• Preparação 360
  • Cursos
    • Preparatórios para Prova Escrita
      • Curso Regular
      • Curso de Exercícios com Abordagem Teórica
      • Curso Básico
      • Banco de Questões
      • Sistema H Quest
      • Programa de Coaching
      • Curso Planejamento Portuário
      • Shiphandling e Passadiço em Simulador
      • Simulados
      • Simulados Comentados
      • Turmas Especiais de Exercícios
      • Preparatório para Praticagem
    • Preparatórios para Prova Prático-Oral
      • Passage Plannig & Briefing
  • O Curso H
    • Sobre o Curso H
    • Programas de Descontos
    • Amigo Indica
    • Nossos Resultados
    • Depoimentos
    • Trabalhe Conosco
    • Contato
  • A Profissão
    • Sobre Práticos e Praticagem
    • Sobre o Processo Seletivo para Praticantes de Prático (PSCPP)
    • Dúvidas Frequentes
    • Dicas Úteis
  • Blog
  • Nossas Lives
  • Fórum
  • Área do Aluno
Menu
  • Preparação 360
  • Cursos
    • Preparatórios para Prova Escrita
      • Curso Regular
      • Curso de Exercícios com Abordagem Teórica
      • Curso Básico
      • Banco de Questões
      • Sistema H Quest
      • Programa de Coaching
      • Curso Planejamento Portuário
      • Shiphandling e Passadiço em Simulador
      • Simulados
      • Simulados Comentados
      • Turmas Especiais de Exercícios
      • Preparatório para Praticagem
    • Preparatórios para Prova Prático-Oral
      • Passage Plannig & Briefing
  • O Curso H
    • Sobre o Curso H
    • Programas de Descontos
    • Amigo Indica
    • Nossos Resultados
    • Depoimentos
    • Trabalhe Conosco
    • Contato
  • A Profissão
    • Sobre Práticos e Praticagem
    • Sobre o Processo Seletivo para Praticantes de Prático (PSCPP)
    • Dúvidas Frequentes
    • Dicas Úteis
  • Blog
  • Nossas Lives
  • Fórum
  • Área do Aluno

Conheça o Porto de Salvador, um dos mais antigos do país

Início Blog Conheça o Porto de Salvador, um dos mais antigos do país
  • Curso H
  • 11 de março de 2019
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

 

A importância da Zona de Praticagem 12

Um dos mais antigos ancoradouros do país, o Porto de Salvador se mantém como um dos mais importantes para a economia e um dos mais procurados pelos candidatos à Praticagem. Atualmente, existem 37 Práticos de Navios em atuação na Zona de Praticagem 12, coordenando as manobras das embarcações que chegam aos portos de Aratu, Candeias, Salvador e Ilhéus, além de cinco terminais de uso privado (TUP).

Hoje, o Porto de Salvador desempenha um papel decisivo para a economia baiana, destacando-se na movimentação de contêineres, trigo, celulose, frutas e carga geral, beneficiado, entre outros fatores, por sua posição estratégica em relação ao Continente Europeu e o Mercosul. Sua área de influência inclui, além da Bahia, o norte de Minas Gerais, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará.

Segundo informações da Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba), administradora local, em 2017 o Porto de Salvador obteve a maior movimentação de cargas em toda sua história: 4,5 milhões de toneladas, superando a marca de 4,3 milhões registrada em 2014. O recorde ocorreu inclusive no número de contêineres movimentados, somando 310 mil TEUS (unidade equivalente a contêineres de 20 pés).

O local se destaca também pela recepção de cruzeiros turísticos. Na temporada de cruzeiros 2017/2018, foram cerca de 50 escalas de transatlânticos, registando um crescimento de 8% no número de turistas. Em 2016, foram 138 mil visitantes, e em 2017, 150 mil a bordo desses navios.

História da criação do Porto de Salvador

Considerado o único porto do país no século XVI, era pelo Porto de Salvador que saiam todos os produtos brasileiros para Portugal, entre os quais açúcar, pau-brasil, algodão, fumo, couro e aguardente. Era também em Salvador que chegavam as mercadorias vindas do Reino e da África.

Por cerca de 400 anos, as condições naturais da Baía eram suficientes para realizar a atracação de embarcações na região de Salvador. Foi no século XX, no ano de 1906, que o ancoradouro, praticamente artesanal, ganhou o título de porto organizado, iniciando as obras de modernização. A primeira parte do cais da alfândega ficou pronta em 1913, ano da inauguração oficial do porto.

Em 1914, doze meses depois, já haviam sido construídos 750 metros de cais, com oito guindastes móveis sobre trilhos, três linhas férreas e acesso à Avenida da França, exclusiva para a movimentação portuária. Desde 1978, após intervenção federal na Companhia Docas da Bahia, o porto foi encampado pela União e passou a ser administrado pela Codeba.

Nos últimos anos, o Porto de Salvador tem recebido substanciais investimentos na sua infraestrutura, a exemplo da Via Expressa, que o interliga à BR-324, a dragagem do seu canal de acesso, a construção do novo terminal marítimo de passageiros e a modernização e compra de novos equipamentos para o Terminal de Contêineres e modernização da estrutura de recepção de trigo.

O Porto de Salvador em detalhes

Porto de Salvador

Estrutura: 2.092 m de cais acostável; profundidade de 8 m (armazéns 1 e 2), 12 m (armazéns 3 e 4), de 10 m (armazéns 5, 6, 7 e 8), de 15 m no terminal de contêineres e no cais de ligação e de 9 m nos armazéns de carga; disponibilidade no cais para a atracação de dez navios simultaneamente e capacidade de movimentação de 5 milhões de toneladas de cargas ao ano.

Equipamentos: 10 guindastes de 3,2t; um guindaste de 6,3t; um guindaste de 40t, empilhadeiras de apoio de 3t; uma empilhadeira de 30t, dois tratores, sistema de transporte subterrâneo e balança rodoviária.

Cargas predominantes: Granéis sólidos (trigo em grãos), granéis líquidos (asfalto), contêineres (celulose, alimentos, equipamentos petroquímicos, pneus, peças automobilísticas, papel, cacau e produtos químicos) e carga geral (produtos siderúrgicos, granito e celulose).

 

Fontes:
“Portos e terminais do Brasil”
Codeba
https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Porto_de_Salvador_e_Bahia_Marina.jpg
https://agenciagov.ebc.com.br/noticias/202405/maiores-navios-porta-conteineres-do-mundo-com-carga-total-vao-atracar-no-porto-de-salvador
Porto de Salvador

___________________________________________________

 

Gostou do artigo? Temos certeza de que agora você conhece muito mais sobre o Porto de Salvador! Caso você tenha interesse em se tornar um Prático de Navios, não hesite em falar conosco. Qualquer pessoa pode se tornar um Prático, basta ter curso superior completo em qualquer área e passar no processo seletivo.

 

MAIS ARTIGOS QUE PODEM TE INTERESSAR:

– PRÁTICOS SÃO TAMBÉM OS GUARDIÕES DO MEIO AMBIENTE

– ECONOMIA E QUALIDADE DE VIDA NO PORTO DE VITÓRIA

– A IMPORTÂNCIA ESTRATÉGICA DO PORTO DE MUCURIPE

PrevProva Prático-Oral: o último desafio do candidato a Prático de navios
Economia dinâmica e qualidade de vida são os atrativos no Porto de VitóriaNext

2 respostas

  1. João Vitor Azevedo Silva disse:
    30 de outubro de 2023 às 9:37 am

    A história das docas de salvador

    Responder
    1. Curso H disse:
      21 de novembro de 2023 às 9:34 am

      Ficamos felizes pelo seu interesse em nosso artigo! 👊⚓

      Responder

Deixe um comentário para João Vitor Azevedo Silva Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Depoimento Recente

Leando Caliento
Prático da ZP-21

O Curso Regular foi fundamental para minha aprovação. O fato do Hércules ter passado em 1º lugar no concurso, e de conhecer a dinâmica do processo como um todo, o ajuda a ensinar os alunos onde focar os estudos e onde não perder tempo. Particularmente, isso me ajudou muito, uma vez que eu não tinha experiência no meio marítimo.

Roberto Ermel
Prático da ZP-01

Cada centavo que gastei no Curso Regular foi muito bem investido com vocês. Obrigado por tudo! Agora vamos nós encontrar nos cursos de atualização para Práticos. ZP 1, aí vou eu!

  • Curso H
  • 11 de março de 2019

2 respostas

  1. João Vitor Azevedo Silva disse:
    30 de outubro de 2023 às 9:37 am

    A história das docas de salvador

    Responder
    1. Curso H disse:
      21 de novembro de 2023 às 9:34 am

      Ficamos felizes pelo seu interesse em nosso artigo! 👊⚓

      Responder

Deixe um comentário para João Vitor Azevedo Silva Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

logo-cursoh-white.png
Receba informações e atualizações sobre a Praticagem e sobre os nossos cursos.
 
Fale Conosco
Política de Privacidade
Facebook-f Youtube Linkedin-in Instagram Tiktok Spotify

Av. Olegário Maciel 531, Sala 346

Barra da Tijuca, Rio de Janeiro – RJ
CEP: 22621-200

WhatsApp: 21 988433017
Telefone: 21 3903-0242

Mantenha-se Informado!

Receba informações e atualizações sobre a Praticagem e sobre os nossos cursos.

    © 2010 – 2023 Curso H – Todos os direitos reservados.

    Mantenha-se Informado!

    Receba informações e atualizações sobre a Praticagem e sobre os nossos cursos.

      • Facebook
      • YouTube
      • Linkedin
      • Instagram
      logo-cursoh-white.png

      © 2010 – 2023 Curso H – Todos os direitos reservados.

      🍪 Esse site usa cookies
      Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.
      Configuração de CookiesACEITAR
      Manage consent

      Privacy Overview

      This website uses cookies to improve your experience while you navigate through the website. Out of these, the cookies that are categorized as necessary are stored on your browser as they are essential for the working of basic functionalities of the website. We also use third-party cookies that help us analyze and understand how you use this website. These cookies will be stored in your browser only with your consent. You also have the option to opt-out of these cookies. But opting out of some of these cookies may affect your browsing experience.
      Necessary
      Sempre ativado
      Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. This category only includes cookies that ensures basic functionalities and security features of the website. These cookies do not store any personal information.
      Non-necessary
      Any cookies that may not be particularly necessary for the website to function and is used specifically to collect user personal data via analytics, ads, other embedded contents are termed as non-necessary cookies. It is mandatory to procure user consent prior to running these cookies on your website.
      SALVAR E ACEITAR
      Hercules Lima

      Resumo das experiências profissionais:
      – Prático dos portos do Estado do Espírito Santo (desde 2009).
      – Aprovado em primeiro lugar na prova escrita do processo seletivo de 2008.
      – Piloto de caça do Primeiro Esquadrão de Aviões de Interceptação e Ataque (2002 a 2008).
      – Gerente de Manutenção e Logística das aeronaves de caça da Marinha, no Comando da Força Aeronaval (2008).
      – Professor da cadeira de Aerodinâmica do curso de formação de Aviadores Navais (2005-2006).
      – Aviador Naval, tendo-se formado após quatro anos de cursos nas Marinhas Norte-Americana e Argentina (1999 a 2002).
      – Como Oficial do Corpo da Armada da Marinha do Brasil, realizou viagem de circunavegação no NE Brasil (1997) e embarcou em navios da Marinha, desempenhando várias funções a bordo e desenvolvendo sua qualificação profissional em navegação e náutica.
      – Formado pelo Colégio Naval (1990) e bacharel em Ciências Navais pela Escola Naval, com especialização em sistemas de armas (1996).

      Ao longo de 18 anos de carreira na Armada da Marinha do Brasil, realizou diversos cursos, dentre os quais se destacam os seguintes:
      – Curso de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA, 2006);
      – Curso de Estado Maior para Oficiais Intermediários (Escola de Guerra Naval, 2005);
      – Curso de Preparação para Recebimento de Aeronaves (Instituto de Aeronáutica e Espaço, Centro Tecnológico da Aeronáutica, 2004), primeiro colocado;
      – Qualificação de Pouso a Bordo de Porta-Aviões (USS John F. Kennedy, 2002);
      – Advanced Strike Flight (Meridian NAS, US Navy, 2001-2002);
      – Oral Proficiency Skills for Aviation (Defense Language Institute, Department of Defense, EUA, 2001);
      – Curso Avançado de Caça e Ataque (Primera Escuadrilla Aeronaval de Ataque, Armada Argentina, 2000);
      – Curso de Formação de Aviadores Navais (Escuela de Aviación Naval, Armada Argentina, 1999), primeiro colocado;
      – Curso de Guerra Eletrônica para Oficiais (CAAML, 1998);
      – Curso de Especialização de Armamento para Oficiais (CIAW, 1997).

      Fundou o Curso H em outubro de 2010, e desde então se dedica a prover aos seus alunos a mais completa preparação para todas as etapas do processo seletivo para Praticantes de Prático.

      Pressione a tecla ESC para fechar a pesquisa