• Preparação 360
  • Cursos
    • Preparatórios para Prova Escrita
      • Curso Regular
      • Curso de Exercícios com Abordagem Teórica
      • Curso Básico
      • Banco de Questões
      • Sistema H Quest
      • Programa de Coaching
      • Curso Planejamento Portuário
      • Shiphandling e Passadiço em Simulador
      • Simulados
      • Simulados Comentados
      • Turmas Especiais de Exercícios
      • Preparatório para Praticagem
    • Preparatórios para Prova Prático-Oral
      • Passage Plannig & Briefing
  • O Curso H
    • Sobre o Curso H
    • Programas de Descontos
    • Amigo Indica
    • Nossos Resultados
    • Depoimentos
    • Trabalhe Conosco
    • Contato
  • A Profissão
    • Sobre Práticos e Praticagem
    • Sobre o Processo Seletivo para Praticantes de Prático (PSCPP)
    • Dúvidas Frequentes
    • Dicas Úteis
  • Blog
  • Nossas Lives
  • Fórum
  • Área do Aluno
Menu
  • Preparação 360
  • Cursos
    • Preparatórios para Prova Escrita
      • Curso Regular
      • Curso de Exercícios com Abordagem Teórica
      • Curso Básico
      • Banco de Questões
      • Sistema H Quest
      • Programa de Coaching
      • Curso Planejamento Portuário
      • Shiphandling e Passadiço em Simulador
      • Simulados
      • Simulados Comentados
      • Turmas Especiais de Exercícios
      • Preparatório para Praticagem
    • Preparatórios para Prova Prático-Oral
      • Passage Plannig & Briefing
  • O Curso H
    • Sobre o Curso H
    • Programas de Descontos
    • Amigo Indica
    • Nossos Resultados
    • Depoimentos
    • Trabalhe Conosco
    • Contato
  • A Profissão
    • Sobre Práticos e Praticagem
    • Sobre o Processo Seletivo para Praticantes de Prático (PSCPP)
    • Dúvidas Frequentes
    • Dicas Úteis
  • Blog
  • Nossas Lives
  • Fórum
  • Área do Aluno

Pesquisa – Custo x benefício da Praticagem

Início Blog Pesquisa – Custo x benefício da Praticagem
  • Curso H
  • 6 de agosto de 2019
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Caros entusiastas da Praticagem no Brasil e no mundo,

Temos dados importantíssimos para compartilhar com vocês! Trata-se de uma pesquisa muito interessante realizada no Canadá pela empresa Transportation Economics & Management Systems.

Intitulada “Marine Pilotage in Canada: A Cost Benefit Analysis” -, a pesquisa teve como objetivo aferir com precisão os benefícios econômicos da atividade de praticagem para o país. Para quem se interessa ou trabalha no setor, os dados obtidos são de valor inestimável, e o resultado foi surpreendente!

Sobre a Praticagem no Canadá e a metodologia empregada

A Praticagem no Canadá segue um modelo muito semelhante ao existente aqui no Brasil, onde cada região portuária é atendida por uma cooperativa privada de Práticos certificados pelo Estado.

Em que pese o valor de uma navegação marítima segura e eficiente ser de fácil compreensão do ponto de vista qualitativo, nunca havia sido feita uma pesquisa desta magnitude para avaliar o benefício econômico completo da atividade e compará-lo com o seu custo. Com a ajuda da Praticagem local, os pesquisadores calcularam o valor acumulado dos preços cobrados pelos serviços no ano de 2014 e compararam com o valor acumulado de diversos fatores e externalidades associadas à atividade.

A metodologia usada partiu da abordagem padrão aplicada por economistas para determinar a relação custo x benefício não só no setor de transportes, mas na economia como um todo. O grande diferencial, neste caso, foi o rigor científico adotado para encontrar valores precisos envolvendo a eficiência e a segurança do transporte. Para tal, elementos como o custo estimado de desastres ambientais foram definidos com base em eventos reais, um dado comparativo que não existia anteriormente. Os pesquisadores também levantaram dados reais sobre a segurança do tráfego em regiões portuárias com e sem Práticos ativos, buscando entender as variações da probabilidade de ocorrência de acidentes nesses contextos.

Resultados da pesquisa

A pesquisa apresentou constatações surpreendentes não somente quanto à segurança da navegação, mas conseguiu também quantificar a produtividade da atividade de praticagem. As principais conclusões são resumidas a seguir:

1 – O resultado final mostrou que o custo x benefício médio proporcionado pelo serviço de Praticagem é de 21,9 para 1, o que significa que a cada 1 dólar investindo na Praticagem, 21,9 retornam para a sociedade. O benefício econômico total calculado para o Canadá foi superior a $4,5 bilhões de dólares ao ano. 

2 – Sobre a segurança da navegação, concluiu que a Praticagem é decisiva na prevenção de acidentes, reduzindo drasticamente os riscos. Os acidentes são um problema particularmente sério e custoso quando envolvem petroleiros: em apenas um acidente, o dano potencial pode somar $10 bilhões de dólares.

3 – Quanto à questão da produtividade, ficou provado que os Práticos são decisivos para um desempenho otimizado e de excelência dos recursos disponíveis, inclusive desenvolvendo técnicas inovadoras de navegação quando necessário. Tais inovações ampliaram não só o período de atividade dos portos canadenses, mas também a possibilidade de atracação de navios maiores em vários portos, fator que melhorou consideravelmente a competitividade local. O benefício direto para embarcações de maior porte chega a $341.000 dólares por navio.

Artigo completo para download (Inglês e Português)

Quer ler o artigo completo? Abaixo você confere links para o artigo original em inglês, e outro traduzido para o português pelo CONAPRA (Conselho Nacional de Praticagem):

ARTIGO ORIGINAL EM INGLÊS

ARTIGO TRADUZIDO PELO CONAPRA
.
.
.

ebook-manual-do-concurseiro

  • prático de navios
PrevUma conversa sobre investimento
Entrevista com Prático – Bernardo RamosNext

2 respostas

  1. Marcos Antonio da Rocha Araújo disse:
    17 de junho de 2020 às 3:18 pm

    Muito bom os temas e a abordagem. Já estou ansioso por novos assuntos.

    Responder
    1. Curso H disse:
      19 de junho de 2020 às 11:32 am

      Obrigado pelo feedback, Marcos!

      Responder

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Depoimento Recente

Leando Caliento
Prático da ZP-21

O Curso Regular foi fundamental para minha aprovação. O fato do Hércules ter passado em 1º lugar no concurso, e de conhecer a dinâmica do processo como um todo, o ajuda a ensinar os alunos onde focar os estudos e onde não perder tempo. Particularmente, isso me ajudou muito, uma vez que eu não tinha experiência no meio marítimo.

Roberto Ermel
Prático da ZP-01

Cada centavo que gastei no Curso Regular foi muito bem investido com vocês. Obrigado por tudo! Agora vamos nós encontrar nos cursos de atualização para Práticos. ZP 1, aí vou eu!

  • Curso H
  • 6 de agosto de 2019

2 respostas

  1. Marcos Antonio da Rocha Araújo disse:
    17 de junho de 2020 às 3:18 pm

    Muito bom os temas e a abordagem. Já estou ansioso por novos assuntos.

    Responder
    1. Curso H disse:
      19 de junho de 2020 às 11:32 am

      Obrigado pelo feedback, Marcos!

      Responder

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

logo-cursoh-white.png
Receba informações e atualizações sobre a Praticagem e sobre os nossos cursos.
 
Fale Conosco
Política de Privacidade
Facebook-f Youtube Linkedin-in Instagram Tiktok Spotify

Av. Olegário Maciel 531, Sala 346

Barra da Tijuca, Rio de Janeiro – RJ
CEP: 22621-200

WhatsApp: 21 988433017
Telefone: 21 3903-0242

Mantenha-se Informado!

Receba informações e atualizações sobre a Praticagem e sobre os nossos cursos.

    © 2010 – 2023 Curso H – Todos os direitos reservados.

    Mantenha-se Informado!

    Receba informações e atualizações sobre a Praticagem e sobre os nossos cursos.

      • Facebook
      • YouTube
      • Linkedin
      • Instagram
      logo-cursoh-white.png

      © 2010 – 2023 Curso H – Todos os direitos reservados.

      🍪 Esse site usa cookies
      Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.
      Configuração de CookiesACEITAR
      Manage consent

      Privacy Overview

      This website uses cookies to improve your experience while you navigate through the website. Out of these, the cookies that are categorized as necessary are stored on your browser as they are essential for the working of basic functionalities of the website. We also use third-party cookies that help us analyze and understand how you use this website. These cookies will be stored in your browser only with your consent. You also have the option to opt-out of these cookies. But opting out of some of these cookies may affect your browsing experience.
      Necessary
      Sempre ativado
      Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. This category only includes cookies that ensures basic functionalities and security features of the website. These cookies do not store any personal information.
      Non-necessary
      Any cookies that may not be particularly necessary for the website to function and is used specifically to collect user personal data via analytics, ads, other embedded contents are termed as non-necessary cookies. It is mandatory to procure user consent prior to running these cookies on your website.
      SALVAR E ACEITAR
      Hercules Lima

      Resumo das experiências profissionais:
      – Prático dos portos do Estado do Espírito Santo (desde 2009).
      – Aprovado em primeiro lugar na prova escrita do processo seletivo de 2008.
      – Piloto de caça do Primeiro Esquadrão de Aviões de Interceptação e Ataque (2002 a 2008).
      – Gerente de Manutenção e Logística das aeronaves de caça da Marinha, no Comando da Força Aeronaval (2008).
      – Professor da cadeira de Aerodinâmica do curso de formação de Aviadores Navais (2005-2006).
      – Aviador Naval, tendo-se formado após quatro anos de cursos nas Marinhas Norte-Americana e Argentina (1999 a 2002).
      – Como Oficial do Corpo da Armada da Marinha do Brasil, realizou viagem de circunavegação no NE Brasil (1997) e embarcou em navios da Marinha, desempenhando várias funções a bordo e desenvolvendo sua qualificação profissional em navegação e náutica.
      – Formado pelo Colégio Naval (1990) e bacharel em Ciências Navais pela Escola Naval, com especialização em sistemas de armas (1996).

      Ao longo de 18 anos de carreira na Armada da Marinha do Brasil, realizou diversos cursos, dentre os quais se destacam os seguintes:
      – Curso de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA, 2006);
      – Curso de Estado Maior para Oficiais Intermediários (Escola de Guerra Naval, 2005);
      – Curso de Preparação para Recebimento de Aeronaves (Instituto de Aeronáutica e Espaço, Centro Tecnológico da Aeronáutica, 2004), primeiro colocado;
      – Qualificação de Pouso a Bordo de Porta-Aviões (USS John F. Kennedy, 2002);
      – Advanced Strike Flight (Meridian NAS, US Navy, 2001-2002);
      – Oral Proficiency Skills for Aviation (Defense Language Institute, Department of Defense, EUA, 2001);
      – Curso Avançado de Caça e Ataque (Primera Escuadrilla Aeronaval de Ataque, Armada Argentina, 2000);
      – Curso de Formação de Aviadores Navais (Escuela de Aviación Naval, Armada Argentina, 1999), primeiro colocado;
      – Curso de Guerra Eletrônica para Oficiais (CAAML, 1998);
      – Curso de Especialização de Armamento para Oficiais (CIAW, 1997).

      Fundou o Curso H em outubro de 2010, e desde então se dedica a prover aos seus alunos a mais completa preparação para todas as etapas do processo seletivo para Praticantes de Prático.

      Pressione a tecla ESC para fechar a pesquisa