A data do próximo concurso para Prático

Antes de falar sobre o que tenho para te contar hoje, preciso fazer um disclaimer logo neste primeiro parágrafo para que você não fique frustrado se decidir seguir com a leitura: você NÃO vai encontrar aqui informação sobre a data de realização do próximo concurso, ok? Apenas a DPC pode definir a data do próximo edital e, quando o dia chegar, divulgaremos imediatamente. Mas, ainda assim, se você está determinado a se tornar um Prático de Navios, ou mesmo se ainda está pensando sobre o assunto, as informações que vou compartilhar aqui são extremamente importantes.

Fatos sobre a data do próximo concurso para Prático

A data precisa da queda do Muro de Berlim não pôde ser prevista por ninguém. A da independência do Brasil também não. Mas ambos os eventos aconteceram, e a história você já sabe. O fato de que a data de determinado evento não possa ser prevista nada tem a ver com a sua probabilidade de ocorrência, e muito menos com a data do seu efetivo acontecimento.

Trazendo esse raciocínio para o tema Praticagem, é possível identificar apenas 4 fatos realmente importantes:

  1. Haverá, certamente, um próximo concurso. A economia cresce, novos portos são construídos, terminais públicos são privatizados (ganham eficiência e volume de tráfego) e vários Práticos deixam a profissão todos os anos por diversos motivos.
  2. Ninguém sabe a data em que será realizado o próximo concurso.
  3. A incerteza quanto à data do próximo edital faz parte do Processo Seletivo e não tem relação com o tempo que levará até que ele ocorra.
  4. Quanto mais longe estivermos do último concurso, mais perto estaremos do próximo.

A série histórica, por sua vez, não nos permite tirar conclusões. Houve processos seletivos em 2006, 2008, 2011 e 2012. Embora o intervalo sadio para o sistema seria de um concurso a cada 2 ou 3 anos, fatores diversos podem interferir nesta periodicidade.

Diante de tais fatos, a única conclusão possível e relevante é que é impossível dizer se o próximo concurso está perto ou está longe. Simples assim. Portanto, é bom ter cuidado com aquele amigo que tem um amigo que é primo de um Prático que disse que o próximo concurso ainda vai demorar. Ou com aquele outro amigo que tem um colega de turma de um Comandante da DPC que disse que o concurso já está no forno. Recebo relatos assim toda semana.

Existem Práticos e pessoas do meio que realmente acreditam na versão de que o concurso está longe, assim como há Práticos e pessoas do meio que acham que o concurso sairá muito em breve. Por motivos diversos, as pessoas frequentemente expressam meras opiniões na forma de certezas, principalmente quando o ouvinte tem menos conhecimento que ela sobre o tema. Qualquer um que tenha envolvimento com a atividade terá uma opinião sobre o tema, e se questionada, irá se manifestar de alguma maneira. O que não significa que essa opinião tenha qualquer fundamentação sólida.

Por fim, não se esqueça que existem por aí várias pessoas que disseminam boatos infundados simplesmente para desanimar a concorrência. Acontece com mais frequência do que se imagina.

Depois de toda essa digressão, a pergunta que realmente importa é:

O que fazer diante da incerteza quanto à data do próximo concurso?

Se você está realmente decidido a se tornar Prático, vou te contar a estratégia que considero ser a mais eficiente, a única que realmente minimiza as chances de você perder o próximo trem: estude como se o processo seletivo fosse acontecer daqui a 6 meses.

Estude o máximo de horas que você conseguir por dia, e só diminua o ritmo para um “regime de manutenção” depois que o seu nível de conhecimento alcançar um patamar competitivo. Os simulados do Curso H estão aí para te ajudar a saber o momento certo de reduzir a marcha. Desta maneira, se a hipótese de o concurso estar perto se mostrar correta, suas chances de passar serão muito superiores às do candidato que resolveu estudar devagar. E no caso de o concurso demorar um pouco mais, o seu maior tempo de contato com a matéria certamente vai te colocar em boa vantagem. A incerteza sobre a data é uma condição natural de quem estuda para Prático.

Vale notar que, historicamente, o intervalo entre o edital e a prova tem sido de uns poucos meses, o que torna quase impossível começar e terminar uma preparação completa nesse meio tempo. Uma preparação bem-feita costuma levar de 1 a 2 anos.

Como manter a dedicação e vontade sem saber quando o edital vai sair

Sei que esse é um desafio diário para os nossos alunos. Alguns já estão se preparando desde o último concurso, em 2012. Continuar estudando sem prazo definido para acabar é um baita desafio, um verdadeiro teste de resiliência. Muita gente desiste no meio do caminho. A dica aqui é tentar enxergar a vida de fora, coloca-la numa perspectiva de longo prazo. Que real diferença faz tornar-se Prático hoje, ou daqui a 3 anos? Muito pouca ou nenhuma. Cada um fará a sua história, que será única, e quando chegar a sua vez de entrar, verá que o sacrifício terá valido a pena.

O essencial para manter o gás é estar realmente determinado. Quem decide tornar-se médico sabe que vai estudar forte por ao menos 8 anos até que tenha alguma especialização, e os alunos de medicina não perdem o sono por isso. Eles acordam cedo e vão para a faculdade colocar mais uns tijolinhos todos os dias. Muitas carreiras demandam mestrado, doutorado e tempo de estrada até que o profissional alcance uma remuneração satisfatória. Encare o concurso para Prático dessa forma. A palavra-chave aqui é DETERMINAÇÃO.


Preparação para o sucesso

Recentemente, tivemos o prazer de entrevistar o Prático Caio Frare, de Santos, e o relato dele nos ajuda a compreender o caminho para o sucesso. Caio estudou full time por quase três anos antes de ter a chance de fazer a prova, e conseguiu, de primeira, atingir o grande objetivo. Dentre os conselhos passados, uma grande dica que ele deu além de, claro, estudar muito, é estudar DE VERDADE. Não basta sentar com as anotações em uma mão e o celular na outra.

Você pode decidir passar por esse processo sozinho, como eu fiz. Também vai funcionar. Fica aqui a promessa de um post sobre a minha história pessoal de fracassos e sucessos. Mas hoje o Curso H está aí com uma gama completa de cursos e sistemas de apoio ao ensino que podem catapultar o seu conhecimento no início dos estudos, refina-lo nos estágios mais avançados e, não menos importante, podem manter a sua motivação e empolgação em alta durante todo o percurso.

Ferramentas de qualidade existem, mas de nada vão adiantar se você não estiver decidido a esperar o tempo que for e estudar com vontade todos os dias. O prazo até o próximo edital ninguém sabe, mas sabemos exatamente o que está em jogo: uma carreira sem igual. Nas sábias palavras de Edith Stein:

“O que vale a pena possuir, vale a pena esperar.”

 

Bons estudos a todos e FULL HEAD!

 

Hercules Lima

Prático e fundador do Curso H
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OUTRO ARTIGOS QUE PODEM TE INTERESSAR:

– História da Praticagem no Brasil

– Como se tornar um Prático de Navios: o que você precisa saber

– Como funciona um curso de Prático?

– Praticagem é Máfia? Entenda a origem do mito

 

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48 Comentários

  • bruno mesquita

    20 de outubro de 2020

    Ola, para ser aprovado no concurso precisa ter alguma ligação com a area militar?
    é preciso ter experiencia/carteira marítima?
    Obrigado.

    • Curso H

      22 de outubro de 2020

      Olá, Bruno! Não é preciso ter associação militar para se tornar Prático. Também não é necessário ter experiência prévia na área marítima, já que basta ter carteira de Mestre Amador ou superior para participar do Processo Seletivo. Se o candidato já é do setor marítimo ele não precisa dessa certificação, mas para o candidato de fora do segmento basta tirar a licença. Vou pedir a um consultor para entrar em contato para elucidar qualquer outra dúvida!

  • Aroldo José Xavier

    24 de agosto de 2020

    Olá, gostaria de informações gerais sobre o curso, valores, tempo de duração, modalidade online, entre outras.

    • Curso H

      25 de agosto de 2020

      Entraremos em contato, Aroldo!

  • MATHEUS TOLEDO GARCIA FONTES

    19 de agosto de 2020

    Gostaria de saber quanto é o salario de um pratico atualmente, não encontro informações recentes ou precisas sobre este assunto.

    • Curso H

      20 de agosto de 2020

      Olá, Matheus! Práticos de Navios não recebem salários propriamente ditos, já que são profissionais autônomos, mas sim parte da remuneração obtida pela empresa de praticagem local privada da qual o Prático faz parte. Essa remuneração depende de alguns fatores externos, como o volume de manobras, mas, via de regra, pode-se dizer que o Prático é muito bem remunerado. Não podemos colocar valores exatos porque isso varia muito de ZP para ZP. Espero ter respondido sua dúvida!

  • Ricardo Roger

    7 de agosto de 2020

    Gostaria de mais informações sobre o concurso. Tais como: disciplinas a estudar? os Práticos são regidos por qual lei? etc.

    • Curso H

      12 de agosto de 2020

      Olá, Ricardo! Você encontra a maioria destas informações em nosso site mesmo, no artigos do blog e páginas explicativas do Menu. Gostaria que um consultor entre em contato para mais detalhes?

  • Heittor Barcelini

    24 de julho de 2020

    Olá, gostaria de mais informações sobre o curso e valores também.

    • Curso H

      27 de julho de 2020

      Olá, Heittor! Entraremos em contato assim que possível.

  • Guilherme Carvalho

    18 de julho de 2020

    Me envie informações a respeito do curso, por gentileza.

    • Curso H

      21 de julho de 2020

      Já está no seu e-mail, Guilherme!

  • Marcello Eduardo Silva Diniz

    20 de maio de 2020

    Gostaria de obter informações sobre o curso, como valores, material, suporte,…..
    Aguardo retorno!

    • Curso H

      20 de maio de 2020

      Agora mesmo, Marcello! Vamos te enviar um e-mail.

  • Samantha LM

    14 de maio de 2020

    Gostaria de saber mais detalhes acerca do curso

    • Curso H

      14 de maio de 2020

      Claro, Samantha! Vamos te enviar um e-mail com mais detalhes.

  • Ivanete Itapirema Barros Silva

    26 de abril de 2020

    Olá boa noite, gostaria de receber informações sobre o curso preparatório e valores, por gentileza.

    • joaorafael

      28 de abril de 2020

      Sem problema, Ivanete! Vamos te enviar uma mensagem.

  • Frederick Mendes

    14 de março de 2020

    Como e quando acontece o processo seletivo para prático? Tenho interesse no curso.

    • joaorafael

      16 de março de 2020

      Olá, Frederick! O Processo Seletivo para Praticante de Prático não possui uma data definida, ele é aberto por decisão da Autoridade Marítima quando a lotação das atuais Zonas de Praticagem se torna insuficiente para a prestação contínua do serviço, ou quando a demanda portuária aumenta e/ou novos portos são criados. Apenas a Diretoria de Portos e Costas pode tomar essa decisão e não sabemos quando pode acontecer. O que sabemos é que o edital geralmente é lançado com apenas alguns meses de antecedência para a prova e que um novo concurso certamente acontecerá algum dia. O último foi em 2013.

  • Franco Alex Lima de Carvalho

    8 de março de 2020

    Como faço para estudar o conteúdo visando fazer a preparação para o próximo concurso…???

    • joaorafael

      10 de março de 2020

      Olá, Franco! Vou te enviar um e-mail com mais informações. Se quiser entrar em contato com um consultor diretamente, é só falar!

    • Emerson dos Santos Brandão

      15 de julho de 2020

      Solicito informações sobre o curso

      • Curso H

        21 de julho de 2020

        Estou te enviando um e-mail agora com mais informações, Emerson!

  • Bruno Henrique Souza Lemos

    2 de março de 2020

    Olá, poderia me enviar mais informações sobre o concurso de prático?
    Desde já, agradeço sua atenção.

    • joaorafael

      3 de março de 2020

      Claro, Bruno! Vou te enviar um e-mail agora mesmo.

  • Lucas Momliner

    29 de fevereiro de 2020

    Ola, gostaria de mais informacoes. Obrigado

    • joaorafael

      3 de março de 2020

      Olá, Lucas! Te enviamos agora um e-mail com mais detalhes, qualquer dúvida é só falar!

  • marise de

    4 de dezembro de 2019

    boa tarde.
    gostaria de informações sobre o curso .

    • Curso H

      5 de dezembro de 2019

      Olá, Marise! Vamos te enviar um e-mail com mais detalhes!

  • ismail

    27 de novembro de 2019

    Olá, Boa Tarde
    Eu li no site da DPC que para participar do processo seletivo o candidato tem que ter ensino superior, minha pergunta é, se o candidato for graduado em um curso de tecnólogo de comercio exterior, que é considerado um curso de ensino superior, teria sua candidatura invalidada?

  • marcelo

    27 de novembro de 2019

    ola gostaria de saber mais sobre o curso de praticagem

    • Curso H

      28 de novembro de 2019

      Olá, Marcelo! Vou te enviar um e-mail com mais informações!

  • LAÉRCIO LUCAS OLIVEIRA

    25 de novembro de 2019

    Gostaria de saber mais sobre o concurso de prático

    • Curso H

      28 de novembro de 2019

      Olá, Laércio! Tudo bem? Vou te enviar um e-mail completo falando da profissão onde você também pode solicitar o contato direto com a nossa equipe.

  • Felipe

    18 de novembro de 2019

    Olá, gostaria de saber mais sobre o curso, não sei nem por onde começar!

    • Curso H

      21 de novembro de 2019

      Sem problema, Felipe! Vou pedir a um consultor para entrar em contato com você por e-mail!

  • Roney

    15 de novembro de 2019

    Caros amigos tenho 57 anos sou graduado em Engenharia Civil mas não tenho inglês, o que posso fazer para ter uma chance de passar ?

    • Curso H

      21 de novembro de 2019

      Olá, Roney! Para ter uma chance de passar, antes é preciso estudar o conteúdo programático dos editais a fundo para compreender a matéria, que é extensa e específica. Sobre os requisitos do concurso, você pode ver a lista completa neste link: https://www.marinha.mil.br/dpc/sites/www.marinha.mil.br.dpc/files/processo-selecao/normam12.pdf

      Segundo a NORMAM, sua idade e formação não são um problema (não existe idade máxima, só idade mínima de 18 anos). Pessoas de qualquer formação superior podem concorrer, inclusive muitos Práticos que estudaram conosco vieram de outras áreas. Sobre o inglês, é essencial que você tenha este conhecimento, por isso também oferecemos um curso específico de Inglês para Praticagem envolvendo todos os termos e expressões do contexto da profissão. Com essa preparação, é sim possível conquistar esse grande objetivo.

  • Victor

    4 de novembro de 2019

    Sou apaixonado pela profissão e gostaria de saber como entrar neste universo que sempre me disseram ser pra pouquíssimos. Como devo proceder? Não sei por onde começar e como conciliar o estudo com o trabalho.

    • Curso H

      11 de novembro de 2019

      Olá, Victor! Te enviamos agora um e-mail com mais informações sobre a Praticagem!

  • Dejean Tavares dos Santos

    1 de novembro de 2019

    Gostaria de saber como eu faço para adquirir o material de estudos, como também os preços orçamentários !

  • CÁSSIO

    28 de outubro de 2019

    OLÁ, GOSTARIA DE ALGUMAS INFORMAÇÕES TAMBÉM…OBG.

    • Curso H

      11 de novembro de 2019

      Olá, Cássio! Mandei agora para o seu e-mail uma mensagem com mais informações sobre a Praticagem!

  • Josimara

    23 de outubro de 2019

    Olá! Gostaria de saber a idade máxima para o concurso de prático. Obrigada

    • Curso H

      11 de novembro de 2019

      Olá, Josimara! Te enviei agora um e-mail com mais informações sobre a Praticagem e o LINK para a NORMAN 12, onde você pode ler tudo sobre o processo seletivo!

  • Paulo Guerra Duque

    11 de outubro de 2019

    Olá, bom dia!
    Eu gostaria de estudar para o concurso de
    Prático, mas não sei nem por onde começar!
    Tampouco o que se deve estudar e os requisitos para
    Se tornar um pratico!
    Paulo G Duque

    • Curso H

      23 de outubro de 2019

      Olá, Paulo! Vamos te enviar um e-mail com mais informações hoje mesmo!

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Resumo das experiências profissionais:

– Prático dos portos do Estado do Espírito Santo (desde 2009).
– Aprovado em primeiro lugar na prova escrita do processo seletivo de 2008. – Piloto de caça do Primeiro Esquadrão de Aviões de Interceptação e Ataque (2002 a 2008).
– Gerente de Manutenção e Logística das aeronaves de caça da Marinha, no Comando da Força Aeronaval (2008).
– Professor da cadeira de Aerodinâmica do curso de formação de Aviadores Navais (2005-2006).
– Aviador Naval, tendo-se formado após quatro anos de cursos nas Marinhas Norte-Americana e Argentina (1999 a 2002).
– Como Oficial do Corpo da Armada da Marinha do Brasil, realizou viagem de circunavegação no NE Brasil (1997) e embarcou em navios da Marinha, desempenhando várias funções a bordo e desenvolvendo sua qualificação profissional em navegação e náutica.
– Formado pelo Colégio Naval (1990) e bacharel em Ciências Navais pela Escola Naval, com especialização em sistemas de armas (1996).

Ao longo de 18 anos de carreira na Armada da Marinha do Brasil, realizou diversos cursos, dentre os quais se destacam os seguintes:
– Curso de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA, 2006);
– Curso de Estado Maior para Oficiais Intermediários (Escola de Guerra Naval, 2005);
– Curso de Preparação para Recebimento de Aeronaves (Instituto de Aeronáutica e Espaço, Centro Tecnológico da Aeronáutica, 2004), primeiro colocado;
– Qualificação de Pouso a Bordo de Porta-Aviões (USS John F. Kennedy, 2002);
– Advanced Strike Flight (Meridian NAS, US Navy, 2001-2002);
– Oral Proficiency Skills for Aviation (Defense Language Institute, Department of Defense, EUA, 2001);
– Curso Avançado de Caça e Ataque (Primera Escuadrilla Aeronaval de Ataque, Armada Argentina, 2000);
– Curso de Formação de Aviadores Navais (Escuela de Aviación Naval, Armada Argentina, 1999), primeiro colocado;
– Curso de Guerra Eletrônica para Oficiais (CAAML, 1998);
– Curso de Especialização de Armamento para Oficiais (CIAW, 1997).

Fundou o Curso H em outubro de 2010, e desde então se dedica a prover aos seus alunos a mais completa preparação para todas as etapas do processo seletivo para Praticantes de Prático.

Hercules Lima

Prático

Resumo das experiências profissionais nas áreas afins:

– Capitão–de–Mar–e–Guerra (RM1) do Corpo da Armada, Hidrógrafo.
– Curso de Aperfeiçoamento de Hidrografia para Oficiais da Marinha – 1º lugar com distinção;
– Comandante do Navio Hidrográfico “Argus” da DHN;
– Comandante do Navio Hidro-Oceanográfico “Almirante Graça Aranha” da DHN;
– Comandante do Aviso Hidrográfico “Camocim” da DHN;
– Chefe da “Comissão de Levantamentos Hidrográficos da Amazônia” (COLAM);
– Imediato, Chefe dos Departamentos de Hidrografia e Oceanografia e Encarregado de Navegação de vários navios hidrográficos e oceanográficos da DHN;
– Encarregado de Navegação do Navio-Escola “Brasil” em viagem por 28 países de quatro continentes;
– Chefe do Departamento de Instrução da DHN;
– Encarregado da Divisão de Cartografia da DHN;
– Instrutor das disciplinas Cartografia, Hidrografia, Construção da Carta Náutica e Geologia Marinha do Curso de Aperfeiçoamento de Hidrografia para Oficiais da Marinha;
– Autor do livro “Capitão Amador – Navegação Segura em Cruzeiros de Alto-mar”, recomendado pela Marinha para a prova de Capitão-Amador.
– Professor das matérias Meteorologia, Oceanografia, Navegação em Águas Restritas, Publicações da DHN, Comunicações, Manobras de Navios, Sinalização Náutica e Gerenciamento de Passadiço para concursos para Praticante de Prático.
– Professor de cursos de preparação para Capitão-Amador e Mestre-Amador, Meteorologia, Oceanografia, Planejamento de Cruzeiro Oceânico, Navegação Eletrônica e Navegação Astronômica.
– Professor de aulas práticas de utilização de aparelhos eletrônicos de navegação (radar, AIS, GPS e ecobatímetro).

Jaime Felipe

Capitão–de–Mar–e–Guerra

Resumo das experiências profissionais nas áreas afins:

Engenheiro da Computação e Matemático.
Ex-aluno do Curso H.

Resumo das experiências profissionais:

– Petrobras CENPES, pesquisador na área de detecção de vazamentos (escoamento confinado), 2012 a 2014;
– WesternGeco Schlumberger, trabalhando embarcado com serviços de sísmica;
– Curso Elite, professor de matemática, Porto Alegre, 2003;
– Curso Mauá, professor de matemática, Porto Alegre, 2000 a 2003.

Formação acadêmica:

– Engenharia da computação, IME, Rio de Janeiro, 2004 a 2008;
– Matemática, UFRGS, Porto Alegre, 2000 a 2003.

Thyago Kufner

Engenheiro e Matemático

Resumo das experiências profissionais:

Nicolas Klachquin

Professor

Resumo das experiências profissionais:

– Mais de 10 anos de experiência em telecomunicações, tendo trabalhado como Engenheiro e Gerente de Projetos para as empresas Vivo e Nextel, no Brasil, e para a Kordia Solutions, na Austrália, durante 5 anos.
– Gerente de Projetos de logística de medicamentos na Luft Logistics.

Formação acadêmica:

– MBA em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios (FVG – SP);
– Engenheiro Eletricista pela Universidade Federal da Bahia (UFBA);
– Curso de Especialização em Telecomunicações (UFBA);
– Engenheiro de Áudio pela Escola de Engenharia de Áudio (SAE), Brisbane, Austrália;
– Capitão Amador.

Ex-aluno do Curso H.

Pablo Zuniga

Engenheiro Elétrico

Formação Acadêmica:

Bacharel em Análise de Sistemas – 2007 – Universidade Estácio de Sá
Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos – COPPEAD / UFRJ (2009)

Paulo Freitas

Analista de Sistemas

Resumo das experiências profissionais:

– Mais de 20 anos de experiência em consultoria nas áreas de gerenciamento de projeto, tecnologia da informação e desenvolvimento de sistemas.
– Atuou como consultor em projetos nos EUA, Panamá e Chile e no gerenciamento de TI de empresas nos EUA, tendo residido neste país por mais de 10 anos.
– Atuou como consultor da Marinha do Brasil em Washington-DC (CNBW) por um período de 2 anos.
– Atualmente, é consultor do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

Formação acadêmica:

– Masters of Science Degree in Information and Telecommunication Systems, Johns Hopkins University, Baltimore – Maryland, USA, 1999.
– Bachelor of Arts Degree in Computer Information and Systems Science, University of the District of Columbia, Washington DC, USA, 1993.
– Associate of Arts Degree in Information Systems, Montgomery College, Rockville – Maryland, USA, 1991.

Ex-aluno do Curso H.

Jorge Mendes

Engenheiro de Sistemas

Formação Acadêmica:

Bacharelato em Oceanografia – UERJ – incompleto.
Bacharelato em Engenharia de Recursos Hídricos e do Meio Ambiente – UFF – Graduado em 2015 com foco em meteorologia sinótica da América do Sul e mudanças climáticas.

Resumo das experiências profissionais:

Lachmann – 2009 a 2011 – Agente Marítimo (visitador de navios).
Tide Maritime – 2011 a 2014 – Mesa de operações e atuação na área comercial como broker de navios CPP e DPP.
Curso H – Início em 2016.

Diego Soares

Engenheiro de Recursos Hídricos

O Capitão-de mar-e-guerra Paulo Roberto Valgas Lobo é autor do livro “Meteorologia e Oceanografia – Usuário Navegante”, adotado na bibliografia oficial para o Processo Seletivo para Praticantes de Prático (1ª edição: 1999, 2ª edição: 2007), e do livro de Meteorologia e Oceanografia para Ensino à Distância (2008).

Qualificações acadêmicas:

– Curso de graduação na Escola Naval (1959 a 1961);
– Curso de Aperfeiçoamento em Hidrografia e Navegação – DHN (1964);
– Mestrado em Meteorologia – INPE (1978 a 1981);
– Doutorado em Política e Estratégia Marítima – EGN (1988);
– Curso de Especialização em Previsão do Tempo e do Clima – UFRJ (1995);
– Curso de pós-graduação em Metodologia do Ensino Superior – UERJ (1998);
– Oceanógrafo (lei 11.760, de 31 de julho de 2008).

Experiências profissionais:

– Professor de Meteorologia e Oceanografia do Ensino Profissional Marítimo no CIAGA, desde 1995.
– Professor de Navegação, Meteorologia e Oceanografia na Escola Naval, de 1968 a 1971, e de 1999 a 2001;
– Comandante do Navio Hidro-Oceanográfico Canopus, 1986;
– Vice-Diretor do Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira, 1987;
– Vice-Diretor da Escola Naval, de 1989 a 1990.

Valgas Lobo

Capitão–de–Mar–e–Guerra

Prático da ZP-14 (Vitória), aprovado no Processo Seletivo para Praticantes de Prático de 2012/2013.
Capitão-de-Fragata (FN) da Marinha do Brasil.
Ex-aluno do Curso H.

Resumo das experiências profissionais:

– Comando da Companhia de Comunicações de Fuzileiros Navais;
– Instrutor do Curso de Aperfeiçoamento para Oficiais Fuzileiros Navais;
– Instrutor da Escola Naval;
– Oficial de Intercâmbio na Second Marine Division, United States Marine Corp – Marine Corp Base Camp Lejeune – NC – USA (2007/2008).

Formação acadêmica e principais cursos:

– Colégio Naval (1980 a 1982);
– Escola Naval (1983 a 1986);
– Curso Especial de Comunicações para Oficiais;
– Curso de Aperfeiçoamento para Oficiais;
– Curso de Inteligência para Oficiais;
– Curso de Especialização em Operações Anfíbias, Espanha;
– Curso Expedito de Operações Militares em Área Urbana, Inglaterra;
– Curso de Armamento Antiaéreo, Exército Brasileiro;
– Curso de Comando e Estado Maior para Oficiais, Escola de Guerra Naval;
– MBA de Gestão Empresarial pelo COPPEAD.

Evandro D’Aquino

Prático

Aprovado no Processo Seletivo para Praticantes de Prático de 2012/2013 para a ZP-14 (Vitória);
Capitão-de-Corveta da Marinha do Brasil;
Engenheiro Naval;
Ex-aluno do Curso H.

Resumo profissional e acadêmico:

– Formado pelo Colégio Naval (1991);
– Bacharel em Ciências Navais pela Escola Naval, com especialização em eletrônica (1997);
– Realizou viagem de circunavegação no Navio-Escola Brasil (1998);
– Embarque na Corveta Inhaúma (1999);
– Formado em Engenharia Elétrica com ênfase em Computação pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, POLI-USP (2003).

Guido Botto

Prático

Aprovado no Processo Seletivo para Praticantes de Prático de 2012/2013.
Primeiro-Tenente da Marinha do Brasil.
Ex-aluno do Curso H.

Resumo das experiências profissionais:

– Embarcou em diversos navios da Marinha do Brasil e de Marinhas estrangeiras, ao longo de mais de 11 anos de carreira naval;
– Realizou viagem circunavegação no Navio-Escola Brasil (2009);
– Trabalhos na área de operações de inteligência e segurança na Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável (CNUDS RIO+20), no Rio de Janeiro (2012);
– Intérprete e agente de ligação com a Royal Navy em operação conjunta das Marinhas do Brasil e Britânica (Passex Ocean), a bordo do navio HMS Ocean (2010);
– Diversas atuações como instrutor, na Marinha do Brasil e em instituições civis.

Formação acadêmica e principais cursos:

– Bacharel em Ciências Navais pela Escola Naval da Marinha do Brasil (2009);
– FA Basic Officer Leadership Course (Curso de Liderança para Oficiais do Exército Americano), graduado com honras de distinção (Distinguished Honor Graduate), Escola de Fort Sill, Oklahoma, EUA (2011);
– Brazilian Maritime Pilot Training, MITAGS & CURSO H, Baltimore, EUA (2013);
– Domínio dos idiomas inglês, francês e espanhol.

Paulo Torres

Prático

Aprovado no Processo Seletivo para Praticantes de Prático de 2012/2013 para a ZP-14 (Vitória).
Capitão-Tenente do Corpo da Armada da Marinha do Brasil, Hidrógrafo.
Ex-aluno do Curso H.

Resumo das experiências profissionais:

– Oficial do Centro de Hidrografia da Marinha, DHN (2014);
– Oficial de Manobra, Encarregado de Navegação e Encarregado da Divisão de Hidroceanografia do Navio Hidro-Oceanográfico Faroleiro “Almirante Graça Aranha” (DHN, 2012 a 2014);
– Embarque no Navio “Pará”, tendo navegado pelo Rio Amazonas e seus afluentes (2009 e 2010);
– Realizou viagem de circunavegação no “Navio-Escola Brasil” (2008);
– Monitor de navegação e manobra do navio de instrução “Guarda-Marinha Brito” (2007).

Formação acadêmica e principais cursos:

– Maritime Pilot Training – Mitags & Curso H, EUA (2013);
– Curso de Aperfeiçoamento de Hidrografia para Oficiais da Marinha (DHN, 2011);
– Escola Naval (2004 a 2007).

Raphael Sobreira

Prático

Aprovado no Processo Seletivo para Praticantes de Prático de 2012/2013 para a ZP-15 (Rio de Janeiro).
Capitão-de-Fragata da Marinha do Brasil e Capitão de Longo Curso da Marinha Mercante.
Ex-aluno do Curso H.

Resumo profissional e acadêmico:

– Ao longo da sua carreira na Marinha do Brasil, passou mais de 15 anos embarcado em navios de guerra;
– Instrutor do CIAGA em Manobra de Navio, Navegação Eletrônica e Navegação Astronômica;
– Mestrado em Ciências Navais;
– MBA em Gestão Empresarial, COPPEAD-UFRJ;
– Curso de Altos Estudos Militares, Escola de Guerra Naval;
– Curso de Estado Mayor de la Academia de Guerra de Naval de Chile.

Renato Kopezynski

Prático

– Nativo da língua inglesa, com doze anos de experiência no ensino de inglês, tendo lecionado em diversos países, dentre eles África do Sul, Brasil, Chile, Inglaterra e Angola.
– Graduado em Inglês e em Direito, é autor de diversos cursos de especialização, tais como: “Inglês para Pilotos da Aviação”, “Inglês para Comissários”, “Inglês para Praticagem” e “Inglês para Advogados”.

Informações adicionais:

– Proprietário da Global Aviation English e autor do maior Curso de Inglês online para aviação do mundo.
– Qualificação TEFL; e
– Autor de dez aplicativos para celular relacionados ao ensino de inglês.

Damon Freeman

Professor de Inglês

Prático dos Portos do Estado de São Paulo desde 2011.
Sétimo lugar geral no Processo Seletivo de 2011, somando 19 pontos na Prova Prático-Oral.
Graduado em Comércio Exterior pela Universidade Presbiteriana Mackenzie – SP (2005).
Capitão Amador.
Aluno da primeira turma do Curso H.

Caio Frare

Prático

Resumo das experiências profissionais:

- Técnico em Eletrônica;
- Piloto de aviões e planadores;
- Oficial da reserva de infantaria da FAB;
- Capitão Amador;
- Engenheiro Aeronáutico formado pelo ITA, com experiência em aerodinâmica, energia eólica e segurança de aeronaves.

Tomaz Cavalcante

Engenheiro Aeronáutico