Lancha de Prático chegando ao navio

Origem e história do Curso H

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Mais de 10 anos de sucesso para relembrar

 

O INÍCIO DA JORNADA

O Curso H é uma instituição dedicada única e exclusivamente à preparação para todas as etapas do Processo Seletivo para Praticantes de Prático. Sua metodologia foi desenvolvida pelo nosso fundador, o Prático Hercules Lima, aprovado em 1º lugar no concurso de 2008. Somos especialistas no que fazemos, e por isso temos o maior índice de aprovação nacional desde a nossa criação. Mais de 200 Práticos já estudaram conosco.

Oriundo da Marinha brasileira, à época, como piloto de aviões de caça, Hercules Lima iniciou seus estudos para a Praticagem sozinho, anos antes do concurso em que tiraria o 1º lugar na prova escrita. Naquele tempo, ainda não havia cursos preparatórios. O candidato podia recorrer apenas aos livros citados na bibliografia do edital e às provas anteriores, o que dificultava muito a jornada.

Hercules Lima

Prático Hercules Lima, fundador do Curso H.

Você pode ouvir a história em detalhes na entrevista que fizemos com o Prático Hercules, onde ele conta tudo sobre sua trajetória até o sucesso.

 

A ORIGEM DA METODOLOGIA 

Material didático do Curso H

No final de 2006, constatando a enorme dificuldade de coletar o material especializado necessário para o concurso e o desafio de dominar os assuntos técnicos da profissão, Hercules tomou uma decisão que mudaria a vida de centenas de colegas no futuro: decidiu condensar o conhecimento que estava estudando em resumos robustos e organizados.

Os resumos foram sendo aperfeiçoados durante os seus dois anos de estudo até a data da prova escrita do processo seletivo de 2008, e o resultado foi extraordinário. Ele obteve a 1ª colocação entre os quase 2 mil candidatos que participaram do concurso. Poucos anos depois, já trabalhando como Prático em uma das maiores Zonas de Praticagem do país (ZP-14, ES), veio um pensamento: por que não reunir todo esse conhecimento e criar um curso completo para facilitar a trajetória de quem sonha em ingressar na profissão?”

E assim nasceu o Curso H. Os resumos feitos e usados por Hercules, materiais já testados e aprovados, foram a base para o que viriam a ser os livros didáticos do Curso H, lançado 2 anos depois, em 2010.

 

OS RESULTADOS E A TRADIÇÃO DE SUCESSO

Pouco tempo após a sua fundação, o Curso H passou pelo seu primeiro grande teste. Anunciado um novo concurso em 2011, centenas de candidatos voaram de todas as partes do Brasil para ter aulas com o 1º colocado do concurso anterior no Rio de Janeiro. O resultado? Nada menos que 94% dos aprovados se prepararam com o Curso H.

Auxiliados pela nossa metodologia, pessoas das mais diversas origens profissionais e sem qualquer contato prévio com a área marítima passaram nesta que era uma seleção conhecida por aprovar apenas pessoas ligadas ao setor. Entre advogados, administradores, dentistas e esportistas, foram mais de 100 aprovados.

Passado o primeiro grande teste, o próximo desafio era repetir o sucesso de 2011. E essa nova chance não tardou a chegar. Em 2012, a Marinha do Brasil anunciou um novo processo seletivo e o Curso H mais uma vez provou o seu valor: 80% dos aprovados estudaram conosco.

Com muito trabalho, competência e um pouco de sorte, somamos mais de 200 casos de sucesso, o que equivale quase à metade de todos os Práticos hoje em atividade no país.

 

DO PRESENCIAL PARA O DIGITAL

As primeiras turmas estudaram em uma sala de aula alugada no Rio de Janeiro, onde o próprio Hercules ministrava as aulas do Curso Regular para alunos de todo o Brasil.

Como as viagens rotineiras até o Rio eram custosas para a maioria dos alunos e a visão da empresa sempre foi no sentido de democratizar o acesso à Praticagem, iniciamos o projeto Tele-Presencial para o Curso Regular. Durante dois anos, todo o conteúdo das aulas foi gravado em estúdio profissional para permitir a preparação para o concurso em alto nível à distância, em estações individuais de estudo em outros estados.

Salas telepresenciais do Curso H

Estações individuais de estudo na matriz do Curso H, no Rio de Janeiro.

Unidades do Curso H foram abertas nas principais capitais do país, todas com equipamentos e estrutura que permitiam aos alunos estudar com conforto e flexibilidade de horários. Ao todo, expandimos nossas atividades para mais de 10 cidades.

Tempos depois, lançamos nosso primeiro produto 100% online, o Curso de Exercícios com Abordagem Teórica, um enorme sucesso desde o lançamento. Criamos também o Sistema H Quest, uma ferramenta online com mais de 6.000 questões para ajudar na memorização e fixação do conteúdo.

Em 2020, com nossas unidades fechadas por tempo indeterminado devido à pandemia do COVID-19, era preciso uma evolução definitiva para atender os alunos. Lançamos o Curso Básico no formato online.

Contudo, nosso principal curso de formação, o Curso Regular, ainda requeria a presença física dos alunos em uma de nossas unidades. Isso mudou em 2021, quando fizemos o tão esperado lançamento do Curso Regular na modalidade 100% Online. Hoje, candidatos de qualquer lugar do mundo podem se preparar para o PSCPP com a única metodologia de resultados comprovados.

Equipe do Curso H

Equipe do Curso H Rio de Janeiro reunida.

Se você gostou desse conteúdo, talvez também se interesse por alguns de nossos artigos relacionados à Praticagem e ao Curso H. Confira:

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.