Prático de Navios subindo a escada do navio

Por que a Praticagem é importante?

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Entenda o motivo pelo qual a profissão é tão valorizada no Brasil e no mundo

Antes de falarmos sobre o tema central deste artigo, vamos apresentar o conceito de serviço essencial. Serviço essencial é toda a atividade considerada fundamental para a manutenção da sociedade em quaisquer ocasiões, seja em momentos de normalidade ou em momentos de crises ou emergências, como no caso de pandemias, catástrofes naturais, guerras, entre outros.

Dada a sua importância, o Serviço de Praticagem enquadra-se nessa categoria. Por lei, ele não pode ser interrompido, ou seja, o seu atendimento aos navios deve ser prestado de forma ininterrupta, 24 horas por dia, todos os dias do ano. Na pandemia de COVID-19, por exemplo, os portos continuaram funcionando normalmente mesmo durante o período de lockdown.

Para quem não está familiarizado com a atividade, os Práticos são os profissionais responsáveis por assessorar os Comandantes de navios durante o trânsito e manobras em águas que apresentem restrições à navegação, normalmente nas entradas e saídas dos portos. 

Abaixo, você confere os 4 principais motivos pelos quais ela é considerada de extrema importância para a sobrevivência e o progresso de qualquer nação.

 

1. SEGURANÇA E EFICIÊNCIA DA NAVEGAÇÃO 

Os Práticos de Navios são profundos conhecedores das especificidades das zonas em que atuam, tais como o relevo marinho, ventos, correntes e marés, além de possuírem extenso preparo técnico para conduzirem manobras de acordo com a situação meteorológica vigente e o tipo e tamanho da embarcação. 

Esse conhecimento é indispensável para identificar e evitar ou gerenciar os perigos que podem comprometer as operações dos navios. O Serviço de Praticagem, portanto, é crucial para a segurança e a eficiência da navegação. Graças à capacitação técnica desses profissionais, os índices de acidentes no país são extremamente baixos, semelhantes aos dos países desenvolvidos. Você pode conferir esse dado clicando aqui

 

2. PROTEÇÃO DO MEIO AMBIENTE E DA VIDA HUMANA

Uma importante consequência da atuação dos Práticos é a preservação e a proteção da biodiversidade marinha e da vida humana nas vias navegáveis. Em águas nacionais, diversas situações de elevado perigo foram remediadas com sucesso graças à atuação tempestiva e eficaz de Práticos e outros profissionais que atuam no suporte à prestação do serviço.

No Recife, em 1985, o Prático Nelcy Campos arriscou a própria vida para salvar a cidade de um petroleiro em chamas. A embarcação transportava cerca de 1.500 toneladas de gás butano e estava atracada no porto. Assim que soube da situação, Nelcy prontamente rebocou o navio para alto-mar, livrando a capital pernambucana de uma explosão que poderia destruí-la completamente. 

Outro caso emblemático aconteceu em 2019, no Porto de São Sebastião (SP), quando os Práticos Marcio Santos e Fábio Rodrigues evitaram um desastre ambiental. Dois petroleiros ficaram à deriva após terem seus cabos de amarração partidos em uma operação ship-to-ship. Os Práticos embarcaram durante a tempestade e conseguiram manobrá-los para uma condição segura, evitando um derramamento de óleo de grandes proporções e a consequente extinção de diversas espécies no local.

 

3. IMPACTOS ECONÔMICOS 

Para existir e prosperar, uma comunidade necessita de provimento de água, de saneamento básico e de energia elétrica, mas também — e não menos importante — precisa ser abastecida por diversos bens e insumos e escoar a sua produção local. As indústrias química, farmacêutica, alimentícia e têxtil, a agropecuária e o varejo precisam contar com uma cadeia logística eficaz. 

Segundo dados do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), nos mais 7 mil quilômetros de litoral e nas águas interiores das extensas bacias hidrográficas, no Brasil existem aproximadamente 380 terminais portuários: 210 são terminais de uso privado (TUP), localizados em portos privados, e 170 são terminais arrendados em portos organizados (portos públicos). Por eles, passam cerca de 95% das exportações brasileiras.

Sendo o transporte pelas vias fluviais e marítimas o modal mais eficiente, as rotas do comércio internacional do Brasil são majoritariamente realizadas por água, o que reveste de grande importância os terminais portuários e todos os serviços prestados para possibilitar tais transações, o que inclui a atividade da Praticagem. Resta clara, portanto, a importância do Serviço de Praticagem para o abastecimento logístico da sociedade e para a atividade econômica.

 

4. GRANDE ALIADA DO SISTEMA PORTUÁRIO

Mantendo os índices de acidentes próximos de zero, os Serviços de Praticagem evitam o fechamento de portos e a interrupção das exportações e importações, bem como os enormes prejuízos decorrentes para os produtores e para a região portuária. 

Além disso, as Praticagens investem em novas tecnologias e estudos de ponta que levam ao aumento do calado dos navios (o que aumenta a quantidade de carga transportada) e à redução dos períodos de fechamento do porto para determinados calados. 

Em Santos, por exemplo, o sistema de calado dinâmico, que foi implementado por iniciativa da Praticagem local, trouxe ganhos expressivos: o número de manobras de navios com calados acima de 12 metros cresceu em 24% e as janelas temporais de operação aumentaram significativamente.

Navio no Porto de Santos (SP)
                                              Porto de Santos

Não por acaso, a Praticagem é uma atividade milenar e presente em todo o mundo. No Brasil, ela foi regulamentada em 1808, por ocasião da chegada da família real portuguesa.

A expertise dos Práticos contribui de maneira única e significativa para o desenvolvimento econômico e melhoria da qualidade de vida da população. O trabalho deste número relativamente pequeno de profissionais agrega muito ao sistema portuário e ao país como um todo. Seu reconhecimento está à altura da sua responsabilidade.

 

 

Fontes: 

BNDES. Link https://hubdeprojetos.bndes.gov.br/pt/setores/Portos 

Portos e Navios. Link: https://www.portosenavios.com.br/noticias/portos-e-logistica/corrente-de-comercio-por-via-maritima-cresce-25-2-no-terceiro-trimestre-de-2022 

Praticagem do Brasil. Link: https://www.praticagemdobrasil.org.br/praticagem/questoes-importantes/

2 respostas

  1. Olá me chamo JOAB tenho interesse de ser um prático, sou formado em outra área mais nunca é tarde para corroborar com a oportunidade que a empresa está solicitando.

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