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mapa ZP 1

Amazônia: Desafios da Maior Zona de Praticagem do Mundo

Início Blog Amazônia: Desafios da Maior Zona de Praticagem do Mundo
  • Curso H
  • 30 de maio de 2023
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ZP-1, a maior Zona de Praticagem do Mundo

 

Já imaginou levar mais de um dia inteiro para chegar no trabalho? Pegar dois aviões e várias horas de carro e saber que, ao chegar lá, uma única tarefa poderá exigir 80 horas contínuas para ser concluída?

 

Essa é a realidade dos Práticos de Navio da Zona de Praticagem #1, localizada na Bacia Amazônica. Considerada a maior Zona de Praticagem do mundo, a ZP-1 (Fazendinha/AP – Itacoatiara/AM) se estende pelos rios da região ao longo de 1.300 milhas náuticas e três estados. É o equivalente a 2.500 km de extensão, ou 5 viagens entre Rio de Janeiro e São Paulo. Chega a ser difícil compreender a escala da ZP-1 sem uma comparação externa. Mas não é só o tamanho que faz da gigantesca ZP-1 uma das Zonas de Praticagem mais complexas e interessantes do Brasil, certamente, do mundo.

 

mapa ZP 1

 

Aos que não estão familiarizados com o termo, uma “Zona de Praticagem” (abreviada como ZP) é uma área geográfica delimitada pela Marinha em função de peculiaridades locais que dificultam a livre e segura movimentação de embarcações, exigindo assim o funcionamento ininterrupto de um serviço de praticagem naquela região com o propósito de evitar acidentes, encalhes e outros prejuízos potenciais nos portos e vias navegáveis.

Para fins deste artigo, vamos falar apenas da ZP-1, por ser a maior delas, mas a estrutura da praticagem para atender à região norte do Brasil como um todo é ainda mais ampla. Além da ZP-1, a região Amazônica é também atendida pelas praticagens da ZP-2 e da ZP-3, que se estende até Belém do Pará. O complexo inclui diversas bases operacionais e lanchas de praticagem nas localidades de Itacoatiara (Amapá), Fazendinha (distrito de Macapá), Belém e na Barra Norte, na costa do Pará.

 

Rotina dos Práticos da ZP-1

 

Falando nos profissionais em atividade na ZP-1, são nada menos que 160 Práticos divididos em algumas empresas de praticagem que atendem aos portos e terminais da região. O número representa a maior lotação entre as ZPs brasileiras. O quadro amplo vem da frequente necessidade de se ter ao menos dois Práticos em revezamento no passadiço dos navios para a realização das fainas que podem se estender por até 80 horas, a depender do trecho, das marés e do tipo de embarcação.

 

pratico de navios em ação

 

E o tempo de duração das fainas é o menor dos desafios para os Práticos da ZP-1. Chegar até o local de trabalho já representa uma dificuldade logística, considerando a extensão da região. A previsão mínima para a praticagem conseguir levar um prático a bordo é de 24 horas. Esse trajeto até o navio muitas vezes inclui pegar múltiplos voos comerciais, lanchas, trajeto de carro em estrada ruim e até mesmo voos em aviões monomotor do tipo “teco-teco”. 

 

Segundo o relato de Adonis Passos Júnior, Prático e presidente de uma das empresas de praticagem da região, para a revista Rumos Práticos (ed 55), “não existe zona de praticagem com essa dificuldade logística. A mais próxima dessa realidade é a ZP-2 (Itacoatiara/Tabatinga)”.

 

Bancos de areia e os desafios da navegação fluvial

 

Um outro desafio constante encontrado em manobras da ZP-1 é lidar com os fatos inerentes à navegação em grandes rios. Seus leitos estão em constante mudança. Os bancos de areia se movimentam permanentemente, invalidando até as cartas náuticas mais recentes.

 

“Aqui na Amazônia é assim: você está navegando pelo radar, mas pela Carta Náutica estamos navegando em terra. Aqui tem que ter Prático, senão encalha” – comenta o Prático e ex-aluno do Curso H, Roberto Ermel, em um vídeo sobre a rotina da atividade na Amazônia.

 

Essa mudança dos bancos de areia é acompanhada de perto por batimetria realizada pela própria praticagem local, e não é incomum os comandantes dos navios questionarem se a sua embarcação não estaria “navegando em terra”.

 

Escassez de rebocadores e risco de embarcações menores 

 

O prático Castro Alves (ZP-1), aprovado na seleção de 2012, em seu relato para a Revista  Rumos Práticos (edição 55), indica ainda outros dois desafios da região: a falta de meios adequados para manobrar e o constante tráfego de embarcações menores, por vezes apagadas ou sem instrumentos de navegação.

Exemplo marcante da primeira situação, no Rio Jari os profissionais não têm acesso a rebocadores para auxiliar na manobra. Segundo Castro, “Em alguns lugares, operamos quase no estado da arte. No Jari, usamos a corrente do rio para encostar e desatracar. Não há rebocadores. São manobras cheias de detalhes”.

 

Barco Empurrador indo rio acima


Sobre o tráfego intenso nos rios, comenta:
“Algumas (embarcações) têm dificuldade até de responder ao rádio. AIS (Automatic Identification System), poucas possuem. Volta e meia, um (barco) empurrador atravessa à nossa frente e temos que agir com antecipação para evitar um acidente”.

 

Arco Lamoso, o ponto mais perigoso do trajeto

 

O trecho considerado mais crítico do Rio Amazonas, apelidado de “Arco Lamoso”, é uma região onde o serviço de praticagem é facultativo. Porém, por segurança, os armadores contratam o serviço para navios-tanque carregados e embarcações que transportam soja e milho com mais de 11,5 metros de calado.

O trecho de 20 milhas náuticas requer navegação de extrema precisão para a embarcação não tocar o fundo. A travessia é feita a baixa velocidade, monitorando-se o tempo todo por sondagens a folga de um metro abaixo da quilha, mínimo exigido para petroleiros. 

 

Ganhos de produtividade com ajuda da Praticagem

 

Em março de 2020, houve a primeira passagem de uma embarcação pelo “novo” canal do arco lamoso, até 0,8 m mais profundo. Naquele mesmo mês, a Marinha autorizou os testes para o aumento do calado na região para 11,90 metros, uma conquista que contou com o suporte de dados de batimetria e de marés da praticagem. O calado médio dos navios aumentou 40 centímetros naquele ano, um ganho de um milhão de dólares a mais em carga por embarcação.

Dois anos depois, em fevereiro de 2022, a Cooperativa de Apoio e Logística aos Práticos da ZP 1 (Unipilot) e o Comando do 4º Distrito Naval assinaram um protocolo que prevê a criação de um sistema de calado dinâmico na barra norte do Rio Amazonas para aumentar a capacidade de carga transportada pelos navios e, em consequência, elevar a produtividade da região. A Marinha fará o gerenciamento técnico do projeto, enquanto a Unipilot se encarregará do gerenciamento operacional, entrando com materiais e equipamentos.

O projeto prevê a instalação de três boias com sensores de marés, vento e correntes. “Com a leitura dessas três boias, a gente vai conseguir estabelecer com precisão a altura da maré, que varia muito de acordo com a época do ano, e ter conhecimento sobre todas as outras variáveis. A partir daí, vamos criar uma sistemática de informar aos terminais quais os valores de carregamento que eles vão conseguir explorar para conseguir o máximo de transporte de carga” – afirmou o gerente da Unipilot, Fernando Câmara. A expectativa com o novo sistema de informação é chegar aos 13 metros, disse Câmara.

O gerente da Unipilot avalia que o projeto vai favorecer a exportação agrícola que usa a hidrovia do Arco Norte, em especial de produtos como soja, milho, minério de ferro e bauxita. Vai auxiliar também a cabotagem de navios que vão entrar por Manaus e que poderão transportar mais contêineres.

 

A maior Zona de Praticagem do mundo merece o melhor

 

Cerca de 1.300 embarcações trafegam por ano na Amazônia. As principais cargas transportadas são bauxita, soja, trigo, petróleo e derivados, contêineres e cimento. Por ano, cerca de dois mil serviços de praticagem são prestados na região, ecologicamente a mais sensível do mundo, onde, além da biodiversidade, as águas garantem o sustento de ribeirinhos, pescadores e indígenas. Nas palavras de Ricardo Falcão, reeleito Presidente do CONAPRA e prático em atividade na Amazônia há mais de 20 anos:

 

“Na Amazônia, os rios comandam a vida das pessoas”.

 

 

Segundo a Associação Internacional de Clubes de Proteção Mútua dos Armadores (International Group of P&I Clubs, em inglês) o índice de acidentes com práticos a bordo no Brasil é de apenas 0,002% (dois milésimos por cento), similar ao dos Estados Unidos.

O CONAPRA, em parceria com o programa Programa Amigos do Mar, produziu uma série especial de vídeos sobre a praticagem na região, que você confere neste link.

 

Depoimento: Prático Roberto Ermel

 

Falando em Práticos da ZP-1, confira o depoimento do Prático Roberto Ermel sobre como ele se tornou Práticos de Navios com ajuda do Curso H:

https://www.youtube.com/watch?v=OuhREc9KM4Y

entrevista prático roberto ermel

 

LEIA MAIS:

Um voto em prol da segurança da navegação

Qual é o salário do Prático?

A data do próximo concurso para Prático

Entrevista com Prático – Hercules Lima

 

VEJA MAIS NO YOUTUBE:

Dicas para escolher a sua Zona de Praticagem

Conversa com Práticos das Zonas de Praticagem 17 e 22

Entrevista com Prático – Guido Botto 

Etapas do Processo Seletivo para Praticante de Prático


FONTES:

https://www.diariodoamapa.com.br/cadernos/geral/conheca-os-desafios-na-maior-zona-de-praticagem-do-mundo/

https://www.praticagemdobrasil.org.br/praticagem/zonas-de-praticagem/

https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2022-02/boias-vao-garantir-melhores-condicoes-de-navegabilidade-no-amazonas#

https://www.sopesp.com.br/2022/02/22/rio-amazonas-calado-de-1190m-e-aprovado-em-teste-com-graneleiro-na-barra-norte/

https://ibl.org.br/praticagem-e-marinha-aumentam-limite-de-carga-para-embarcacoes-no-rio-amazonas/

https://www.portosenavios.com.br/noticias/portos-e-logistica/atuacao-da-praticagem-na-amazonia-vira-sessao-na-assembleia-legislativa

https://www.praticagemdobrasil.org.br/revista-rumos/

https://www.praticagemdobrasil.org.br/videos-sobre-a-amazonia/

https://issuu.com/conapratv/docs/rumos_praticos_62_portugues

https://issuu.com/conapratv/docs/rumos_pra_ticos_55

https://unsplash.com/pt-br/fotografias/canoa-verde-e-vermelha-no-lago-durante-o-dia-qv5qEo_R0fw

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Uma resposta

  1. Edmilson Filho disse:
    7 de junho de 2023 às 9:24 pm

    B noite ilustres navegadores, respeitosamente destaco que neste estudo publicado, especialmente pelo ARCO LAMOSO percebi que não houve nenhuma observação sobre uma grande característica do Rio Amazonas, sua grandiosidade, o maior rio do mundo, não há dúvida. Grande abraço à toda Praticagem da Amazônia!

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Depoimento Recente

Leando Caliento
Prático da ZP-21

O Curso Regular foi fundamental para minha aprovação. O fato do Hércules ter passado em 1º lugar no concurso, e de conhecer a dinâmica do processo como um todo, o ajuda a ensinar os alunos onde focar os estudos e onde não perder tempo. Particularmente, isso me ajudou muito, uma vez que eu não tinha experiência no meio marítimo.

Roberto Ermel
Prático da ZP-01

Cada centavo que gastei no Curso Regular foi muito bem investido com vocês. Obrigado por tudo! Agora vamos nós encontrar nos cursos de atualização para Práticos. ZP 1, aí vou eu!

  • Curso H
  • 30 de maio de 2023

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  1. Edmilson Filho disse:
    7 de junho de 2023 às 9:24 pm

    B noite ilustres navegadores, respeitosamente destaco que neste estudo publicado, especialmente pelo ARCO LAMOSO percebi que não houve nenhuma observação sobre uma grande característica do Rio Amazonas, sua grandiosidade, o maior rio do mundo, não há dúvida. Grande abraço à toda Praticagem da Amazônia!

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      Hercules Lima

      Resumo das experiências profissionais:
      – Prático dos portos do Estado do Espírito Santo (desde 2009).
      – Aprovado em primeiro lugar na prova escrita do processo seletivo de 2008.
      – Piloto de caça do Primeiro Esquadrão de Aviões de Interceptação e Ataque (2002 a 2008).
      – Gerente de Manutenção e Logística das aeronaves de caça da Marinha, no Comando da Força Aeronaval (2008).
      – Professor da cadeira de Aerodinâmica do curso de formação de Aviadores Navais (2005-2006).
      – Aviador Naval, tendo-se formado após quatro anos de cursos nas Marinhas Norte-Americana e Argentina (1999 a 2002).
      – Como Oficial do Corpo da Armada da Marinha do Brasil, realizou viagem de circunavegação no NE Brasil (1997) e embarcou em navios da Marinha, desempenhando várias funções a bordo e desenvolvendo sua qualificação profissional em navegação e náutica.
      – Formado pelo Colégio Naval (1990) e bacharel em Ciências Navais pela Escola Naval, com especialização em sistemas de armas (1996).

      Ao longo de 18 anos de carreira na Armada da Marinha do Brasil, realizou diversos cursos, dentre os quais se destacam os seguintes:
      – Curso de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA, 2006);
      – Curso de Estado Maior para Oficiais Intermediários (Escola de Guerra Naval, 2005);
      – Curso de Preparação para Recebimento de Aeronaves (Instituto de Aeronáutica e Espaço, Centro Tecnológico da Aeronáutica, 2004), primeiro colocado;
      – Qualificação de Pouso a Bordo de Porta-Aviões (USS John F. Kennedy, 2002);
      – Advanced Strike Flight (Meridian NAS, US Navy, 2001-2002);
      – Oral Proficiency Skills for Aviation (Defense Language Institute, Department of Defense, EUA, 2001);
      – Curso Avançado de Caça e Ataque (Primera Escuadrilla Aeronaval de Ataque, Armada Argentina, 2000);
      – Curso de Formação de Aviadores Navais (Escuela de Aviación Naval, Armada Argentina, 1999), primeiro colocado;
      – Curso de Guerra Eletrônica para Oficiais (CAAML, 1998);
      – Curso de Especialização de Armamento para Oficiais (CIAW, 1997).

      Fundou o Curso H em outubro de 2010, e desde então se dedica a prover aos seus alunos a mais completa preparação para todas as etapas do processo seletivo para Praticantes de Prático.

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