• Preparação 360
  • Cursos
    • Preparatórios para Prova Escrita
      • Curso Regular
      • Curso de Exercícios com Abordagem Teórica
      • Curso Básico
      • Banco de Questões
      • Sistema H Quest
      • Programa de Coaching
      • Curso Planejamento Portuário
      • Shiphandling e Passadiço em Simulador
      • Simulados
      • Simulados Comentados
      • Turmas Especiais de Exercícios
      • Preparatório para Praticagem
    • Preparatórios para Prova Prático-Oral
      • Passage Plannig & Briefing
  • O Curso H
    • Sobre o Curso H
    • Programas de Descontos
    • Amigo Indica
    • Nossos Resultados
    • Depoimentos
    • Trabalhe Conosco
    • Contato
  • A Profissão
    • Sobre Práticos e Praticagem
    • Sobre o Processo Seletivo para Praticantes de Prático (PSCPP)
    • Dúvidas Frequentes
    • Dicas Úteis
  • Blog
  • Nossas Lives
  • Fórum
  • Área do Aluno
Menu
  • Preparação 360
  • Cursos
    • Preparatórios para Prova Escrita
      • Curso Regular
      • Curso de Exercícios com Abordagem Teórica
      • Curso Básico
      • Banco de Questões
      • Sistema H Quest
      • Programa de Coaching
      • Curso Planejamento Portuário
      • Shiphandling e Passadiço em Simulador
      • Simulados
      • Simulados Comentados
      • Turmas Especiais de Exercícios
      • Preparatório para Praticagem
    • Preparatórios para Prova Prático-Oral
      • Passage Plannig & Briefing
  • O Curso H
    • Sobre o Curso H
    • Programas de Descontos
    • Amigo Indica
    • Nossos Resultados
    • Depoimentos
    • Trabalhe Conosco
    • Contato
  • A Profissão
    • Sobre Práticos e Praticagem
    • Sobre o Processo Seletivo para Praticantes de Prático (PSCPP)
    • Dúvidas Frequentes
    • Dicas Úteis
  • Blog
  • Nossas Lives
  • Fórum
  • Área do Aluno
pratico-de-navios

O que mudou na Praticagem ao longo dos anos?

Início Blog O que mudou na Praticagem ao longo dos anos?
  • Curso H
  • 28 de julho de 2021
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Um breve contexto histórico

Embora seja considerada excêntrica, a atividade da Praticagem existe há mais de 3.400 anos, época em que as civilizações da Antiguidade estavam começando a explorar o comércio marítimo. A profissão de Prático de Navios surgiu, então, da necessidade de um apoio à navegação nas águas restritas do Mar Mediterrâneo.

Mapa marítimo antigo
Fonte: Globo mídia

No Brasil, estudos indicam que os serviços do Prático de Navios são prestados desde o início do período colonial. No entanto, a atividade só foi regulamentada em 1808 por Dom João VI.

De lá para cá, muita coisa mudou: outras normas regulamentadoras, atribuições, direitos e deveres surgiram, fazendo com que a profissão se consolidasse no país ao longo dos anos.

O que mudou no Processo Seletivo para Praticantes de Prático?

Em entrevista ao nosso blog, o Prático Hercules Lima, idealizador do Curso H, nos contou em detalhes o que mudou no Processo Seletivo para Praticantes de Prático desde a sua primeira tentativa, em 1995, até os dias de hoje.

Segundo ele, o principal obstáculo naquela época era o pouco acesso a materiais e informações sobre a Praticagem. “Era muito difícil conseguir informação, pois ainda não existia a internet. Para conseguir o material de estudos, você tinha que ir a bibliotecas para tirar xerox de livros que não era possível comprar… e não tinha como fazer download de nada.”, afirmou.

Outra mudança relevante é que, há 26 anos, não era necessário ter curso superior para prestar o concurso. Hoje, esse é um dos pré-requisitos para realizar a prova. Contudo, continua sendo dispensável possuir formação na área marítima, ou seja, pessoas de quaisquer formações e experiências podem participar.

A prova escrita, que constitui a primeira etapa do processo seletivo, também evoluiu. No concurso de 1995, a prova continha 50 questões e o candidato dispunha de apenas uma hora para resolvê-la. Nas seleções mais recentes, a média da quantidade de questões subiu para até 70, e o tempo para a realização da prova passou a ser de 4 horas.

Hercules também mencionou o fato de que, antigamente, não era possível concorrer a todas as Zonas de Praticagem simultaneamente. “O concurso era prestado para apenas uma ZP específica. Não como é hoje, que você pode optar por todas as ZPs e a prova é feita de maneira unificada no Rio de Janeiro. Naquela época, se você quisesse ser Prático em Manaus, era preciso pegar o avião, ir até Manaus e fazer a prova lá. Caso quisesse ser Prático no Rio de Janeiro, era necessário vir até o Rio e fazer a prova aqui.”, comentou ele. “O que não mudou ao longo dos anos foi a seriedade com que a Marinha sempre conduziu as seleções. Até onde consigo rastrear, umas 3 ou 4 décadas para trás, passa quem estuda e se prepara melhor.”, concluiu.

Os avanços tecnológicos no Serviço de Praticagem

O Prático de Navios trabalha diretamente com o Comandante da embarcação, orientando-o e assessorando-o quanto às condições de manobra, os rumos a serem seguidos, as velocidades apropriadas e as ordens de leme e de máquinas. Gerencia o uso de rebocadores e de outros recursos externos ao navio e faz todas as comunicações necessárias para uma operação segura. Para isso, é necessário que o profissional tenha experiência com navegação e profundo conhecimento da região em que atua, sabendo todos os detalhes e peculiaridades locais, tais como geografia, clima, ventos predominantes, correntes de maré e profundidades.

Todas essas demandas inerentes à profissão permaneceram inalteradas com o tempo. Inabalada também se mostrou a importância da Praticagem para a atividade econômica do país, na medida em que continua a viabilizar o tráfego de embarcações e o comércio marítimo nacional e internacional. A Praticagem ainda manteve o seu papel na proteção do patrimônio envolvido em cada manobra e na preservação da vida humana e do ambiente marítimo.

Entretanto, foram observados avanços tecnológicos em diversas frentes. Para chegar até o navio, antigamente o Prático utilizava uma embarcação a remo, de construção rudimentar. Hoje, utiliza-se uma lancha especialmente construída e equipada para possibilitar o transbordo seguro para o navio. A Lancha de Prático, como é chamada, deve cumprir com requisitos rigorosos relacionados a dispositivos de embarque e desembarque, salvatagem, equipamentos de comunicação e navegação, estabilidade, velocidade e potência.

A tecnologia é uma grande aliada para a realização dos serviços de Praticagem e está presente não só nas lanchas, mas também nos equipamentos eletrônicos extremamente precisos que os Práticos utilizam quando conduzem as manobras e nos equipamentos de comunicação via rádio. Antes, as ordens para os rebocadores que auxiliam nas manobras eram transmitidas por meio de sinais de apito.

Equipamentos utilizados pela Praticagem

A evolução das ferramentas de comunicação e monitoramento também possibilitaram o surgimento das Atalaias — como são chamadas as modernas estações de controle da Praticagem — que estão em contato constante com os navios e demais participantes da cena portuária. Antigamente, os Práticos permaneciam de plantão em locais amarados de onde podiam avistar, com binóculos, os sinais de bandeiras arvorados pelos navios. A requisição do serviço era efetuada por meio do içamento da bandeira GOLF, do Código Internacional de Sinais, que significa “Solicito Prático”.

Como os Práticos de Navios trabalham e se associam atualmente?

No Brasil, os Práticos podem optar por trabalharem reunidos em associações ou empresas, ou de forma autônoma. Importante mencionar que eles não são funcionários públicos e tampouco são militares, ainda que operem sob regulamentação de responsabilidade da Marinha do Brasil. Os Práticos, portanto, trabalham sem vínculo empregatício com os seus tomadores de serviço, que são os armadores ou operadores dos navios.

Este modelo de praticagem que garante a independência funcional do Prático em relação aos tomadores do serviço traz benefícios diretos e imediatos para a segurança da navegação. Não à toa é muito similar ao modelo adotado pela grande maioria das nações desenvolvidas, por exemplo, Estados Unidos, Holanda e França.

  • praticagem, prático de navios, práticos
PrevConheça a NORMAM 311
Entrevista com Prático – Roberto ErmelNext

6 respostas

  1. hedison trindade nascimento disse:
    13 de setembro de 2021 às 2:46 pm

    Bom dia!! Só uma dúvida que eu fiquei ainda! Eu preciso fazer um curso especifico antes para poder prestar o processo seletivo??

    Responder
    1. Curso H disse:
      13 de setembro de 2021 às 3:27 pm

      Oi, Hedison. Tudo bem?
      O candidato precisa ter ensino superior em qualquer área do conhecimento.
      Fora isso, não é exigido nenhum outro curso preparatório para prestar o Processo Seletivo para Praticantes de Prático.
      No entanto, acreditamos que este seja o melhor caminho para a aprovação, visto que se trata de uma prova bem específica.

      Responder
  2. HUxlan Mamede Lessa Nunes disse:
    28 de julho de 2021 às 9:18 pm

    Seria muito bom fazer parte desta conceituada , história dos navegantes

    Responder
    1. Curso H disse:
      29 de julho de 2021 às 9:51 am

      Olá, HUxlan. Tudo bem? Ainda dá tempo de ingressar nessa jornada!
      Conheça o nosso novo programa de estudos e prepare-se para quando o edital abrir: https://preparacao360.cursoh.com.br/2021-2/
      Qualquer dúvida, estamos à disposição.

      Responder
  3. PEDRO DA SILVA PEIXOTO SEGUNDO disse:
    28 de julho de 2021 às 6:44 pm

    Qual o valor do curso? O curso é de 360h, significa que é equiparado à uma pós graduação? Com esse curso de 360h ainda assim tenho que prestar concurso?

    Responder
    1. Curso H disse:
      29 de julho de 2021 às 11:25 am

      Olá, Pedro. Tudo bem?
      Nós somos um curso preparatório para a melhor profissão do Brasil.
      A preparação 360 tem esse nome porque te fornece o conteúdo completo exigido no edital, incluindo teoria, prática e avaliação através de simulados.
      Para ser aprovado na profissão, você precisa participar de um processo seletivo público regulamentado pela Marinha do Brasil.
      Você pode encontrar mais detalhes no link a seguir: https://cursoh.com.br/sobre-o-processo-seletivo-para-pratico/

      Responder

Deixe um comentário para Curso H Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Depoimento Recente

Roberto Ermel
Prático da ZP-01

Cada centavo que gastei no Curso Regular foi muito bem investido com vocês. Obrigado por tudo! Agora vamos nós encontrar nos cursos de atualização para Práticos. ZP 1, aí vou eu!

Leando Caliento
Prático da ZP-21

O Curso Regular foi fundamental para minha aprovação. O fato do Hércules ter passado em 1º lugar no concurso, e de conhecer a dinâmica do processo como um todo, o ajuda a ensinar os alunos onde focar os estudos e onde não perder tempo. Particularmente, isso me ajudou muito, uma vez que eu não tinha experiência no meio marítimo.

Roberto Ermel
Prático da ZP-01

Cada centavo que gastei no Curso Regular foi muito bem investido com vocês. Obrigado por tudo! Agora vamos nós encontrar nos cursos de atualização para Práticos. ZP 1, aí vou eu!

Leando Caliento
Prático da ZP-21

O Curso Regular foi fundamental para minha aprovação. O fato do Hércules ter passado em 1º lugar no concurso, e de conhecer a dinâmica do processo como um todo, o ajuda a ensinar os alunos onde focar os estudos e onde não perder tempo. Particularmente, isso me ajudou muito, uma vez que eu não tinha experiência no meio marítimo.

Roberto Ermel
Prático da ZP-01

Cada centavo que gastei no Curso Regular foi muito bem investido com vocês. Obrigado por tudo! Agora vamos nós encontrar nos cursos de atualização para Práticos. ZP 1, aí vou eu!

  • Curso H
  • 28 de julho de 2021

6 respostas

  1. hedison trindade nascimento disse:
    13 de setembro de 2021 às 2:46 pm

    Bom dia!! Só uma dúvida que eu fiquei ainda! Eu preciso fazer um curso especifico antes para poder prestar o processo seletivo??

    Responder
    1. Curso H disse:
      13 de setembro de 2021 às 3:27 pm

      Oi, Hedison. Tudo bem?
      O candidato precisa ter ensino superior em qualquer área do conhecimento.
      Fora isso, não é exigido nenhum outro curso preparatório para prestar o Processo Seletivo para Praticantes de Prático.
      No entanto, acreditamos que este seja o melhor caminho para a aprovação, visto que se trata de uma prova bem específica.

      Responder
  2. HUxlan Mamede Lessa Nunes disse:
    28 de julho de 2021 às 9:18 pm

    Seria muito bom fazer parte desta conceituada , história dos navegantes

    Responder
    1. Curso H disse:
      29 de julho de 2021 às 9:51 am

      Olá, HUxlan. Tudo bem? Ainda dá tempo de ingressar nessa jornada!
      Conheça o nosso novo programa de estudos e prepare-se para quando o edital abrir: https://preparacao360.cursoh.com.br/2021-2/
      Qualquer dúvida, estamos à disposição.

      Responder
  3. PEDRO DA SILVA PEIXOTO SEGUNDO disse:
    28 de julho de 2021 às 6:44 pm

    Qual o valor do curso? O curso é de 360h, significa que é equiparado à uma pós graduação? Com esse curso de 360h ainda assim tenho que prestar concurso?

    Responder
    1. Curso H disse:
      29 de julho de 2021 às 11:25 am

      Olá, Pedro. Tudo bem?
      Nós somos um curso preparatório para a melhor profissão do Brasil.
      A preparação 360 tem esse nome porque te fornece o conteúdo completo exigido no edital, incluindo teoria, prática e avaliação através de simulados.
      Para ser aprovado na profissão, você precisa participar de um processo seletivo público regulamentado pela Marinha do Brasil.
      Você pode encontrar mais detalhes no link a seguir: https://cursoh.com.br/sobre-o-processo-seletivo-para-pratico/

      Responder

Deixe um comentário para Curso H Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

logo-cursoh-white.png
Receba informações e atualizações sobre a Praticagem e sobre os nossos cursos.
 
Fale Conosco
Política de Privacidade
Facebook-f Youtube Linkedin-in Instagram Tiktok Spotify

Av. Olegário Maciel 531, Sala 346

Barra da Tijuca, Rio de Janeiro – RJ
CEP: 22621-200

WhatsApp: 21 988433017
Telefone: 21 3903-0242

Mantenha-se Informado!

Receba informações e atualizações sobre a Praticagem e sobre os nossos cursos.

    © 2010 – 2023 Curso H – Todos os direitos reservados.

    Mantenha-se Informado!

    Receba informações e atualizações sobre a Praticagem e sobre os nossos cursos.

      • Facebook
      • YouTube
      • Linkedin
      • Instagram
      logo-cursoh-white.png

      © 2010 – 2023 Curso H – Todos os direitos reservados.

      🍪 Esse site usa cookies
      Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.
      Configuração de CookiesACEITAR
      Manage consent

      Privacy Overview

      This website uses cookies to improve your experience while you navigate through the website. Out of these, the cookies that are categorized as necessary are stored on your browser as they are essential for the working of basic functionalities of the ...
      Necessary
      Sempre ativado
      Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. This category only includes cookies that ensures basic functionalities and security features of the website. These cookies do not store any personal information.
      Non-necessary
      Any cookies that may not be particularly necessary for the website to function and is used specifically to collect user personal data via analytics, ads, other embedded contents are termed as non-necessary cookies. It is mandatory to procure user consent prior to running these cookies on your website.
      SALVAR E ACEITAR
      Hercules Lima

      Resumo das experiências profissionais:
      – Prático dos portos do Estado do Espírito Santo (desde 2009).
      – Aprovado em primeiro lugar na prova escrita do processo seletivo de 2008.
      – Piloto de caça do Primeiro Esquadrão de Aviões de Interceptação e Ataque (2002 a 2008).
      – Gerente de Manutenção e Logística das aeronaves de caça da Marinha, no Comando da Força Aeronaval (2008).
      – Professor da cadeira de Aerodinâmica do curso de formação de Aviadores Navais (2005-2006).
      – Aviador Naval, tendo-se formado após quatro anos de cursos nas Marinhas Norte-Americana e Argentina (1999 a 2002).
      – Como Oficial do Corpo da Armada da Marinha do Brasil, realizou viagem de circunavegação no NE Brasil (1997) e embarcou em navios da Marinha, desempenhando várias funções a bordo e desenvolvendo sua qualificação profissional em navegação e náutica.
      – Formado pelo Colégio Naval (1990) e bacharel em Ciências Navais pela Escola Naval, com especialização em sistemas de armas (1996).

      Ao longo de 18 anos de carreira na Armada da Marinha do Brasil, realizou diversos cursos, dentre os quais se destacam os seguintes:
      – Curso de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA, 2006);
      – Curso de Estado Maior para Oficiais Intermediários (Escola de Guerra Naval, 2005);
      – Curso de Preparação para Recebimento de Aeronaves (Instituto de Aeronáutica e Espaço, Centro Tecnológico da Aeronáutica, 2004), primeiro colocado;
      – Qualificação de Pouso a Bordo de Porta-Aviões (USS John F. Kennedy, 2002);
      – Advanced Strike Flight (Meridian NAS, US Navy, 2001-2002);
      – Oral Proficiency Skills for Aviation (Defense Language Institute, Department of Defense, EUA, 2001);
      – Curso Avançado de Caça e Ataque (Primera Escuadrilla Aeronaval de Ataque, Armada Argentina, 2000);
      – Curso de Formação de Aviadores Navais (Escuela de Aviación Naval, Armada Argentina, 1999), primeiro colocado;
      – Curso de Guerra Eletrônica para Oficiais (CAAML, 1998);
      – Curso de Especialização de Armamento para Oficiais (CIAW, 1997).

      Fundou o Curso H em outubro de 2010, e desde então se dedica a prover aos seus alunos a mais completa preparação para todas as etapas do processo seletivo para Praticantes de Prático.

      Pressione a tecla ESC para fechar a pesquisa