Prova Prático-Oral: o último desafio do candidato a Prático de navios

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Prova Prático-Oral, a hora da verdade

A última etapa do Processo Seletivo para Praticante de Prático (PSCPP) – e que desperta muitas dúvidas nos candidatos à praticagem – é a Prova Prático-Oral (PPO), de caráter eliminatório e classificatório. Nesta etapa, o aspirante a prático terá de planejar uma manobra de embarcação, defendê-la diante de uma banca e executá-la parcialmente num simulador do Centro de Instrução Almirante Graça Aranha, no Rio de Janeiro.

É importante notar que, como a prova é eliminatória e classificatória, não basta apenas ser aprovado, mas sim obter um bom resultado para assegurar a classificação e, possivelmente, posicionar o candidato de forma favorável para a escolha de sua Zona de Praticagem.

Curso H promove treinamento nos EUA e no Brasil

Para os candidatos a Praticante de Prático que chegam a essa etapa do Processo Seletivo, o Curso H oferece duas opções de preparação: o curso “Passage Planning & Briefing” e o “Curso em Simuladores de Manobra” no MITAGS-PMI (EUA), instituição líder mundial em simulação e treinamentos na área marítima, com sedes em Baltimore e Seattle. O primeiro prepara o candidato para o planejamento de uma manobra de navio (prova que ele terá de completar em 50 minutos) e para a defesa oral que ele terá de fazer para a banca avaliadora em inglês. Já o segundo, é um aprendizado prático e aprofundado feito em um simulador de última geração onde o aluno poderá comandar virtualmente o seu navio e realizar manobras em condições próximas da realidade, incluindo locais brasileiros como a Baía de Guanabara.

Manobrando como se estivesse na Baía de Guanabara

O Curso de Simuladores de Manobra foi criado pelo Curso H em 2011 junto com o MITAGS-PMI. Até então, todos os simuladores do mercado ofereciam exercícios de manobra genéricos, em locais aleatórios. Hercules Lima, fundador do Curso H e Prático em Vitória/ES, lembra que quando ele se preparava para a prova de 2008 fez exercícios em um simulador como se estivesse em São Francisco, com direito a ponte Golden Gate e a prisão de Alcatraz. A experiência foi excelente, mas poderia ter uma abordagem local.

“Fizemos uma parceria com o MITAGS-PMI e compilamos mais de 20 corridas que haviam caído nas provas anteriores, realizadas no Brasil. Depois, desenvolvemos um cenário com imagens do Rio de Janeiro, com o relevo, a profundidade e as características geográficas do Rio. Até o Pão de Açúcar e a Candelária, que são pontos de auxílio à navegação, estão lá”, conta Hercules. “No concurso seguinte, os instrutores americanos já estavam aptos para aplicar exercícios que caíam nas provas brasileiras, com imagens da paisagem carioca”, lembra o prático.

Reta final, pagamento flexível e o compromisso do Curso H

A prova no simulador tem duração de 30 minutos e completa a Prova Prático-Oral. Embora muitos aspirantes a praticante de prático fiquem ansiosos para fazer exercícios em simuladores, Hercules ressalta que não há necessidade de pressa. “A maior barreira é a prova escrita, primeira etapa do Processo Seletivo, então não há por que gastar energia com isso nessa fase”, aconselha.

Hercules acrescenta ainda que, embora tenha caráter eliminatório, na prática a PPO serve mais como fase classificatória, ou seja, quem obtiver maior pontuação terá mais chances de escolher em qual Zona de Praticagem ingressará como Praticante de Prático.

O curso de simuladores nos Estados Unidos costuma durar, em média, uma semana. E não é barato. Mas isso não deve ser motivo de preocupação para quem está decidido a ser Prático: para candidatos que já chegam a essa etapa do Processo Seletivo, o Curso H oferece alternativas de contrato por êxito, ou seja, o aluno só pagará pelo curso quando passar no Processo Seletivo, terminar o período como Praticante de Prático e já estiver recebendo como profissional. “Dada a importância desta etapa na classificação final e, portanto, na escolha da Zona de Praticagem, não podemos deixar de oferecer um curso acessível a todos os nossos alunos”, comenta Hercules. Boa notícia para quem tinha essa preocupação.

________________________________________________________________________

Gostou do artigo? Caso você queira saber mais detalhes sobre o Processo Seletivo para Praticante de Prático ou sobre nossas opções de cursos, não hesite em mandar uma mensagem pelo WhatsApp: (21) 39030242 .

OUTROS ARTIGOS QUE PODEM TE INTERESSAR

– Qual é o salário de Prático?

– Como se tornar um Prático de Navios: o que você precisa saber

– Práticos de Navio são também os guardiães do Meio Ambiente

ebook-manual-do-concurseiro

2 respostas

    1. Oi, Eliese. Tudo bem?

      Nestes links, você encontra algumas amostras de aula do Curso Básico e do Curso Regular.

      Também disponibilizamos uma amostra da apostila gratuita de cada um desses cursos, basta entrar nos links a seguir, preencher os formulários e garantir o seu PDF:
      Amostra de apostila do Curso Básico
      Amostra de apostila do Curso Regular

      Caso queira mais informações sobre nossos cursos e serviços, clique aqui e entre em contato conosco via WhatsApp:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 respostas

    1. Oi, Eliese. Tudo bem?

      Nestes links, você encontra algumas amostras de aula do Curso Básico e do Curso Regular.

      Também disponibilizamos uma amostra da apostila gratuita de cada um desses cursos, basta entrar nos links a seguir, preencher os formulários e garantir o seu PDF:
      Amostra de apostila do Curso Básico
      Amostra de apostila do Curso Regular

      Caso queira mais informações sobre nossos cursos e serviços, clique aqui e entre em contato conosco via WhatsApp:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *