Prático de Navios transitando da lancha para o navio por meio de uma escada

A Praticagem é para todos

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Vindos das mais diversas áreas, com formações distintas, os Práticos de Navios têm em comum, a paixão pelo mar e a relação de respeito com o meio ambiente. A diversidade cultural e de experiências enriquece o universo da Praticagem, tornando a carreira cada dia mais plural e aberta. As histórias de vida dos profissionais que hoje atuam na Praticagem refletem, invariavelmente, a atração pelo mar e a disposição de absorver novos conhecimentos.

Estudo de caso: Prático Fabio Gjorup 

No caso do Prático Fabio Gjorup, 30 anos, esse interesse ficou claro ainda na infância, quando velejar com a família era para o menino “o programa mais divertido do mundo”. Frequentador do Iate Clube do Rio de Janeiro, Fabio cresceu sabendo que havia por perto profissionais que conduziam as grandes embarcações nas manobras de atracação. Mas a janela para a profissão, no entanto, acabou surgindo a partir de um contato bem menos provável.

“Um amigo que conheci na academia passou no processo seletivo. Eu não sabia muito bem como funcionava e tinha essa lenda de que a profissão passava de pai para filho. Decidi começar a estudar e me preparar para tentar ingressar na carreira”, conta Fabio.

Na época, ele ainda cursava Administração na PUC-Rio. O caminho escolhido foi o Curso Regular do Curso H. Fábio foi aluno da primeira turma, em 2011. Além disso, ele montou um grupo de estudo com cinco amigos de diferentes áreas, como Comércio Exterior, Direito e Veterinária. A “aventura” dos amigos de formações nada parecidas deu resultado: atualmente, todos são colegas de profissão na Praticagem.

Prático de Navio Fabio Gjorup na Zona de Praticagem -14, em Vitória (ES)
Fabio Gjorup, Prático da ZP 14 – Vitória, Tubarão, Praia Mole, Barra do Riacho e Ubú (ES)

Fabio foi aprovado pela primeira vez no processo seletivo de 2011, aos 24 anos, e foi lotado na Zona de Praticagem de Rio Grande (RS). Em 2012/13, o carioca se inscreveu e foi aprovado novamente, conseguindo uma vaga em Vitória, mais perto do Rio de Janeiro e da família. “Hoje, com o maior acesso à informação, o perfil dos Práticos está mudando. Cada vez mais pessoas de outras áreas estão seguindo a carreira. A maior dificuldade é ter a disciplina de estudar de 8 a 10 horas por dia”, avalia ele.

Inspiração de amigo para amigo

O sucesso de Fabio inspirou o amigo Victor Hector Demaison, também de 30 anos. Amigos dos tempos de Iate Clube, os dois começaram rapidamente a trocar informações sobre a profissão. Vitinho, como é conhecido, assume que nunca foi um grande aluno e não tinha o hábito de se dedicar aos estudos. Estudante de Administração na UniverCidade, no Rio de Janeiro, ele chegou a trabalhar por dois anos no mercado financeiro até se convencer de que queria seguir outra carreira – com rotina composta menos de escritório e mais por atividades ao ar livre, e com tempo para a família e os amigos.

Prático de Navios Victor Hector Demaison em lancha de Prático em Paranaguá (PR)
Victor Hector Demaison, o Vitinho, Prático da ZP 17 – Paranaguá e Antonina (PR)

Vitinho seguiu os conselhos de Fabio e matriculou-se no Curso H. Conciliou os estudos e o trabalho nos quatro primeiros meses, até que decidiu se dedicar integralmente à preparação para o concurso de Prático. Chegou a se mudar para Teresópolis com quatro amigos, entre eles Fabio, que prestava o concurso novamente numa tentativa de ser aprovado para mudar de porto. A tranquilidade da região serrana ajudou o grupo a manter o foco, estudando até 12 horas por dia.

“Larguei o emprego logo após o concurso de 2011. O próximo processo seletivo ainda não estava nem previsto. Eu não tinha nenhuma experiência em concursos, e me assustei com a quantidade de matéria. Precisa de alguém para te guiar nos estudos. As explicações do Hercules me ajudaram a visualizar muita coisa que estava nos livros. No início, eu tinha dificuldade com o inglês, e usava o Google Tradutor para estudar. Foram quatro anos de muita dedicação, mas valeu a pena”, conta Victor, que hoje é Prático em Paranaguá (PR) e, além de Prático, tornou-se referência de disciplina nos estudos para os amigos mais próximos.

A vida na Praticagem (vídeo)

No final de 2019 tivemos o prazer de receber novamente o Prático Victor Demaison no Curso H, dessa vez para uma palestra ao final do nosso Simulado Presencial, que acontece todos os anos no Rio de Janeiro. Além de Vitinho, recebemos também o Prático Rafael (ZP 22), e ambos deram seus depoimentos sobre a experiência de vida deles antes, durante e depois do concurso para Praticante de Prático. Os depoimentos são imperdíveis e podem ser vistos no vídeo abaixo:

Download do E-book Tudo Sobre Praticagem

OUTRO ARTIGOS QUE PODEM TE INTERESSAR:

– História da Praticagem no Brasil

– Como trabalha um Prático de Navios?

– Conheça a NORMAM 12: Etapas e Requisitos do Processo Seletivo

– A data do próximo concurso para Prático

– Praticagem é Máfia? Entenda a origem do mito

22 respostas

    1. Olá, Igor. Tudo bem?
      Não há limite de idade para ser Prático de Navios. No entanto, sempre esclarecemos que uma das etapas do Processo Seletivo envolve avaliações físicas e o exercício da profissão demanda bom estado de saúde dos profissionais.
      Em relação a questões de saúde, orientamos que você leve o último edital do PSCPP ao seu médico para que ele possa orientá-lo nessa questão.

  1. Olá. Me Interessei pelo curso, trabalho na área marítima. Minha dúvida principal é: Só achei no site da marinha um concurso realizado em 2012. Depois desse curso não houve outros concursos de praticagem?
    E outra dúvida, eu vi em um dos editais que a prova de títulos, quem tem tempo embarcado como integrante da marinha, tem mas pontos, isso é em todas as provas?

    1. Olá, Gabriela. Tudo bem? Isso mesmo, o último concurso aconteceu em 2012.

      A prova de títulos é uma das etapas do processo seletivo. Neste vídeo, nossos professores explicam um pouco mais sobre o assunto. Qualquer dúvida, estamos à disposição.
      É só entrar em contato conosco pelo Whatsapp: (21) 3903-0242

  2. Olá tenho interesse e uma área somente par apublico masculino? Ou feminino tb tem acesso quais requisitos necessários e valor do curso

    1. Olá, Flávia. Ficamos felizes pelo seu interesse.
      Mulheres são muito bem-vindas na profissão! Neste artigo, falamos sobre o tema: https://cursoh.com.br/blog/mulheres-na-praticagem/ 😉

      O acesso à profissão PRÁTICO DE NAVIOS se dá por meio de PROVA. Os requisitos para o PROCESSO SELETIVO PÚBLICO, para Prático de Navios são:
      – Ser brasileiro (ambos os sexos) e maior de 18 anos;
      – Possuir Curso Superior reconhecido pelo MEC (alguns cursos tecnólogos são reconhecidos pelo MEC, eles também podem ser aprovados);
      – Não ser militar reformado por incapacidade ou civil aposentado por invalidez;
      – Estar em dia com as obrigações militares (para candidatos do sexo masculino) e eleitorais (para todos os candidatos); 
      – Pertencer ao Grupo de Amadores, no mínimo na categoria de Mestre-Amador. Tirar essa habilitação é relativamente fácil e nós podemos te ajudar.  

      IMPORTANTE: O Curso H oferece apenas cursos preparatórios para o concurso! Entre em contato conosco por whatsapp para mais informações sobre os nossos cursos e valores! 👊⚓
      Whatsapp: (21) 3903-0242

  3. Bom dia, tenho 16 anos e pretendo ser Prático, porém sei que devo fazer uma faculdade antes, qual faculdade vocês recomendam pra quem quer seguir essa área?

    1. Olá, Sergio. Tudo bem? De acordo com o edital do processo seletivo, todos que tiverem Ensino Superior em qualquer área de formação reconhecida pelo MEC podem participar! Portanto, fica ao seu critério! Temos alunos de diversas áreas que se tornaram Práticos (jornalistas, administradores, engenheiros, etc.) 🙂

    1. Olá, David. Tudo bem? Para participar do Processo Seletivo para Praticantes de Prático de Navios, um dos requisitos é ter ensino superior completo em qualquer área de formação, desde que seja um curso reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC).

  4. Como funciona o curso, é EAD ? Quanto tempo leva ? vocês informam(avisam) quando tem edital? A profissão pratico pouco se tem informações para ingressar na área é somente por meio de concurso público? Eu estou cursando o ensino superior, posso ingressar no curso ?

    1. Olá, Micael. Tudo bem?
      Sim, agora temos a modalidade 100% online. A única forma de ingressar na Praticagem é através do Processo Seletivo Público.
      Um dos requisitos para participar do processo é ter ensino superior completo, mas você já pode começar a se preparar desde já, uma vez que o seu está em andamento.

      Para tirar todas as suas dúvidas, nos chame no WhatsApp: (21) 3903-0242.

  5. Olá, bom dia.
    Gostaria de saber mais sobre ser um “Prático”.
    O que é necessário pra ingressar nessa linda profissão.

    Obrigado.
    Steves Bernardo.

    1. Estou muito interessado, trabalho em porto marítimo, e quero muito ser um pratico… O curso é só presencial ou tem. EAD, oe quanto terá concurso novamente?

    1. Olá, Sampson! O concurso de Prático não possui uma idade máxima, só uma idade mínima, de 18 anos. Apesar do concurso não possuir um limite de idade, é importante notar que uma das fases dele é uma prova física que envolve, entre outros desafios, fazer barras e nada por 30 minutos, então candidatos de maior idade ou com limitações físicas podem ser reprovados. Recomendamos a leitura completa da NORMAM 12 para mais informações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

22 respostas

    1. Olá, Igor. Tudo bem?
      Não há limite de idade para ser Prático de Navios. No entanto, sempre esclarecemos que uma das etapas do Processo Seletivo envolve avaliações físicas e o exercício da profissão demanda bom estado de saúde dos profissionais.
      Em relação a questões de saúde, orientamos que você leve o último edital do PSCPP ao seu médico para que ele possa orientá-lo nessa questão.

  1. Olá. Me Interessei pelo curso, trabalho na área marítima. Minha dúvida principal é: Só achei no site da marinha um concurso realizado em 2012. Depois desse curso não houve outros concursos de praticagem?
    E outra dúvida, eu vi em um dos editais que a prova de títulos, quem tem tempo embarcado como integrante da marinha, tem mas pontos, isso é em todas as provas?

    1. Olá, Gabriela. Tudo bem? Isso mesmo, o último concurso aconteceu em 2012.

      A prova de títulos é uma das etapas do processo seletivo. Neste vídeo, nossos professores explicam um pouco mais sobre o assunto. Qualquer dúvida, estamos à disposição.
      É só entrar em contato conosco pelo Whatsapp: (21) 3903-0242

  2. Olá tenho interesse e uma área somente par apublico masculino? Ou feminino tb tem acesso quais requisitos necessários e valor do curso

    1. Olá, Flávia. Ficamos felizes pelo seu interesse.
      Mulheres são muito bem-vindas na profissão! Neste artigo, falamos sobre o tema: https://cursoh.com.br/blog/mulheres-na-praticagem/ 😉

      O acesso à profissão PRÁTICO DE NAVIOS se dá por meio de PROVA. Os requisitos para o PROCESSO SELETIVO PÚBLICO, para Prático de Navios são:
      – Ser brasileiro (ambos os sexos) e maior de 18 anos;
      – Possuir Curso Superior reconhecido pelo MEC (alguns cursos tecnólogos são reconhecidos pelo MEC, eles também podem ser aprovados);
      – Não ser militar reformado por incapacidade ou civil aposentado por invalidez;
      – Estar em dia com as obrigações militares (para candidatos do sexo masculino) e eleitorais (para todos os candidatos); 
      – Pertencer ao Grupo de Amadores, no mínimo na categoria de Mestre-Amador. Tirar essa habilitação é relativamente fácil e nós podemos te ajudar.  

      IMPORTANTE: O Curso H oferece apenas cursos preparatórios para o concurso! Entre em contato conosco por whatsapp para mais informações sobre os nossos cursos e valores! 👊⚓
      Whatsapp: (21) 3903-0242

  3. Bom dia, tenho 16 anos e pretendo ser Prático, porém sei que devo fazer uma faculdade antes, qual faculdade vocês recomendam pra quem quer seguir essa área?

    1. Olá, Sergio. Tudo bem? De acordo com o edital do processo seletivo, todos que tiverem Ensino Superior em qualquer área de formação reconhecida pelo MEC podem participar! Portanto, fica ao seu critério! Temos alunos de diversas áreas que se tornaram Práticos (jornalistas, administradores, engenheiros, etc.) 🙂

    1. Olá, David. Tudo bem? Para participar do Processo Seletivo para Praticantes de Prático de Navios, um dos requisitos é ter ensino superior completo em qualquer área de formação, desde que seja um curso reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC).

  4. Como funciona o curso, é EAD ? Quanto tempo leva ? vocês informam(avisam) quando tem edital? A profissão pratico pouco se tem informações para ingressar na área é somente por meio de concurso público? Eu estou cursando o ensino superior, posso ingressar no curso ?

    1. Olá, Micael. Tudo bem?
      Sim, agora temos a modalidade 100% online. A única forma de ingressar na Praticagem é através do Processo Seletivo Público.
      Um dos requisitos para participar do processo é ter ensino superior completo, mas você já pode começar a se preparar desde já, uma vez que o seu está em andamento.

      Para tirar todas as suas dúvidas, nos chame no WhatsApp: (21) 3903-0242.

  5. Olá, bom dia.
    Gostaria de saber mais sobre ser um “Prático”.
    O que é necessário pra ingressar nessa linda profissão.

    Obrigado.
    Steves Bernardo.

    1. Estou muito interessado, trabalho em porto marítimo, e quero muito ser um pratico… O curso é só presencial ou tem. EAD, oe quanto terá concurso novamente?

    1. Olá, Sampson! O concurso de Prático não possui uma idade máxima, só uma idade mínima, de 18 anos. Apesar do concurso não possuir um limite de idade, é importante notar que uma das fases dele é uma prova física que envolve, entre outros desafios, fazer barras e nada por 30 minutos, então candidatos de maior idade ou com limitações físicas podem ser reprovados. Recomendamos a leitura completa da NORMAM 12 para mais informações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *