[ARTIGO ATUALIZADO EM 2022]
Muita gente se engana achando que é preciso ter alguma formação em ciências náuticas para se tornar prático de navios. Os últimos concursos tiveram, entre os seus aprovados, profissionais de diversas áreas, como dentistas, engenheiros e advogados, entre outras carreiras. Além de ser brasileiro, acima de 18 anos e com nível superior completo em qualquer área, a única exigência da Marinha é que o candidato tenha a habilitação de Mestre-Amador para que possa participar do processo seletivo. Esta qualificação pode ser facilmente obtida: basta fazer uma prova – que acontece várias vezes ao ano, às vezes semanalmente – na Capitania dos Portos mais próxima da sua cidade.
A Marinha concede três tipos de habilitação para a condução de embarcações por amadores: Arrais-Amador, que dá permissão para circulação apenas em áreas abrigadas; Mestre-Amador, que habilita o piloto à navegação costeira; e Capitão-Amador, que permite a navegação em alto mar, a qualquer distância da costa. Para obter esta última licença, o candidato deve fazer uma prova que só acontece duas vezes ao ano, em abril e outubro, no Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA), no Rio de Janeiro.
A avaliação para obter a habilitação de Mestre-Amador é bem simples, como explica o Capitão de Mar-e-Guerra do Corpo da Armada e Hidrógrafo Jaime Roberto da Costa Felipe, autor do livro “Capitão-Amador – Navegação Segura em Cruzeiros de Alto-mar”, recomendado pela Marinha para o exame de Capitão-Amador e já em sua 4ª edição. “É uma prova teórica, com questões de múltipla escolha”, adianta Jaime, professor do Curso H que ministra o curso online específico para quem vai fazer a prova para Mestre-Amador.
Mestre ou Capitão, quando começar a se preparar?
Uma estratégia comum (e muito equivocada) observada entre candidatos consiste em primeiro tirar as habilitações de Mestre e Capitão Amador, para só então começar os estudos para Praticante de Prático. “Essa estratégia não faz o menor sentido”, observa Hercules Lima, Prático e fundador do Curso H. Em sua visão, os estudos para Prático devem iniciar no instante em que o sujeito toma a decisão de que quer se tornar Prático. Já as habilitações de Mestre e Capitão podem ser obtidas com tranquilidade durante a preparação para o processo seletivo. “Fazer o contrário seria uma inversão de prioridades, um desvio de foco com consequência importante no tempo necessário para se alcançar um patamar competitivo no concurso para Prático”, complementa Hercules.
É importante lembrar: a primeira fase do processo seletivo para Praticante de Prático é a prova escrita. Nesta primeira e mais difícil etapa, os concorrentes bem preparados de distintas áreas de formação estão rigorosamente no mesmo patamar – o que faz da seleção de práticos no Brasil um procedimento extremamente democrático. É um equívoco achar que candidatos oriundos de atividades náuticas levem alguma vantagem nesta prova. Dada a especificidade dos assuntos cobrados, os conhecimentos prévios dos profissionais do mar lhes conferem apenas uma pequena vantagem inicial, que logo desaparece após uns poucos meses de estudo.
.
Mestre-Amador: conheça os temas da prova
Entre os temas abordados no curso – e cobrados na avaliação – estão noções básicas de meteorologia, estabilidade de barcos, navegação costeira e comunicações no mar. Até o último processo seletivo para prático de navios no Brasil, a exigência estabelecida pela Marinha era a habilitação de Mestre-Amador. Não há, até o momento, indícios claros de que esse quesito será alterado. Mas o grande crescimento do número de interessados pela Praticagem e comparativos internacionais alimentam uma corrente que crê em uma mudança de patamar na habilitação a ser exigida para o concurso.
O passo seguinte na hierarquia de habilitações seria a de Capitão-Amador, que inclui conhecimentos mais aprofundados na condução de navios e requer uma dose a mais de estudos. Por isso há, entre os candidatos, um aumento na procura por essa habilitação. A busca se justifica, principalmente, pela menor janela de oportunidades para realização da prova – apenas duas vezes por ano. Tornar-se Capitão-Amador, como foi abordado no post “Saiba como se preparar para a prova de Capitão-Amador”, pode ser uma boa estratégia. Afinal, conhecimentos adicionais só podem trazer benefícios.
De quebra, o candidato ainda consegue antecipar-se a alguns conteúdos pelos quais, obrigatoriamente, passará ao longo de sua preparação para a prova escrita do concurso para prático. E a preparação para navegação em áreas distantes da costa pode representar, para os amantes do mar, o início de uma bela aventura. Mãos à obra!
22 Comentários
Ricardo Martuscelli
Sou 2 tenente ( RNR) da MB oriundo da Eform em 1983 …No meu histórico escolar da EFORM constam as disciplinas de navegação estimada I e II e arte naval e etc..Preciso fazer prova junto a capitania dos portos ou somente necessito apresentar o meu histórico escolar e carta patente e identidade da MB ..??
Curso H
Olá, Ricardo! Os detalhes sobre requisitos do concurso podem ser encontrados no item 0202 na NORMAM 12, que é o documento que rege o concurso. Lá você pode averiguar se o seu caso se enquadra, o link do documento é: https://www.marinha.mil.br/dpc/sites/www.marinha.mil.br.dpc/files/processo-selecao/normam12.pdf
RICARDO REIS
oi, sou arrais amador , para fazer a prova de mestre amador preciso antes ser habilitado como capitão amador?
Curso H
Olá, Ricardo! Não é preciso ter habilitação como capitão para fazer a prova de Mestre.
Neriton Alves Miranda
Previsão pra quando o próximo concurso de Prático?
Curso H
Olá, Neriton! Infelizmente essa informação só pode ser definida e divulgada pelo DPC, pois são eles que abrem e regulam o edital do concurso. Ninguém sabe quando o próximo Processo Seletivo será aberto. Assim que essa informação existir, será amplamente divulgada em nosso site e nas redes sociais.
Francisco B Silva
Já sou habitado em Arrais. Queria informações sobre o preparatório para mestre amador. Tempo, provas, preços etc
Grato
CursoH
Boa Tarde Francisco,
Tudo bem?
Para maiores informações sobre o Curso de Mestre Amador, você pode entrar em contato com nosso comercial pelo whatsapp 21 3903-0242.
Você pode também checar informações em nosso menu> curso+> relacionados ao PSPP> Preparatórios para o exame de mestre e capitão amador.
Alexandro
Olá Ja tenho uma certo experiencia ja trabalhei em lancha e tinha um barco
me afastei um tempo do mar proficionalmente atuava somente lazer passaran se 15 anos perdi de vez a carta de arras amador, agora ja tirei a de arrais amador , mais preciso a de mestre amador,como proceder? é preciso um tempo como arrais? é preciso curso ou basta fazer a prova na capitanoa
sergio
bom dia, fui informado que para tirar mestre amador tem que boias por 30 minutos. isso é verdade?
Samara pacheco
Boa tarde! Gostaria de saber se para obter a categoria de mestre amador é necessário eu ter antes a de Arrais? E quais passos seguir para isso?
Curso H
Olá Samara,
Sim! Para ter a habilitação de Mestre Amador é necessário já ser habilitada como Arrais Amador. Para a habilitação de Arrais indicamos que procure uma entidade náutica mais próxima de sua região e, para os exames de Mestre e Capitão Amador, você já pode estudar conosco! Dê uma olhada no nosso curso de Mestre e Capitão no link: https://cursoh.com.br/preparatorio-para-os-exames-de-mestre-e-capitao-amador/
Bons estudos!
Sandro
Bom dia sou curioso nessa área de navegação do nada fiz o curso de a raz tenho a curiosidade de fazer o curso de Mestre . Como participar desse curso quais são as exigências a onde fazer. Moro no rio de janeiro
Curso H
Olá Sandro.
A categoria de amadores é dividida em Arrais Amador, Mestre Amador e Capitão Amador. Se você é um entusiasta nesta área a habilitação de Capitão Amador lhe dará TODAS as permissões para navegar ao redor do mundo! Porém, para obter a habilitação de Capitão Amador é preciso, antes, obter a habilitação de Mestre Amador.
Aqui no Curso H nós oferecemos os Cursos de Mestre e Capitão Amador. Nesta página você poderá obter todas as informações sobre estas habilitações.
Bons estudos!
carlos souza
e para ser mestre amador precisa antes ser Arrais amador?
joaorafael
Olá, Carlos. Não é preciso ser Arrais para se tornar Mestre Amador. Você pode fazer diretamente a prova para a certificação de Mestre Amador.
EVALDO SANTANA DA SILVA
BOA NOITE, EU FIZ UM CURSO DE MOTORISTA DE PESCA, FIZ UM CURSO COMBATE AO INCEDIO E FIZ CURSO SOBREVIVENCIA AO MAR. PRECISO SABER SE XOM ESSES CURSOS EU POSSO FAZER O CURSO DE MESTRE AMADOR.
Curso H
Olá, Evaldo! O Preparatório para Mestre e Capitão Amador é aberto a qualquer pessoa, não é preciso ter cursos prévios. Nele você aprende tudo que é preciso para passar no teste de Mestre Amador do zero, mesmo para quem nunca teve contato com conhecimentos sobre o mar.
Nelson Marciano Franco
Boa noite,
Gostaria de saber se o concurso para prático em seu edital estabelece idade limite.?
Caso não estabeleça ,em São Paulo/SP onde encontro uma unidade do CursoH?
Grato pela atenção
Nelson M. Franco
Obs: – Cursei Colégio Naval e o primeiro ano da Escola Naval de 1974 a 1977.Formei-me Engº Mecânico pela FEI em S.B. do Campo/SP,EM 1984.
Tenho chances de aprovação?
Curso H
Olá, Nelson.
Até o edital do processo seletivo de 2012 só havia restrição em relação à idade mínima de 18 anos como pré requisito, não havendo portanto restrições em relação à idade máxima para ingresso na função.
Com relação à sua história acadêmica, acreditamos que ela facilitará o entendimento de diversos pontos da matéria. Porém, suas chances de aprovação estão diretamente relacionadas ao seu empenho na fase de estudos, como em qualquer outro processo seletivo.
Em São Paulo o Curso H está instalado na Av. Paulista 1636, sala 103. Fica ao lado do MASP.
Beatriz
Bom dia, gostaria de mais informações sobre o curso preparatório para a seleção de praticante de pratico assim como para as habilitações que são requisitos para participar do processo como mestre amador e capitão amador. Moro em outro país e gostaria de saber se posso me preparar online e ir ao Brasil somente na ocasião das provas. Muito obrigada.
Curso H
Olá Beatriz,
Ficamos muito felizes em saber que nosso trabalho está chegando em outros países!
Vou dividir sua reposta em duas instâncias pois, para o processo seletivo para praticante de prático, é possível estudar online e vir ao Brasil somente na ocasião das provas!
Até o último processo seletivo só era requerida a habilitação de Mestre Amador. Porém, como se trata de um projeto de vida, indicamos que nossos alunos obtenham também a habilitação de Capitão Amador de forma a não serem surpreendidos por mudanças de pré requisitos em editais futuros.
Se você já possui a habilitação de Arrais Amador, você poderá fazer toda a sua caminhada com o Curso H. Se não possuir, será preciso comparecer à qualquer instituição náutica e procurar pelo curso de arrais amador, pois esta habilitação requer horas de aulas práticas em embarcações.
Em todos os casos de habilitação de amador é preciso fazer as provas fisicamente nas Agências, Delegacias ou Capitanias dos Portos em sua cidade de preferência. Para mais informações acesse este link.
Uma vez resolvida a questão das habilitações de Amador, você poderá se preparar para o processo seletivo na modalidade online do Curso H através do Curso de Exercícios online e/ou através do nosso sistema de perguntas e respostas, o H Quest. O curso de exercícios online, apesar de seu nome, possui explicações aprofundadas de todos os assuntos do conteúdo programático onde o ponto de partida para cada explicação são as questões apresentadas no caderno de questões.
Solicite uma aula teste e veja se este produto lhe atende.