O “salário de prático” é, muitas vezes, o primeiro atrativo para os candidatos interessados pela carreira. De fato, os práticos estão entre os profissionais mais bem remunerados do país, mas não há, na verdade, salários como na maioria das posições do serviço público. Não se preocupe, pois vamos explicar essa questão!
Origem da Remuneração do Prático de Navios
Como não são funcionários públicos, militares, servidores ou empregados das empresas de navegação, os práticos não recebem salário. Em vez disso, têm, como profissionais autônomos, a remuneração variável de acordo com uma série de fatores, entre os quais podemos listar o movimento de cada porto, o porte dos navios e a sazonalidade do tráfego marítimo.
Essa dinâmica faz parte do conjunto de características que torna a Praticagem extremamente atrativa e diferente das demais profissões. Se não há salário, também não há monotonia. Diferentemente da maioria das carreiras do funcionalismo, que têm rotinas altamente previsíveis e repetitivas em repartições públicas, os práticos executam suas tarefas sempre em contato com a natureza, tendo a paisagem e o horizonte como verdadeiras ferramentas de trabalho – afinal, as referências visuais estão entre os elementos usados em conjunto com a tecnologia de navegação para executar as manobras.
Relação de Trabalho nas Zonas de Praticagem
Responsabilidade, disciplina e flexibilidade também são peculiaridades que tornam a Praticagem uma profissão estimulante e cobiçada. Não há a figura do chefe. Em vez disso, cada prático cumpre seus turnos de trabalho seguindo as regras da Autoridade Marítima e de acordo com as escalas estabelecidas com muita antecedência – o que permite ao prático ter grande previsibilidade de suas atividades em família, seus momentos de lazer e, claro, das horas dedicadas a estudos ou formação complementar.
Por questões de segurança, não pode haver sobrecarga de trabalho para que a fadiga não comprometa a segurança das operações – e esse é um aspecto da Praticagem presente em todos os países onde a atividade é exercida de forma independente, como é o caso do Brasil, Alemanha e Estados Unidos, entre outras nações.
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Salário de Prático x Remuneração
Por não haver no mercado profissão com o mesmo equilíbrio entre remuneração atrativa, rotina agradável e jornadas flexíveis, a Praticagem também é alvo críticas agressivas. E uma delas é a ideia equivocada de que existe um alto “salário de prático”, como se fosse o governo, e não empresas privadas, os responsáveis por essa remuneração.
Grande parte dos ataques tem origem ora no desconhecimento, ora na intenção de macular a reputação dos práticos. A remuneração de alto padrão é condizente, como vimos, com a qualidade exigida dos serviços, e vem acompanhada de investimentos das associações de práticos em uma infraestrutura confiável, adequada e dimensionada para as características de cada Zona de Praticagem.
Sobre a Responsabilidade Ambiental do Prático
Em geral, críticas à remuneração dos práticos ou aos custos da Praticagem expõem um raciocínio embasado nos gastos do armador. Mas há, além dessas cifras, uma dimensão quase incalculável a se considerar: a relevância do bom funcionamento da Praticagem para todo o país e a população.
Abençoado com uma das maiores faixas litorâneas do mundo – cerca de 9.200 km de extensão – o Brasil tem no litoral e nos rios uma parte imprescindível de seu potencial econômico e de sua riqueza natural. Manter esses ecossistemas preservados e livres de acidentes é, ao mesmo tempo, um compromisso do país com o meio ambiente e com a sustentabilidade econômica e social de grandes cidades – entre elas as duas maiores metrópoles, São Paulo e Rio de Janeiro.
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Em resumo, apesar de não haver um “salário de prático”, nem um valor predeterminado mensal como pagamento, é correto afirmar que os práticos são muito bem remunerados – ou, melhor dizer, têm vencimentos à altura da responsabilidade, do grau de especialização e da importância das funções que desempenham.
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41 Comentários
Guilherme Vinicius Reis Bergamo
Como funciona a escala de plantão do pratico? A remuneração dentro da mesma zona de praticarem pode variar entre os práticos?
Curso H
Olá, Guilherme! Em relação à remuneração dentro de uma mesma ZP, não temos acesso a essa informação. Sobre a escala do Prático, recomendo conferir uma das Lives feita pelo Prático Hercules em 2019 onde ele aborda esse assunto entre outros detalhes da rotina do profissional: https://www.youtube.com/watch?v=yWJmg4iJnYw&t=2s
Raphael Pinheiro
Olá, tudo bem?
Como o Prático não te uma remuneração fixa, como ficaria a questão da aposentadoria ? Entraria pelo INSS ?
Atenciosamente.
Curso H
Olá, Raphael! Essa é uma ótima pergunta. Apesar de ser um serviço de interesse público regido por um concurso realizado pela Autoridade Marítima, o Prático em si é um profissional autônomo com licença para exercer a profissão de forma privada, então a aposentadoria do Prático depende dele mesmo. Como profissional liberal, o Prático pode sim contribuir para o INSS visando criar sua aposentadoria, mas não temos informações se essa é uma prática comum no segmento.
Michael Douglas
Olá, recentemente está tendo um discussão no Congresso Nacional sobre a privatização dos portos, como o de Santos no estado de São Paulo. Com isso, você sabe me responder se isso afetaria em algo no trabalho dos práticos ou traria melhorias?
Curso H
Olá, Michael! A praticagem como profissão é diretamente influenciada pela movimentação portuária do Brasil. Quando os portos e a movimentação de cargas crescem (como tem acontecido em 2020), naturalmente será preciso trazer mais Práticos para suprir a demanda (o serviço é prestado 24h). Qualquer medida que busque melhorar o desempenho dos portos brasileiros reflete positivamente na praticagem. Se a privatização vai ou não trazer tais benefícios, isso não podemos afirmar, mas a expectativa é de uma melhoria geral a começar pelas medidas de desburocratização propostas pelo Ministério da Infra Estrutura. Diversas empresas nacionais e internacionais estão investindo no setor portuário brasileiro, incluindo a criação de várias novos portos privados. Se o setor portuário tem algo a ganhar com esse debate no Congresso, a Praticagem também sai ganhando.
Maira Andrade
Meu pai tem 72 anos ele é advogado está se aposentando e tem carteira de capitão . O sonho dele é ser prático após aposentadoria , ele não tem nenhuma delimitação física além de diabete e miopia , ele pode ser prático?
Curso H
Olá, Maira! Com relação a questões de saúde específicas como você citou, recomendamos que o candidato dê uma olhada na NORMAM 12, Capitulo 2, Seção 1, que é o documento que rege e regulamenta o acesso à carreira de Prático: https://www.marinha.mil.br/dpc/sites/www.marinha.mil.br.dpc/files/processo-selecao/normam12.pdf
Lá você encontra a lista completa e muitos outros detalhes do acesso à carreira. Vale notar que para se tornar Prático seu pai terá de passar também em um teste físico, então ele precisa estar em boa forma física para estar apto. Qualquer dúvida, estamos aqui!
andre gustavo c f da silva
Bom dia. O conhecimento e consequentemente o interesse pela profissão veio de um conhecido que era auditor fiscal da receita federal e largou o cargo ao se tornar prático. Lembro-me, na época, que ele disse ter se juntado a mais dois amigos e ter investido um capital relevante em sua preparação para o projeto praticante de prático, no qual logrou êxito. Gostaria de saber, com sinceridade, se realmente é necessário já ter uma condição financeira a cima da média para investir nesse projeto e fazer acontecer. Atualmente sou praça do exército, com uma renda mensal em torno dos 5.000,00 e estou pensando seriamente em mergulhar de cabeça nisso.
Muito obrigado.
Curso H
Olá, André! É totalmente possível se tornar Prático vindo de qualquer carreira. O acesso à praticagem se dá por um concurso público, então é uma questão de conhecer os temas do edital, buscar a bibliografia e foco nos estudos. Claro que estudar com suporte de um curso preparatório especializado, como resultados comprovados como o Curso H, é um grande diferencial nessa preparação, mas conhecendo o caminho das pedras é possível estudar sozinho. Vale lembrar que temos descontos especiais para militares, caso você opte por se preparar conosco. Nossa preparação completa para o concurso acontece no Curso Regular, com duração de 1 ano, mas se você estiver querendo apenas uma introdução rápida a todos os assuntos do edital, teremos no dia 29 o workshop Imersão na Praticagem (https://imersaonapraticagem.cursoh.com.br/), que é um evento de um dia com professores e Práticos convidados.
Qualquer dúvida, se quiser falar com um dos nossos especialistas, é só mandar uma mensagem para o nosso WhatsApp: (21) 39030242
Felipe Oliveira
Tenho 22 anos e curso superior. Qual a maneira mais rápida para obter o requisito de ser aquaviário da seção de convés?
Curso H
Olá, Felipe! Você não precisa ser aquaviário da seção de convés para estar apto ao concurso, basta tirar sua certificação de Mestre Amador. A experiência prévia como aquaviário é apenas outra forma de qualificação do candidato. Já tivemos muitos Práticos aprovados com ajuda do Curso H que vieram de outras áreas e passaram com a certificação de Mestre Amador.
Bruno Dutra
Olá tenho curso de Tecnólogo, tem algum impedimento?
Curso H
Olá, Bruno! O diploma de Tecnólogo é válido se for reconhecido pelo MEC como equivalente a formação superior. É preciso verificar junto ao MEC essa informação.
Você encontra mais detalhes sobre os requisitos do concurso na NORMAM 12.
Klaus
Resumo do post: Qual é o salário do prático? Alto e cria inveja.
Muito útil, obrigado.
Curso H
A remuneração do Prático é variável, mas a média é alta de fato. Já pensou em se preparar para o concurso também?
CARLOS PEREIRA
Como é a prova física?
Tenho 52 e marcapasso, mas sou ex atleta e estou em ótima forma física. Musculação pesada 5x na semana.
Teria algum impedimento, por conta do marcapasso, que não me limita em nada?
joaorafael
Olá, Carlos! Segundo a NORMAM 12 (pode ser lida aqui: https://www.marinha.mil.br/dpc/sites/www.marinha.mil.br.dpc/files/processo-selecao/normam12.pdf), no item 0213, termo J-7, cita especificamente a presença de marca-passo como fato eliminatório para o concurso. Recomendamos a leitura completa deste item para mais detalhes.
Rodrigo Araujo
Sou formado pela escola naval e cheguei a capitão tenente, mas estou 10 anos afastado, como servidor público. Mesmo afastado já possuo os requisitos para fazer a prova ?
joaorafael
Olá, Rodrigo! No seu caso recomendamos dar uma lida com calma na NORMAM 12, Capítulo 2, Seção 1, Item 0202, que fala especificamente sobre os requisitos do concurso. Lá você vai encontrar todas as informações.
Segue o link: https://www.marinha.mil.br/dpc/sites/www.marinha.mil.br.dpc/files/processo-selecao/normam12.pdf
Márcio Fernandes de Lima
Tem algum curso para profissão de 2 grau completo?
Curso H
Olá, Márcio! Infelizmente, o concurso para Prático exige ensino superior completo em qualquer área. Qualquer dúvida é só falar!
Mayer Fox
Bom dia,
Tenho 53 anos, sou servidor federal e advogado. Entretanto, busco uma virada na vida. Tenho relativa facilidade quanto a estudos e me empenho firmemente quando há um objetivo a ser alcançado. Me questiono, no entanto, sobre a viabilidade de iniciar a realização de um projeto como esse quando estiver com pelo menos 55 anos de idade.
joaorafael
Olá, Mayer! Se tem algo que podemos afirmar com alguma certeza é que todo mundo que se torna Prático segue na carreira. Na verdade, o Brasil tem muitos profissionais com 60 anos de idade ou mais em atividade hoje. Como profissão, é uma escolha sem igual. Uma questão que talvez possa te atrapalhar é a parte física do Processo Seletivo, que exige um certo condicionamento para atividades como fazer barras e nadas por mais de 30 minutos. Tirando essa questão, idade não é realmente um fator limitante. Temos exemplos de Práticos que estudaram conosco e passaram no concurso em uma faixa de idade como a sua. Qualquer outra dúvida, é só falar!
JOSÉ JUNIOR
Senhores, sei que no governo Dilma houve uma legilslação que regulamenta a remuneração dos práticos. Isso está valendo? Houve alguma redução de salário?
Curso H
Olá, José! O que ocorreu no governo Dilma não foi bem uma regulamentação da remuneração do setor, mas sim a criação da CNAP (Comissão Nacional para Assuntos de Praticagem), que foi o decreto 7.860 de 06 de dezembro de 2012. Essa comissão deveria debater assunto da Praticagem, incluindo a remuneração. Porém, este decreto foi revogado neste ano pelo Presidente Bolsonaro, no decreto 9.676 de 02 de janeiro de 2019. O novo decreto reduziu o força do CNAP e o sujeito ao Ministério da Infraestrutura. Na prática, nada mudou.
Carlos
Olá tenho 40 anos trabalho no porto de Santos a 10 anos, trabalho diretamente com embarque de produtos em navios, tenho interesse em ingressar na carreira de prático, qual os primeiros passos que tenho que dar? Gostaria de saber os detalhes, se tenho oportunidade de estar exercendo essa profissão??? Aguardando retorno
Curso H
Olá, Carlos! Qualquer pessoa que tenha ensino superior completo pode se tornar um Prático de Navios, basta estudar e passar no Processo Seletivo para Praticante de Prático. O Processo Seletivo possui várias fases, incluindo prova escrita, física e oral. Sendo ela a primeira etapa do processo, passar na prova escrita é um passo crítico para a sua aprovação. Em termos de preparação, recomendamos que você inicie seus estudos completando nosso Curso Regular, um preparatório completo feito exclusivamente para quem deseja passar no Processo Seletivo para Prático. O Curso Regular te dará toda a base teórica necessária para seguir estudando enquanto espera pela abertura do novo edital. Para você, o local mais próximo para realizar o curso seria nossa unidade de São Paulo. Caso queira tirar mais dúvidas ou iniciar seus estudos conosco, é só mandar uma mensagem para nossos consultores no WhatsApp (21) 39030242 ou no e-mail contato@cursoh.com.br.
Lucas Guimarães de Salles
Qual é o primeiro direcionamento que vocês dariam aos jovens de 22 anos , que querem seguir esta carreira ?
Curso H
Lucas,
Se este for o seu caso, existem duas formas de atingir este objetivo:
1. Cursar a EFOMM (Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante) se graduando como Oficial de Náutica e/ou Máquinas; e
2. Obter QUALQUER diploma de nível superior em instituições de ensino reconhecidas pelo MEC.
No primeiro caso, após graduado, você poderá trabalhar embarcado em navios de passageiros, navios tanques, embarcações do mercado offshore e etc, enquanto se prepara para o processo seletivo. O benefício desta opção é que você obterá pontuação de títulos na terceira etapa do processo seletivo, podendo chegar a 10 pontos, dependendo de sua patente e tempo de embarque/comando de navios.
Se isto lhe atrai é preciso ficar atento pois a idade limite para ingresso na EFOMM é de 23 anos.
Já na segunda opção, você irá trabalhar na área de sua preferência e, em paralelo, irá estudar para o processo seletivo. O benefício desta opção é que você não se prende à posição de marítimo, caso esta não lhe atraia, devido aos períodos longe de casa e da família.
Bons estudos!
Rodolfo
Boa noite. Gostaria de saber como ficou a questão da legislação que regula a remuneração do prático, emitida durante o governo da Dilma Roussef? Ela está ou não valendo? Houve redução da remuneração?
Cláudio Rênio
Boa tarde! Gostaria de saber se a prova para prático é em inglês?
Igor Boettcher
Não exatamente, mas os livros para prático são em inglês(alguns requeridos), é bom ter um certo domínio do inglês, pois algumas questões tem respostas em inglês, como os nomes de alguns componentes do barco.
Curso H
Olá, Cláudio!
A prova escrita para Prático pode ser tanto em inglês quanto em português. No edital de 2006, por exemplo, a prova foi toda em inglês. Mesmo quando a prova é feita em português, muitos termos da praticagem são escritos em inglês, e espera-se que o candidato saiba interpretá-los. Já a segunda fase do Processo Seletivo, a Prova Oral, essa é feita sempre inteiramente em inglês, tendo em vista que é o idioma padrão para diálogo com os capitães de navios do mundo todo.
Caso você sinta necessidade de aperfeiçoar seu domínio do inglês para o Processo Seletivo, temos um curso específico para esse fim onde você aprenderá tudo que é preciso saber para passar no teste sem problemas!
Victor
Boa noite, a respeito da periodicidade do processo seletivo, falaram que pode ser de 2 em 2 anos, porém estou notando um lapso temporal de 5 anos sem esse processo seletivo, não tem algo mais claro, ou mais objetivo em relação a isso, esse tempo estimado se deve a dificuldade que o país atravessa, fiquei muito interessado no curso, e na profissão, parabéns pelo site, tem muitas informações, Obrigado.
Curso H
Dois em dois anos seria uma periodicidade talvez ideal, com até umas 60 vagas. Acreditamos que este lapso que agora está em 5 anos se deve ao fato de que, no último processo seletivo, foram preenchidas aproximadamente 200 vagas. Não é possível afirmar tenha a ver com a crise econômica, pois os Práticos não são pagos pelo governo ou pelos estados. Uma coisa é certa: quanto mais longe do último, mais perto do próximo!
Gilson
Boa noite. Gostaria de saber se eu posso concorrer à prova de prático sendo aposentado do inss?
Sergio M Schwab
Sou professor de inglês e tenho 51 anos de idade. Não tenho prática marítima mas fiquei interessado na profissão de ‘Prático’ e no CursoH. Com esta idade e sem experiência no mar é possível pensar nesta possibilidade de trabalho? Obrigado!
Curso H
Sim, você pode ser Prático. Diversas pessoas que foram aprovadas nos últimos processos seletivos não tinham qualquer experiência prévia ou formação náutica (literalmente, “partiram do zero”). Casos de sucesso de ex-alunos do Curso H incluem advogados, engenheiros, professores, funcionários públicos, enfim, pessoas de diferentes origens e campos de atuação.
De acordo com as regras em vigor, basta habilitar-se como Mestre-Amador até a data de encerramento das inscrições. O candidato que não for profissional das ciências náuticas pode facilmente obter esta habilitação durante a sua preparação para a primeira etapa do PSPP. Para tal, basta inscrever-se nas Capitanias dos Portos e realizar uma prova simples que acontece várias vezes ao ano (às vezes, mais de uma por mês). O Curso H dispõe de um curso online específico que prepara para as provas de Mestre-Amador e Capitão-Amador os candidatos que não possuem qualquer formação na área marítima, e que serve também como uma introdução a diversos assuntos importantes para o PSPP.
Neste link você encontra um tutorial que irá lhe esclarecer todas as dúvidas que ainda possas ter com relação ao PSCPP, etapas e pré-requisitos.
Carlos Silvério Pereira
Gostaria de mais informações sobre carreira de prático, valor e forma de pagamento dos cursos e previsão de edital.
Curso H
Carlos, resumimos as principais dúvidas dos interessados na carreira de Prático no nosso “Tutorial sobre a Praticagem e o Processo Seletivo”. Nele você encontrará as informações que está buscando. Para fazer o download do eBook, basta clicar neste link.