez maior pela carreira de prático no Brasil, aventa-se a possibilidade de que, no próximo processo seletivo, já seja exigida a habilitação de Capitão-Amador. Na dúvida, quem está estudando para o concurso prefere seguir a máxima “o seguro morreu de velho”, e preparar-se para se tornar Capitão-Amador antes de sair o próximo edital. Afinal, como a Marinha só aplica esta prova duas vezes por ano, no momento em que o processo seletivo para prático for aberto o candidato poderá não ter tempo de se habilitar.
Este é o nível mais elevado entre as habilitações concedidas a amadores pela Marinha para a pilotagem de embarcações. Enquanto o Arrais-Amador só pode trafegar em áreas abrigadas e o Mestre-Amador só está apto para a navegação costeira, o Capitão-Amador tem permissão para pilotar embarcações em mar aberto, mundo afora, a qualquer distância do litoral. Para isso, ele precisa ter conhecimentos mais aprofundados do que os amadores das outras duas categorias e, portanto, tem de estudar mais para a prova.
Mestre ou Capitão, quando começar a se preparar?
Uma estratégia comum (e muito equivocada) observada entre candidatos consiste em primeiro tirar as habilitações de Mestre e Capitão Amador, para só então começar os estudos para Praticante de Prático. “Essa estratégia não faz o menor sentido”, observa Hercules Lima, Prático e fundador do Curso H. Em sua visão, os estudos para Prático devem iniciar no instante em que o sujeito toma a decisão de que quer se tornar Prático. Já as habilitações de Mestre e Capitão podem ser obtidas com tranquilidade durante a preparação para o processo seletivo. “Fazer o contrário seria uma inversão de prioridades, um desvio de foco com consequência importante no tempo necessário para se alcançar um patamar competitivo no concurso para Prático”, complementa Hercules.
Capitão-Amador: as vantagens da habilitação
Quem estuda para a prova de Capitão-Amador ganha a vantagem de entrar em contato, mais cedo do que os outros concorrentes, com assuntos que caem na prova para prático. “Muitos dos temas estudados para a prova de Capitão-Amador também são exigidos para quem quer uma vaga como prático. Ao fazer o curso preparatório para obter a habilitação, o candidato já vai se familiarizando com o universo que terá de conhecer para se tornar praticante de prático”, explica o Capitão de Mar-e-Guerra e hidrógrafo Jaime Roberto da Costa Felipe, que comanda o curso de 120 vídeo-aulas do Curso H para quem quer se habilitar como Capitão-Amador e é autor do livro “Capitão-Amador – Navegação Segura em Cruzeiros de Alto Mar”, incluído na bibliografia indispensável para quem deseja obter a habilitação e admirado por amantes da navegação.
Capitão-Amador deve ter domínio de Meteorologia, equipamentos e sobrevivência
As provas para Capitão-Amador normalmente ocorrem duas vezes por ano, em abril e outubro. Elas são preparadas pelo Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA), no Rio de Janeiro. Trata-se de uma avaliação teórica com quatro horas de duração, com perguntas – todas elas de múltipla escolha – sobre meteorologia, oceanografia, navegação astronômica, comunicações, sobrevivência em alto mar e estabilidade de embarcações, entre outros temas. O candidato também deve comprovar domínio sobre alguns equipamentos comuns em navios, como radares, GPS, AIS e ecobatímetro.
Jaime recomenda que o candidato comece a estudar para Capitão com pelo menos quatro meses de antecedência, e dá outras dicas. “Nosso índice de aprovação nessas provas é altíssimo. Basta que o candidato, independentemente de sua formação original, se dedique aos estudos. Para quem se aplica, as chances são enormes”, garante Jaime.
No site do Curso H, o candidato poderá encontrar a bibliografia recomendada para quem quer se tornar Capitão-Amador, e também poderá tirar suas dúvidas sobre o curso. Que tal começar já?
8 respostas
Bom dia, moro em Imbituba/SC e gostaria de saber informações sobre curso preparatório para capitão amador.
Grato.
Att,
Marcelo Casagrande.
Bom dia, Marcelo. Tudo bem?
Para mais informações sobre esse curso, entre em contato contato conosco via WhatsApp: https://api.whatsapp.com/send?phone=552139030242&text=Ol%C3%A1
Ou, se preferir, veja mais detalhes neste link: https://cursoh.com.br/preparatorio-para-os-exames-de-mestre-e-capitao-amador/
Atenciosamente.
quero o curso de capitao
Tentamos contato sem sucesso, Gilcimar!
Gostaria de mais detalhes sobre o curso de capitão amador
Sem problema, Renato! Entraremos em contato.
Eu quero sim…esse e o meu Objetivo
GOSTARIA DE SER CAPITÃO AMADOR E GOSTARIA DE FAZER O CURSO PARA PODER PRESTAR O CONCURSO.