A melhor maneira de se deslocar no trânsito de uma cidade é com um motorista local. O que dizer, então, da importância de um guia nativo quando se deseja explorar praias, florestas ou montanhas em novos destinos? Guias turísticos e motoristas têm quase nenhuma relação com a condução de grandes navios, mas o raciocínio que nos leva a optar por serviços reconhecidamente especializados em determinadas regiões se aplica perfeitamente à lógica que faz dos Práticos de Navios profissionais indispensáveis para a navegação, a economia e a segurança das regiões costeiras em todo o mundo.
O que é a profissão de Prático de Navios
O Prático de Navios – também chamado de Prático de Porto ou, simplesmente, “Prático” – é o profissional que, depois de aprovado em um processo seletivo público e devidamente treinado, trabalha diretamente com as tripulações das embarcações durante o trânsito nas chamadas Zonas de Praticagem (ZPs), regiões próximas dos portos onde ocorrem as manobras de atracação e desatracação.
Práticos são, portanto, os “guias” ou detentores do conhecimento local, das regras, condições naturais e riscos específicos de cada região portuária. O Prático é convocado sempre que cargas e passageiros precisam transitar com segurança e de forma organizada nas chegadas e partidas.
No dia a dia, o Prático orienta as manobras e chefia, juntamente com o Comandante do navio, toda a equipe que controla a embarcação. Mas ele não gerencia apenas os recursos de bordo. Em seu turno de trabalho, o Prático de Navios também coordena a atuação das tripulações dos rebocadores e lanchas de apoio, além de orientar as equipes responsáveis pela amarração do navio ao cais.
Na maioria das nações desenvolvidas, a Praticagem é independente e opera sem qualquer vínculo com empresas de transporte, o que significa estar a salvo de interesses de grupos econômicos. É o caso, por exemplo, de Estados Unidos, Alemanha e Canadá. Felizmente, também é este o modelo adotado no Brasil, onde, além da importância para a economia, os Práticos executam um imprescindível papel de defesa do meio ambiente nas regiões costeiras e nos rios navegáveis, mantendo-os livres de acidentes e poluição.
Por que deve existir o Prático de Navios?
Sabe-se que, há pelo menos 4.000 anos, Práticos com grande conhecimento local são os encarregados das manobras dos navios em zonas portuárias. Essa demanda ocorre porque, por mais experiente que possa ser um Comandante, ele é especializado na condução da embarcação em mar aberto, longe de obstáculos, não dentro das particularidades geográficas de cada porto.
Assim sendo, determinado profissional que é Prático no Rio de Janeiro deve, necessariamente, ter certos conhecimentos para que possa realizar manobras com segurança naquela região. Tais conhecimentos incluem os ventos, as correntes, as marés, as características meteorológicas e o relevo submarino do local.
Como as condições naturais de um porto são sempre únicas, cada Prático deve ser treinado e lotado em uma Zona de Praticagem específica. Por esse motivo, a formação do Prático de Navios engloba uma combinação de conhecimentos técnicos sobre manobra de navios nas proximidades de toda a sorte de perigos à navegação, conhecimentos sobre os elementos naturais e ainda sobre costumes locais.
.
Sobre a organização profissional da Praticagem
Reunidos em associações de praticagem, que são entidades privadas, os Práticos mantêm uma estrutura de apoio composta por diversas lanchas, estaleiro para manutenção, centro de controle de operações e equipamentos sofisticados de comunicações e monitoração do tráfego – estruturas adquiridas e mantidas com recursos 100% privados. Há ainda a opção de o Prático atuar de forma individual – o que é bem menos frequente no Brasil devido à praticidade proporcionada pelas associações.
Apesar de serem os detentores do conhecimento e de grande responsabilidade nas Zonas de Praticagem, os Práticos não são os “donos” das manobras, e tampouco estabelecem as regras e normas de segurança. A Praticagem é uma profissão regulamentada pela Autoridade Marítima, exercida pela Marinha por meio da Diretoria de Portos e Costas (DPC).
Entre as regras fundamentais para a qualidade do Serviço de Praticagem, está a que estabelece o número de Práticos para cada porto. Essa quantidade respeita um limite mínimo – para que haja disponibilidade de profissionais mesmo nos momentos de pico de demanda – e um limite máximo. Esse limite máximo do total de Práticos em uma ZP é o que assegura que todos os profissionais habilitados tenham a oportunidade de trabalhar sem longos períodos de inatividade e, portanto, sem prejuízo do nível de proficiência exigido para realizar as manobras com segurança. Como qualquer pilotagem, a condução de navios requer prática frequente.
Com atenção a essas proporções, a DPC decide os momentos de abertura dos processos seletivos para novos Práticos, um momento ansiosamente aguardados por candidatos de todo o Brasil. Pessoas de todas as origens aguardam essa oportunidade, desde jovens recém-saídos das faculdades (formação superior completa é um dos requisitos do concurso), até profissionais gabaritados de diferentes áreas interessados na estabilidade, na excelente remuneração e na qualidade de vida proporcionada pela carreira de Prático de Porto.
Quais os requisitos do concurso e quem pode se tornar Prático de Navios?
Atualmente, pessoas de quase todas as áreas estão se preparando para o processo que seleciona os Práticos de Navios. Diferentemente do que se imagina, não é necessária experiência prévia ou formação em navegação para se tornar um Prático. Homens e mulheres de todas as idades, acima de 18 anos, podem se candidatar.
As principais exigências do concurso são que a pessoa tenha diploma de curso superior completo reconhecido pelo MEC em qualquer área e também pertença ao Grupo de Amadores, no mínimo na categoria de Mestre-Amador (certificado pode ser obtido por meio de prova), ou seja aquaviário da seção de convés ou de máquinas e de nível igual ou superior a 4. Os requisitos completos podem ser visto nas NORMAM 12.
Periodicamente, a Marinha organiza o Processo Seletivo para Praticante de Prático (PSPP). Dividido em quatro etapas – a primeira delas uma prova escrita –, o processo é a porta de entrada para que o candidato se torne Praticante e cumpra um programa de qualificação que tem de 15 a 18 meses de duração. O Praticante cumpre esse programa na Zona de Praticagem para a qual foi designado ao final do PSPP, de acordo com suas preferências pessoais e com a pontuação alcançada.
O acesso à Praticagem no Brasil é hoje extremamente transparente e democrático, o que motiva pessoas de todas as idades e de todas as regiões do país a estudarem não só para obter a tão sonhada aprovação, mas também para assegurar uma posição na Zona de Praticagem de sua preferência. Quem começa a estudar mais cedo, com certeza, larga na frente!
26 Comentários
Luiz Eduardo
Gostaria de mais informacoes sobre o curso de pratico
Curso H
Olá, Luiz! Vamos entrar em contato!
Edimilson
Tenho Interesse em fazer o curso. Aguardo contato com informações gerais.
Curso H
Entraremos em contato assim que possível, Edimilson!
Victor Nunes Pamplona
Olá! Tenho 25 anos, formado em Educação Física e tenho interesse. Gostaria de mais informações!
Curso H
Entraremos em contato, Victor!
MARCOS ANTONIO OLIVEIRA ANDRADE
para ser praticante de prático tem idade maxima
Curso H
Olá, Marcos! O Processo Seletivo para Praticante de Prático não possui idade máxima, apenas uma idade mínima de 18 anos completos. Apesar de não ter uma idade máxima, o concurso envolve uma etapa de teste físico e possui algumas outras restrições que podem ser vistas na Sessão 2 da NORMAM 12: https://www.marinha.mil.br/dpc/sites/www.marinha.mil.br.dpc/files/processo-selecao/normam12.pdf
Recomendamos a todos os interessados uma leitura completa dos requisitos do concurso.
LEONARDO ROBERTO LOPES
gostaria de ter mais informações sobre o curso e sobre as provas (18) 99777 1787
Curso H
Claro, Leonardo! Entraremos em contato.
DULCE GOMES DE SÁ
Gostaria de saber a respeito do curso. Valores etc.
Curso H
Entraremos em contato, Dulce!
Luis Claudio Elias Nunes
Tenho interesse. Meu celular 21-99359 9143
joaorafael
Ok, Luis! Vamos entrar em contato.
Marcelo Pereira
Quero saber informações do curso de prático.
joaorafael
Sem problema, Marcelo! Entraremos em contato.
Rômulo Alair
Retificando meu DDD (91) 98087-2433
Rômulo Alair
Bom dia!
Gostaria de obter maiores informações
98087-3433
joaorafael
Entraremos em contato assim que possível, Rômulo!
Marco Aurélio Peter
Tenho interesse. 54984286856. Obrigado
Bruna Piacentini De Souza
Aguardo Contato. Interessada No Curso. 999573429
joaorafael
Entraremos em contato hoje mesmo, Bruna! Qual seria o seu DDD?
Bruna Piacentini De Souza
Como faco para fazer este Curso? Estou ciente Que Precisa Ensino Superior Completo. tel. 998062969
Queria fazer o curso
Quero fazer o curso bom
Curso H
Olá, Marcos! É só mandar um e-mail com os seus dados de contato para contato@cursoh.com.br que logo te ligaremos para dar mais detalhes! Full ahead!
Celso Monteiro de bianco
Muito interessante obrigado por da esse conhecimento para muitos que ama o serviço marítimo