Atualmente, a NORMAM-12 prevê a existência de 633 Práticos de Navios divididos nas 22 Zonas de Praticagem (ZP) do Brasil. Somente nos dois últimos processos seletivos, o Curso H aprovou 269 desses profissionais, o equivalente a 42,5% do total das vagas de Praticagem no Brasil.
Práticos de navios por ZP
A Diretoria de Portos e Costas (DPC) da Marinha do Brasil estabelece o número de práticos de navios por ZP, considerando aspectos como: volume esperado do tráfego de embarcações, tempo despendido e grau de dificuldade para a realização das fainas de praticagem, necessidade de manutenção da habilitação e períodos de escala e repouso.
O efetivo de práticos de navios de uma ZP não deve ser inferior a três, tendo em vista que a escala de rodízio deverá observar o mínimo de um prático de serviço, um prático de sobreaviso e um prático em repouso. O único caso desse tipo é o da ZP 13 – Ilhéus (BA). No outro extremo, a ZP 1 – Fazendinha (AP)-Itacoatiara (AM) possui 160 práticos, o maior efetivo do Brasil. As ZPs 15 (Rio de Janeiro) e 16 (Santos) também se destacam com 65 práticos, cada.
Selecionamos ainda mais conteúdos do nosso Blog que certamente vão te interessar: