Pesquisa – Custo x benefício da Praticagem

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Caros entusiastas da Praticagem no Brasil e no mundo,

Temos dados importantíssimos para compartilhar com vocês! Trata-se de uma pesquisa muito interessante realizada no Canadá pela empresa Transportation Economics & Management Systems.

Intitulada “Marine Pilotage in Canada: A Cost Benefit Analysis” -, a pesquisa teve como objetivo aferir com precisão os benefícios econômicos da atividade de praticagem para o país. Para quem se interessa ou trabalha no setor, os dados obtidos são de valor inestimável, e o resultado foi surpreendente!

Sobre a Praticagem no Canadá e a metodologia empregada

A Praticagem no Canadá segue um modelo muito semelhante ao existente aqui no Brasil, onde cada região portuária é atendida por uma cooperativa privada de Práticos certificados pelo Estado.

Em que pese o valor de uma navegação marítima segura e eficiente ser de fácil compreensão do ponto de vista qualitativo, nunca havia sido feita uma pesquisa desta magnitude para avaliar o benefício econômico completo da atividade e compará-lo com o seu custo. Com a ajuda da Praticagem local, os pesquisadores calcularam o valor acumulado dos preços cobrados pelos serviços no ano de 2014 e compararam com o valor acumulado de diversos fatores e externalidades associadas à atividade.

A metodologia usada partiu da abordagem padrão aplicada por economistas para determinar a relação custo x benefício não só no setor de transportes, mas na economia como um todo. O grande diferencial, neste caso, foi o rigor científico adotado para encontrar valores precisos envolvendo a eficiência e a segurança do transporte. Para tal, elementos como o custo estimado de desastres ambientais foram definidos com base em eventos reais, um dado comparativo que não existia anteriormente. Os pesquisadores também levantaram dados reais sobre a segurança do tráfego em regiões portuárias com e sem Práticos ativos, buscando entender as variações da probabilidade de ocorrência de acidentes nesses contextos.

Resultados da pesquisa

A pesquisa apresentou constatações surpreendentes não somente quanto à segurança da navegação, mas conseguiu também quantificar a produtividade da atividade de praticagem. As principais conclusões são resumidas a seguir:

1 – O resultado final mostrou que o custo x benefício médio proporcionado pelo serviço de Praticagem é de 21,9 para 1, o que significa que a cada 1 dólar investindo na Praticagem, 21,9 retornam para a sociedade. O benefício econômico total calculado para o Canadá foi superior a $4,5 bilhões de dólares ao ano. 

2 – Sobre a segurança da navegação, concluiu que a Praticagem é decisiva na prevenção de acidentes, reduzindo drasticamente os riscos. Os acidentes são um problema particularmente sério e custoso quando envolvem petroleiros: em apenas um acidente, o dano potencial pode somar $10 bilhões de dólares.

3 – Quanto à questão da produtividade, ficou provado que os Práticos são decisivos para um desempenho otimizado e de excelência dos recursos disponíveis, inclusive desenvolvendo técnicas inovadoras de navegação quando necessário. Tais inovações ampliaram não só o período de atividade dos portos canadenses, mas também a possibilidade de atracação de navios maiores em vários portos, fator que melhorou consideravelmente a competitividade local. O benefício direto para embarcações de maior porte chega a $341.000 dólares por navio.

Artigo completo para download (Inglês e Português)

Quer ler o artigo completo? Abaixo você confere links para o artigo original em inglês, e outro traduzido para o português pelo CONAPRA (Conselho Nacional de Praticagem):

ARTIGO ORIGINAL EM INGLÊS

ARTIGO TRADUZIDO PELO CONAPRA
.
.
.

ebook-manual-do-concurseiro

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *