• Preparação 360
  • Cursos
    • Preparatórios para Prova Escrita
      • Curso Regular
      • Curso de Exercícios com Abordagem Teórica
      • Curso Básico
      • Banco de Questões
      • Sistema H Quest
      • Programa de Coaching
      • Curso Planejamento Portuário
      • Shiphandling e Passadiço em Simulador
      • Simulados
      • Simulados Comentados
      • Turmas Especiais de Exercícios
      • Preparatório para Praticagem
    • Preparatórios para Prova Prático-Oral
      • Passage Plannig & Briefing
  • O Curso H
    • Sobre o Curso H
    • Programas de Descontos
    • Amigo Indica
    • Nossos Resultados
    • Depoimentos
    • Trabalhe Conosco
    • Contato
  • A Profissão
    • Sobre Práticos e Praticagem
    • Sobre o Processo Seletivo para Praticantes de Prático (PSCPP)
    • Dúvidas Frequentes
    • Dicas Úteis
  • Blog
  • Nossas Lives
  • Fórum
  • Área do Aluno
Menu
  • Preparação 360
  • Cursos
    • Preparatórios para Prova Escrita
      • Curso Regular
      • Curso de Exercícios com Abordagem Teórica
      • Curso Básico
      • Banco de Questões
      • Sistema H Quest
      • Programa de Coaching
      • Curso Planejamento Portuário
      • Shiphandling e Passadiço em Simulador
      • Simulados
      • Simulados Comentados
      • Turmas Especiais de Exercícios
      • Preparatório para Praticagem
    • Preparatórios para Prova Prático-Oral
      • Passage Plannig & Briefing
  • O Curso H
    • Sobre o Curso H
    • Programas de Descontos
    • Amigo Indica
    • Nossos Resultados
    • Depoimentos
    • Trabalhe Conosco
    • Contato
  • A Profissão
    • Sobre Práticos e Praticagem
    • Sobre o Processo Seletivo para Praticantes de Prático (PSCPP)
    • Dúvidas Frequentes
    • Dicas Úteis
  • Blog
  • Nossas Lives
  • Fórum
  • Área do Aluno
Prático de Navios subindo a escada do navio

Por que a Praticagem é importante?

Início Blog Por que a Praticagem é importante?
  • Curso H
  • 4 de setembro de 2023
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Entenda o motivo pelo qual a profissão é tão valorizada no Brasil e no mundo

Antes de falarmos sobre o tema central deste artigo, vamos apresentar o conceito de serviço essencial. Serviço essencial é toda a atividade considerada fundamental para a manutenção da sociedade em quaisquer ocasiões, seja em momentos de normalidade ou em momentos de crises ou emergências, como no caso de pandemias, catástrofes naturais, guerras, entre outros.

Dada a sua importância, o Serviço de Praticagem enquadra-se nessa categoria. Por lei, ele não pode ser interrompido, ou seja, o seu atendimento aos navios deve ser prestado de forma ininterrupta, 24 horas por dia, todos os dias do ano. Na pandemia de COVID-19, por exemplo, os portos continuaram funcionando normalmente mesmo durante o período de lockdown.

Para quem não está familiarizado com a atividade, os Práticos são os profissionais responsáveis por assessorar os Comandantes de navios durante o trânsito e manobras em águas que apresentem restrições à navegação, normalmente nas entradas e saídas dos portos. 

Abaixo, você confere os 4 principais motivos pelos quais ela é considerada de extrema importância para a sobrevivência e o progresso de qualquer nação.

 

1. SEGURANÇA E EFICIÊNCIA DA NAVEGAÇÃO 

Os Práticos de Navios são profundos conhecedores das especificidades das zonas em que atuam, tais como o relevo marinho, ventos, correntes e marés, além de possuírem extenso preparo técnico para conduzirem manobras de acordo com a situação meteorológica vigente e o tipo e tamanho da embarcação. 

Esse conhecimento é indispensável para identificar e evitar ou gerenciar os perigos que podem comprometer as operações dos navios. O Serviço de Praticagem, portanto, é crucial para a segurança e a eficiência da navegação. Graças à capacitação técnica desses profissionais, os índices de acidentes no país são extremamente baixos, semelhantes aos dos países desenvolvidos. Você pode conferir esse dado clicando aqui. 

 

2. PROTEÇÃO DO MEIO AMBIENTE E DA VIDA HUMANA

Uma importante consequência da atuação dos Práticos é a preservação e a proteção da biodiversidade marinha e da vida humana nas vias navegáveis. Em águas nacionais, diversas situações de elevado perigo foram remediadas com sucesso graças à atuação tempestiva e eficaz de Práticos e outros profissionais que atuam no suporte à prestação do serviço.

No Recife, em 1985, o Prático Nelcy Campos arriscou a própria vida para salvar a cidade de um petroleiro em chamas. A embarcação transportava cerca de 1.500 toneladas de gás butano e estava atracada no porto. Assim que soube da situação, Nelcy prontamente rebocou o navio para alto-mar, livrando a capital pernambucana de uma explosão que poderia destruí-la completamente. 

Outro caso emblemático aconteceu em 2019, no Porto de São Sebastião (SP), quando os Práticos Marcio Santos e Fábio Rodrigues evitaram um desastre ambiental. Dois petroleiros ficaram à deriva após terem seus cabos de amarração partidos em uma operação ship-to-ship. Os Práticos embarcaram durante a tempestade e conseguiram manobrá-los para uma condição segura, evitando um derramamento de óleo de grandes proporções e a consequente extinção de diversas espécies no local.

 

3. IMPACTOS ECONÔMICOS 

Para existir e prosperar, uma comunidade necessita de provimento de água, de saneamento básico e de energia elétrica, mas também — e não menos importante — precisa ser abastecida por diversos bens e insumos e escoar a sua produção local. As indústrias química, farmacêutica, alimentícia e têxtil, a agropecuária e o varejo precisam contar com uma cadeia logística eficaz. 

Segundo dados do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), nos mais 7 mil quilômetros de litoral e nas águas interiores das extensas bacias hidrográficas, no Brasil existem aproximadamente 380 terminais portuários: 210 são terminais de uso privado (TUP), localizados em portos privados, e 170 são terminais arrendados em portos organizados (portos públicos). Por eles, passam cerca de 95% das exportações brasileiras.

Sendo o transporte pelas vias fluviais e marítimas o modal mais eficiente, as rotas do comércio internacional do Brasil são majoritariamente realizadas por água, o que reveste de grande importância os terminais portuários e todos os serviços prestados para possibilitar tais transações, o que inclui a atividade da Praticagem. Resta clara, portanto, a importância do Serviço de Praticagem para o abastecimento logístico da sociedade e para a atividade econômica.

 

4. GRANDE ALIADA DO SISTEMA PORTUÁRIO

Mantendo os índices de acidentes próximos de zero, os Serviços de Praticagem evitam o fechamento de portos e a interrupção das exportações e importações, bem como os enormes prejuízos decorrentes para os produtores e para a região portuária. 

Além disso, as Praticagens investem em novas tecnologias e estudos de ponta que levam ao aumento do calado dos navios (o que aumenta a quantidade de carga transportada) e à redução dos períodos de fechamento do porto para determinados calados. 

Em Santos, por exemplo, o sistema de calado dinâmico, que foi implementado por iniciativa da Praticagem local, trouxe ganhos expressivos: o número de manobras de navios com calados acima de 12 metros cresceu em 24% e as janelas temporais de operação aumentaram significativamente.

Não por acaso, a Praticagem é uma atividade milenar e presente em todo o mundo. No Brasil, ela foi regulamentada em 1808, por ocasião da chegada da família real portuguesa.

A expertise dos Práticos contribui de maneira única e significativa para o desenvolvimento econômico e melhoria da qualidade de vida da população. O trabalho deste número relativamente pequeno de profissionais agrega muito ao sistema portuário e ao país como um todo. Seu reconhecimento está à altura da sua responsabilidade.

 

 

Fontes: 

BNDES. Link https://hubdeprojetos.bndes.gov.br/pt/setores/Portos 

Portos e Navios. Link: https://www.portosenavios.com.br/noticias/portos-e-logistica/corrente-de-comercio-por-via-maritima-cresce-25-2-no-terceiro-trimestre-de-2022 

Praticagem do Brasil. Link: https://www.praticagemdobrasil.org.br/praticagem/questoes-importantes/

Imagem Porto de Santos – https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Santos_A%C3%A9rea_(cropped).jpg – Agência CNT, CC BY 2.0 <https://creativecommons.org/licenses/by/2.0>, via Wikimedia Commons

  • praticagem, práticodenavios, práticos, profissão
PrevCalado Dinâmico e a evolução dos portos brasileiros
Presidente sanciona Lei que regula PraticagemNext

2 respostas

  1. Joab Nascimento da Silva disse:
    17 de novembro de 2023 às 8:58 pm

    Olá me chamo JOAB tenho interesse de ser um prático, sou formado em outra área mais nunca é tarde para corroborar com a oportunidade que a empresa está solicitando.

    Responder
    1. Curso H disse:
      21 de novembro de 2023 às 9:34 am

      Olá, Joab. Realmente, nunca é tarde para correr atrás dos seus objetivos!
      Entre em contato conosco por WhatsApp para conhecer nossos cursos preparatórios voltados para o Processo Seletivo para Praticantes de Prático: Whatsapp – (21) 3903-0242

      Aproveite a nossa Black Week! Estamos repletos de descontos. 👊⚓

      Responder

Deixe um comentário para Curso H Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Depoimento Recente

Leando Caliento
Prático da ZP-21

O Curso Regular foi fundamental para minha aprovação. O fato do Hércules ter passado em 1º lugar no concurso, e de conhecer a dinâmica do processo como um todo, o ajuda a ensinar os alunos onde focar os estudos e onde não perder tempo. Particularmente, isso me ajudou muito, uma vez que eu não tinha experiência no meio marítimo.

Roberto Ermel
Prático da ZP-01

Cada centavo que gastei no Curso Regular foi muito bem investido com vocês. Obrigado por tudo! Agora vamos nós encontrar nos cursos de atualização para Práticos. ZP 1, aí vou eu!

  • Curso H
  • 4 de setembro de 2023

2 respostas

  1. Joab Nascimento da Silva disse:
    17 de novembro de 2023 às 8:58 pm

    Olá me chamo JOAB tenho interesse de ser um prático, sou formado em outra área mais nunca é tarde para corroborar com a oportunidade que a empresa está solicitando.

    Responder
    1. Curso H disse:
      21 de novembro de 2023 às 9:34 am

      Olá, Joab. Realmente, nunca é tarde para correr atrás dos seus objetivos!
      Entre em contato conosco por WhatsApp para conhecer nossos cursos preparatórios voltados para o Processo Seletivo para Praticantes de Prático: Whatsapp – (21) 3903-0242

      Aproveite a nossa Black Week! Estamos repletos de descontos. 👊⚓

      Responder

Deixe um comentário para Curso H Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

logo-cursoh-white.png
Receba informações e atualizações sobre a Praticagem e sobre os nossos cursos.
 
Fale Conosco
Política de Privacidade
Facebook-f Youtube Linkedin-in Instagram Tiktok Spotify

Av. Olegário Maciel 531, Sala 346

Barra da Tijuca, Rio de Janeiro – RJ
CEP: 22621-200

WhatsApp: 21 988433017
Telefone: 21 3903-0242

Mantenha-se Informado!

Receba informações e atualizações sobre a Praticagem e sobre os nossos cursos.

    © 2010 – 2023 Curso H – Todos os direitos reservados.

    Mantenha-se Informado!

    Receba informações e atualizações sobre a Praticagem e sobre os nossos cursos.

      • Facebook
      • YouTube
      • Linkedin
      • Instagram
      logo-cursoh-white.png

      © 2010 – 2023 Curso H – Todos os direitos reservados.

      🍪 Esse site usa cookies
      Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.
      Configuração de CookiesACEITAR
      Manage consent

      Privacy Overview

      This website uses cookies to improve your experience while you navigate through the website. Out of these, the cookies that are categorized as necessary are stored on your browser as they are essential for the working of basic functionalities of the website. We also use third-party cookies that help us analyze and understand how you use this website. These cookies will be stored in your browser only with your consent. You also have the option to opt-out of these cookies. But opting out of some of these cookies may affect your browsing experience.
      Necessary
      Sempre ativado
      Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. This category only includes cookies that ensures basic functionalities and security features of the website. These cookies do not store any personal information.
      Non-necessary
      Any cookies that may not be particularly necessary for the website to function and is used specifically to collect user personal data via analytics, ads, other embedded contents are termed as non-necessary cookies. It is mandatory to procure user consent prior to running these cookies on your website.
      SALVAR E ACEITAR
      Hercules Lima

      Resumo das experiências profissionais:
      – Prático dos portos do Estado do Espírito Santo (desde 2009).
      – Aprovado em primeiro lugar na prova escrita do processo seletivo de 2008.
      – Piloto de caça do Primeiro Esquadrão de Aviões de Interceptação e Ataque (2002 a 2008).
      – Gerente de Manutenção e Logística das aeronaves de caça da Marinha, no Comando da Força Aeronaval (2008).
      – Professor da cadeira de Aerodinâmica do curso de formação de Aviadores Navais (2005-2006).
      – Aviador Naval, tendo-se formado após quatro anos de cursos nas Marinhas Norte-Americana e Argentina (1999 a 2002).
      – Como Oficial do Corpo da Armada da Marinha do Brasil, realizou viagem de circunavegação no NE Brasil (1997) e embarcou em navios da Marinha, desempenhando várias funções a bordo e desenvolvendo sua qualificação profissional em navegação e náutica.
      – Formado pelo Colégio Naval (1990) e bacharel em Ciências Navais pela Escola Naval, com especialização em sistemas de armas (1996).

      Ao longo de 18 anos de carreira na Armada da Marinha do Brasil, realizou diversos cursos, dentre os quais se destacam os seguintes:
      – Curso de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA, 2006);
      – Curso de Estado Maior para Oficiais Intermediários (Escola de Guerra Naval, 2005);
      – Curso de Preparação para Recebimento de Aeronaves (Instituto de Aeronáutica e Espaço, Centro Tecnológico da Aeronáutica, 2004), primeiro colocado;
      – Qualificação de Pouso a Bordo de Porta-Aviões (USS John F. Kennedy, 2002);
      – Advanced Strike Flight (Meridian NAS, US Navy, 2001-2002);
      – Oral Proficiency Skills for Aviation (Defense Language Institute, Department of Defense, EUA, 2001);
      – Curso Avançado de Caça e Ataque (Primera Escuadrilla Aeronaval de Ataque, Armada Argentina, 2000);
      – Curso de Formação de Aviadores Navais (Escuela de Aviación Naval, Armada Argentina, 1999), primeiro colocado;
      – Curso de Guerra Eletrônica para Oficiais (CAAML, 1998);
      – Curso de Especialização de Armamento para Oficiais (CIAW, 1997).

      Fundou o Curso H em outubro de 2010, e desde então se dedica a prover aos seus alunos a mais completa preparação para todas as etapas do processo seletivo para Praticantes de Prático.

      Pressione a tecla ESC para fechar a pesquisa