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Lancha de Prático

Mitos e Verdades sobre a Praticagem

Início Blog Mitos e Verdades sobre a Praticagem
  • Curso H
  • 11 de abril de 2023
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Embora seja uma atividade milenar e presente em todo o mundo, diversos boatos ainda são levantados em torno da Praticagem e do acesso à carreira. É provável que você já tenha se deparado com alguns e é por isso que, neste artigo, vamos desmistificá-los. Confira abaixo o que é mito e o que é verdade sobre a profissão de Prático de Navios.

 

A PRATICAGEM É UMA ATIVIDADE ESSENCIAL

VERDADE! ✅ O Serviço de Praticagem é legalmente considerado atividade essencial e de interesse público, uma vez que garante a segurança não só da navegação, mas também da sociedade como um todo ao prevenir acidentes que podem provocar severa poluição ambiental, mortes, danos ao patrimônio público e privado e o fechamento de portos importantes para a economia do país. Sendo assim, os Práticos não podem fazer greve e devem manter o serviço disponível de maneira permanente e ininterrupta em todas as Zonas de Praticagem. 

 

A PRATICAGEM É UMA MÁFIA

MITO! ❌ O modelo de praticagem brasileiro é muito bem regulamentado, consolidado e fiscalizado, e está em linha com os melhores padrões adotados no mundo. Por anos, essa mentira contribuiu para a construção de uma imagem não apenas danosa aos Práticos, mas também benéfica a grandes grupos econômicos que tentam exercer o controle verticalizado de toda a cadeia do transporte marítimo. A tese de que a Praticagem é máfia não é, como se pensa, apenas ingenuidade ou fruto de desconhecimento. Explicamos a origem desse mito em detalhes aqui.

O CARGO DE PRÁTICO É HEREDITÁRIO

MITO! ❌ O Prático não possui um cargo, e sim uma habilitação personalíssima, que não pode ser transmitida a terceiros. A única maneira de ingressar na carreira é percorrendo as etapas do Processo Seletivo à Categoria de Praticantes de Prático (PSCPP), conduzido regularmente pela Diretoria de Portos e Costas da Marinha. Nesta palestra, dois ex-alunos do Curso H narram a sua trajetória até a aprovação.

 

A PRATICAGEM É UM SERVIÇO PRIVADO

VERDADE! ✅ Embora estejam sujeitos às demandas e diretrizes da Marinha e prestem um serviço que é de interesse público, os Práticos não são militares, funcionários públicos ou empregados. Eles são profissionais autônomos da iniciativa privada que, na grande maioria dos casos, prestam seus serviços organizados em empresas de Praticagem.

 

A PRATICAGEM RECEBE INVESTIMENTO PÚBLICO

MITO! ❌ No Brasil, a atividade de praticagem é apenas regulamentada pela Marinha e não recebe nenhum tipo de investimento público. Toda a estrutura necessária para a operação do serviço se desenvolve única e exclusivamente a partir das receitas provenientes dos serviços prestados e negociados diretamente entre as sociedades de praticagem e os armadores ou seus representantes.

 

SOMENTE PESSOAS DA ÁREA MARÍTIMA PODEM INGRESSAR NA PRATICAGEM

MITO! ❌ Outro boato comum é que o candidato precisa ter formação marítima ou algum tipo de experiência com navios para concorrer a uma vaga. Na realidade, o principal pré-requisito para participar do processo seletivo é ter ensino superior completo em QUALQUER área. Diversos Práticos que se prepararam com o Curso H vieram de áreas completamente alheias ao mar, como o Prático e jornalista Roberto Ermel, cuja história inspiradora você pode conhecer aqui.

 

PRATICAGEM É PARA TODOS

VERDADE! ✅ O acesso à Praticagem se dá por meio de um processo seletivo que muito se assemelha a um concurso público tradicional. Qualquer candidato que cumpra com os requisitos básicos para participar da seleção, que trace um bom planejamento de estudos e se dedique com afinco durante a sua jornada de preparação pode se tornar um Prático de Navios.

 

O PRÁTICO PASSA LONGOS PERÍODOS NO MAR 

MITO! ❌ A maioria das manobras de praticagem ocorrem dentro das regiões portuárias, que normalmente estão dentro ou cerca de grandes centros urbanos. Os Práticos têm a sua base em terra firme, muitas vezes próximo de suas residências, e se deslocam em lanchas rápidas que os transportam até os navios. Concluída a manobra, o Prático desembarca do navio e retorna para terra onde irá aguardar ser acionado novamente.

 

E você, já caiu em algum desses boatos? Para evitar consumir conteúdos enganosos, informe-se sempre por meio de sites e fontes confiáveis. Uma boa dica é acompanhar o Blog do Curso H, onde você irá encontrar bons artigos sobre todos os assuntos de interesse de quem está pensando em ingressar na profissão.

 

 

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Depoimento Recente

Leando Caliento
Prático da ZP-21

O Curso Regular foi fundamental para minha aprovação. O fato do Hércules ter passado em 1º lugar no concurso, e de conhecer a dinâmica do processo como um todo, o ajuda a ensinar os alunos onde focar os estudos e onde não perder tempo. Particularmente, isso me ajudou muito, uma vez que eu não tinha experiência no meio marítimo.

Roberto Ermel
Prático da ZP-01

Cada centavo que gastei no Curso Regular foi muito bem investido com vocês. Obrigado por tudo! Agora vamos nós encontrar nos cursos de atualização para Práticos. ZP 1, aí vou eu!

  • Curso H
  • 11 de abril de 2023

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      Hercules Lima

      Resumo das experiências profissionais:
      – Prático dos portos do Estado do Espírito Santo (desde 2009).
      – Aprovado em primeiro lugar na prova escrita do processo seletivo de 2008.
      – Piloto de caça do Primeiro Esquadrão de Aviões de Interceptação e Ataque (2002 a 2008).
      – Gerente de Manutenção e Logística das aeronaves de caça da Marinha, no Comando da Força Aeronaval (2008).
      – Professor da cadeira de Aerodinâmica do curso de formação de Aviadores Navais (2005-2006).
      – Aviador Naval, tendo-se formado após quatro anos de cursos nas Marinhas Norte-Americana e Argentina (1999 a 2002).
      – Como Oficial do Corpo da Armada da Marinha do Brasil, realizou viagem de circunavegação no NE Brasil (1997) e embarcou em navios da Marinha, desempenhando várias funções a bordo e desenvolvendo sua qualificação profissional em navegação e náutica.
      – Formado pelo Colégio Naval (1990) e bacharel em Ciências Navais pela Escola Naval, com especialização em sistemas de armas (1996).

      Ao longo de 18 anos de carreira na Armada da Marinha do Brasil, realizou diversos cursos, dentre os quais se destacam os seguintes:
      – Curso de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA, 2006);
      – Curso de Estado Maior para Oficiais Intermediários (Escola de Guerra Naval, 2005);
      – Curso de Preparação para Recebimento de Aeronaves (Instituto de Aeronáutica e Espaço, Centro Tecnológico da Aeronáutica, 2004), primeiro colocado;
      – Qualificação de Pouso a Bordo de Porta-Aviões (USS John F. Kennedy, 2002);
      – Advanced Strike Flight (Meridian NAS, US Navy, 2001-2002);
      – Oral Proficiency Skills for Aviation (Defense Language Institute, Department of Defense, EUA, 2001);
      – Curso Avançado de Caça e Ataque (Primera Escuadrilla Aeronaval de Ataque, Armada Argentina, 2000);
      – Curso de Formação de Aviadores Navais (Escuela de Aviación Naval, Armada Argentina, 1999), primeiro colocado;
      – Curso de Guerra Eletrônica para Oficiais (CAAML, 1998);
      – Curso de Especialização de Armamento para Oficiais (CIAW, 1997).

      Fundou o Curso H em outubro de 2010, e desde então se dedica a prover aos seus alunos a mais completa preparação para todas as etapas do processo seletivo para Praticantes de Prático.

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